Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Metformina - Remédio para Diabetes tipo 2

A Metformina é um medicamento usado no tratamento do diabetes, para normalizar os níveis elevados de açúcar no sangue e reduzir as complicações da diabetes e, pode ser usado isoladamente ou juntamente com insulina.

O medicamento pode ser vendido comercialmente com os nomes de Glifage, Risidon, Diaformin ou Glucormim e é produzido pelos laboratórios Medley, Torrent, Merck, EMS, Novartis e Bristol. Este antidiabético oral só pode ser comprado em farmácias sob a forma de comprimidos após recomendação médica.

Metformina - Remédio para Diabetes tipo 2

Preço

O preço da Metformina varia com a marca e quantidade de comprimidos da caixa, podendo custar entre 5 e 115 reais.

Indicações

Este medicamento é um antidiabético de uso oral, utilizado para o tratamento do diabetes tipo 2, isoladamente ou em combinação com outros antidiabéticos orais. Também pode ser utilizado no controlo da diabetes tipo 1, em simultâneo, com a toma de insulina.

Além disso, em algumas situações é indicado na Síndrome dos Ovários Policísticos.

Modo de uso

O modo de uso da Metformina deve ser orientado pelo médico, que poderá indicar a toma de comprimidos de 500 mg, 800 mg ou 1 g, divididos em 2 ou 3 doses diárias, tomados juntamente com as refeições, como com o café da manhã, almoço ou jantar.

O tratamento inicia com doses pequenas e que são gradualmente aumentadas, sendo a dose diária máxima é de 3000 mg.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da Metformina geralmente só ocorrem nas primeiras 2 semanas do inicio do tratamento e incluem náuseas, vômitos, diarreia, perda de apetite, diarreia e dor abdominal.

A longo prazo os efeitos deste medicamento são a redução da glicemia no sangue, redução do colesterol total, parcial e triglicerídeos, mas também pode haver uma diminuição da absorção da vitamina B12 e folato.

Contraindicações

A Metformina está contraindicada durante a gravidez , em pacientes alcoólatras e crianças com menos de 10 anos.

Entenda por que a Metformina emagrece.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...