Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda como funciona o Método de Ovulação Billings

O método de Billings é uma técnica natural que tem como objetivo identificar os períodos férteis e os inférteis da mulher a partir da observação do muco cervical que pode ser identificado logo na entrada na vagina, sendo possível assim planejar ou evitar uma gestação.

O muco indica as alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher, sinalizando a menstruação e indicando os dias férteis e inférteis da mulher, sendo sua observação útil tanto para quem deseja quanto para quem não deseja engravidar. Saiba mais sobre o muco cervical e o que indica.

O método de Billings também pode ser chamado de Padrão Básico de Infertilidade, já que sinaliza os dias em que pode-se ter relações sexuais sem risco de engravidar, mesmo sem usar nenhum método contraceptivo, como pílula anticoncepcional ou camisinha. O uso da camisinha, porém, é imprescindível, pois não só previne a gravidez como também evita doenças sexualmente transmissíveis.

Como usar o método de ovulação Billings para evitar a gravidez

Para usar este método deve-se anotar diariamente como está seu muco cervical observando a secreção presente na entrada da vagina. Você deve observar como está a sua secreção vaginal sempre que usar o papel higiênico após urinar ou defecar e no final do dia anotar os seguintes parâmetros numa folha de papel ou no celular:

Entenda como funciona o Método de Ovulação Billings

É necessário anotar como está a sua secreção vaginal todos os dias, antes de se deitar, anotando também os dias que tem relações sexuais.

Para usar este método para evitar a gravidez é recomendado:

  • Ter relações sexuais em dias alternados durante os dias em que a mulher sente que sua vulva está seca, o que geralmente acontece nos dias finais da menstruação e nos primeiros dias após a menstruação;
  • Ter relações durante a menstruação porque neste período, normalmente, não há risco de engravidar;
  • Não ter relações quando se sentir muito molhada e até 4 dias após o início da sensação molhada.

Não é recomendado ter contato íntimo sem camisinha quando sentir que a vulva estiver naturalmente molhada ou escorregadia ao longo do dia porque estes sinais indicam o período fértil e há grandes chances de gravidez. Assim, durante este período é recomendada a abstinência sexual ou usar camisinha para evitar a gravidez.

Para evitar que a mulher se confunda, sempre que utilizar o método de ovulação Billings não deverá tomar medicamentos hormonais, aplicar espermicidas, introduzir objetos ou fazer exames internos na vagina porque estes podem provocar alterações no muco cervical, dificultando a interpretação da mulher. No entanto, mulheres mais experientes, que utilizam este método por meses seguidos poderão ter mais facilidade em identificar alterações em seu muco cervical que podem ser causados por situações externas como estas ou até mesmo doenças.

Como ocorre o ciclo menstrual

O ciclo menstrual começa com o primeiro dia da menstruação. Logo após a menstruação a cérvix, que é uma região entre a vagina e o útero, é fechada por um tampão mucoso espesso que serve para proteger o útero de infecções e impedir a entrada de espermatozoides no útero enquanto os óvulos não estiverem maduros e prontos para serem fecundados.

Este muco espesso permanece na cérvix por alguns dias e durante este período a mulher sente-se seca ou apresenta uma ligeira secreção, que permanece exatamente igual durante alguns dias. O número de dias em que esta secura vaginal está presente irá determinar o tamanho do seu ciclo menstrual, por isso algumas mulheres tem ciclos maiores, outras menores. Enquanto este muco estiver presente a mulher deve se sentir seca. Entenda como funciona o ciclo menstrual.

No período fértil, a mulher sente-se mais molhada na região da vulva, que é a parte externa da vagina, além disso, o muco se torna mais fino e claro, o que representa o ápice da fertilidade e se neste dia, ou se nos próximos 3 dias, o óvulo for fecundado a mulher ficará grávida, mas se isso não acontecer, haverá uma outra descarga hormonal e em poucos dias, cerca de duas semanas depois, a mulher ficará menstruada e um novo ciclo será iniciado. Saiba também como fazer o teste da ovulação.

Entenda como funciona o Método de Ovulação Billings

O método de ovulação Billings é seguro?

O método de ovulação de Billing é seguro, tem bases científicas e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, e, quando realizado corretamente, protege contra a gravidez indesejada em até 99%.

No entanto, adolescentes e mulheres que não estejam atentas ao seu ciclo menstrual diariamente devem optar por outro método contraceptivo, como camisinha, DIU ou pílula anticoncepcional, por exemplo para evitar a gravidez indesejada, já que para que o método Billings seja seguro, deve-se estar atenta ao muco presente na vulva todos os dias, anotando suas alterações diariamente, o que pode ser difícil para algumas mulheres devido ao trabalho, estudo ou outras ocupações. Veja como escolher o melhor método anticoncepcional.

Vantagens de usar este método

As vantagens de usar somente este método para engravidar ou não engravidar são:

  • É um método simples e fácil de ser aplicado;
  • Não precisar usar medicamentos hormonais que possuem efeitos colaterais desagradáveis como dor de cabeça, inchaço e varizes;
  • Maior controle sobre as alterações de seu corpo por estar atenta diariamente ao que acontece em sua região íntima;
  • Segurança em ter relações nos dias certos para não correr o risco de engravidar.

Além disso, conhecer o Padrão Básico de Infertilidade permite saber os dias em que a mulher pode ter relações sem ter o risco de engravidar, sem precisar usar nenhum método contraceptivo, observando apenas os sinais do corpo diariamente.

Saiba como usar este método para engravidar mais rápido.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...