Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tudo o que precisa saber sobre a Morte Súbita

A morte súbita é aquela onde o óbito acontece de forma abrupta em pessoas saudáveis ou doentes, nas primeiras 24 horas desde o início dos sintomas, como tontura, por exemplo, sendo caraterizada pela súbita parada do coração acompanhada de colapso da circulação sanguínea, devido a alterações importantes no coração, cérebro ou veias.

Geralmente a morte súbita acontece devido a problemas cardíacos não identificados anteriormente, e a maior parte dos casos é devido a arritmia ventricular maligna que pode estar presente em determinadas doenças ou síndromes raras.  

Tudo o que precisa saber sobre a Morte Súbita

Principais causas da morte súbita

As causas da morte súbita podem estar relacionadas com alterações no coração, cérebro, pulmão ou nas veias, como pode acontecer em caso de:

  • Arritmia maligna;
  • Infarto fulminante;
  • Fibrilação ventricular;
  • Embolia pulmonar;
  • Aneurisma cerebral;
  • AVC embólico ou hemorrágico;
  • Epilepsia;
  • Consumo de drogas ilícitas;
  • Durante atividade física intensa. 

A morte súbita em atletas é frequentemente causada por alterações cardíacas pré-existentes mas ainda não diagnosticadas até o momento da competição. Esta é uma condição rara, que mesmo nas equipes de alta competição e com a realização de exames rotineiros não são identificados. 

Saiba 12 sintomas que podem indicar problemas no coração 

Como a causa da morte nem sempre pode ser estabelecida, os corpos devem ser sempre submetidos à autópsia a fim de identificar o que pode ter desencadeado esse tipo de morte.

Morte súbita pode ser evitada?

A melhor forma de evitar a morte súbita é identificar as alterações que podem causar este evento de forma precoce. Para isso devem ser realizados exames regularmente, sempre que a pessoa apresentar algum sintoma.

Jovens atletas devem ser submetidos a teste de esforço, eletrocardiograma e ecocardiograma, antes de iniciar a competição, mas isso não é garantia de que o atleta não tenha uma síndrome de difícil diagnóstico, e que a morte súbita não possa acontecer a qualquer momento, mas felizmente esse é um evento raro.

Existem maiores chances de sofrer de morte súbita os familiares de pessoas falecidas devido a morte súbita, e casos de aterosclerose e hipertensão. 

Síndrome da morte súbita no bebê 

A morte súbita pode afetar bebês com até 1 ano de idade e acontece de forma brusca e inesperada, geralmente durante o sono. Suas causas nem sempre são estabelecidas mesmo ao realizar autópsia do corpo, mas alguns fatores que podem levar a esta perda inesperada são o fato do bebê dormir de barriga para baixo, na mesma cama dos pais, quando os pais fumam ou são muito jovens. Saiba tudo o que pode fazer para evitar a morte súbita do bebê

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem