Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Porque a diabetes pode causar disfunção erétil e como tratar

A diabetes pode ser uma importante causa de disfunção erétil, especialmente quando o seu tratamento não é feito corretamente e os valores de açúcar no sangue ficam muito descontrolados.

Isso acontece porque, o excesso de açúcar provoca uma série de alterações nos vasos sanguíneos e nos nervos da região do pênis, que faz com que os dois fatores mais importantes para a ereção não estejam presentes: o estímulo sensitivo e a circulação de sangue. Dessa forma, o homem não consegue ter uma ereção e desenvolve uma disfunção erétil.

Assim, para evitar ficar com disfunção erétil, e muitas outras complicações graves, é importante que o homem faça o tratamento adequado da diabetes, para que os níveis de açúcar no sangue fiquem sempre regulados e não existam alterações nos vasos ou nos nervos. Confira como é feito o tratamento da diabetes.

Porque a diabetes pode causar disfunção erétil e como tratar

Como a diabetes afeta a ereção

A disfunção erétil na diabetes acontece devido a algumas alterações que a doença causa no corpo do homem e que dificultam a ereção, como:

  • Diminuição da circulação, o que diminui a chegada do sangue necessário para a ereção;
  • Obstrução da artéria peniana, que diminui a concentração de sangue neste local devido a aterosclerose;
  • Alterações na sensibilidade, que diminui o prazer sexual.

Assim, se o homem tem diabetes e não faz o tratamento adequado, existe uma grande chance de vir a desenvolver problemas de ereção, além de ainda poder desenvolver muitas outras complicações graves para a saúde, como pé diabético ou neuropatia. Entenda melhor quais as complicações da diabetes.

Como tratar a disfunção erétil da diabetes

A disfunção erétil causada pela diabetes nem sempre pode ser curada ou totalmente revertida, porque depende da gravidade em que os vasos sanguíneos foram afetados. Nos casos mais graves, mesmo com o tratamento, pode não ser suficiente para uma ereção satisfatória, mas só é possível descobrir se poderá ser revertida, depois de se iniciar o tratamento e se começar a observar os resultados.

Medidas como o controle dos valores dos níveis de açúcar no sangue e da pressão arterial, manutenção do peso ideal através de uma dieta equilibrada e visitas regulares ao médico podem ser importantes na manutenção de uma vida saudável, ajudando não só no tratamento da disfunção erétil, como da própria diabetes.

Além disso, o médico poderá recomendar tratamentos mais específicos, como:

  • Usar remédios vasodilatadores, como a sildenafila ou a tadalafila;
  • Fazer exercício físico regular, com um corrida de 1 hora, 3 vezes por semana, por exemplo;
  • Implantar uma prótese semi-rígida no pênis, que é usada nos casos mais graves em que as outras formas de tratamento não funcionaram.

É fundamental que cada caso seja analisado cuidadosamente por um urologista especializado, pois trata-se de uma região sensível do corpo e a automedicação pode ser extremamente prejudicial, podendo trazer ainda mais complicações.

Assista o vídeo seguinte e veja como controlar a diabetes:

Bibliografia >

  • AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Erectile Dysfunction. Disponível em: <https://www.diabetes.org/resources/men/erectile-dysfunction>. Acesso em 17 Mar 2020
  • DIABETES UK. Diabetes and Erectile Dysfunction. Disponível em: <https://www.diabetes.co.uk/diabetes-erectile-dysfunction.html>. Acesso em 17 Mar 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem