Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Muco Cervical e o que indica

O muco cervical é uma secreção líquida produzida pelo colo do útero que impede que as bactérias da região íntima da mulher consigam entrar no útero, mantendo-o saudável. Esta secreção pode ser expelido através da vagina, aparecendo na roupa íntima como uma secreção transparente, branca ou levemente amarelada, sem odor, sendo uma reação natural do corpo. 

Além disso, o muco cervical também tem o objetivo de ajudar o espermatozóide a alcançar o útero durante o período fértil da mulher, por isso fica mais espesso e elástico à medida que a ovulação de aproxima, como mostrado na foto, pois este é o período fértil da mulher, havendo mudanças hormonais e no útero para facilitar a gravidez. 

Características do muco cervical
Características do muco cervical

Método do muco cervical

Como o espessamento do muco cervical indica que a mulher está ovulando, a análise das características deste muco é bastante utilizada para indicar que a mulher está no período fértil. Esta análise é chamada de método do muco cervical, ou método de Billings, e é considerado um anticoncepcional natural, já que a mulher pode evitar ter relações sexuais neste período para evitar engravidar.

Assim, no método do muco cervical, a mulher deve observar diariamente a presença ou ausência de muco, assim como as suas características. Normalmente,o período de ovulação acontece cerca de 4 dias depois do muco cervical grosso, pegajoso e de coloração esbranquiçada passar a ser um líquido transparente e elástico.

Apesar das vantagens de ser um método barato, fácil de fazer e que não faz mal à saúde, ele tem muitas desvantagens e não garante que a mulher não irá engravidar, porque a evolução das características do muco pode sofrer pequenas variações ao longo do ciclo, tornando difícil a sua exata avaliação. Confira outras opções de métodos contraceptivos que podem ser mais seguros e eficazes.

Muco cervical na gravidez

O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele passa a criar uma rolha que impede que bactérias se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação. Confira outras alterações que ocorrem no corpo da mulher grávida, para se adaptar à chegada do bebê

Algumas mulheres com dificuldade em engravidar podem possuir um muco cervical muito grosso durante todo o ciclo, que impede o movimento dos espermatozóides e, por isso, devem procurar um ginecologista para iniciar o tratamento adequado. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...