Entenda porque a Diabetes pode causar Impotência Sexual

A diabetes pode causar impotência sexual porque o diabético possui uma série de alterações vasculares e sensitivas que podem dificultar a chegada do sangue no pênis e a sensibilidade, dificultando assim a ereção e o contato íntimo.

Para ter e manter a ereção peniana o homem necessita de estímulos físicos e psicológicos que irão aumentar a circulação sanguínea na área genital, e se isso não acontece é mais difícil ter as condições necessárias para um contato íntimo satisfatório.

Entenda porque a Diabetes pode causar Impotência Sexual

Principais causas da Impotência Sexual no Diabético

As causas da impotência sexual devido a diabetes incluem:

  • Alterações circulatórias que diminuem a chegada de sangue na região peniana;
  • Obstrução da artéria peniana, que diminui a concentração de sangue neste local devido a aterosclerose;
  • Alterações na sensibilidade peniana que diminui o prazer sexual;
  • Stress e ansiedade devido as restrições na alimentação, necessidade de cuidados circulatórios e medo de ficar doente.

Por isso, se um homem possui alguma destas alterações é provável que possa a vir desenvolver problemas de ereção e impotência sexual. Além disso, a diabetes também pode causar infertilidade, saiba mais em Diabetes pode causar infertilidade?.  

Tratamento para combater a Impotência Sexual no Diabético

Medidas como o controle dos valores da glicose e da pressão arterial, manutenção do peso ideal através de uma dieta equilibrada e visitas regulares ao médico podem ser importantes na manutenção de uma vida saudável, ajudando no tratamento da impotência causada pela diabetes. Além disso, você pode optar por:

  • Remédios vasodilatadores como Viagra;
  • Exercício físico intenso: como corrida durante 1 hora, 3 vezes por semana;
  • Prótese semi-rígida no pênis;
  • Investir nos remédios caseiros para controlar a glicemia.

É fundamental que cada caso seja analisado cuidadosamente por um médico urologista especializado, pois trata-se de uma região frágil do corpo e a automedicação pode ser extremamente prejudicial ao homem, podendo trazer ainda mais complicações.

Além disso, é preciso apoio psicológico, compreensão por parte da companheira e a realização de algumas atividades capazes de restabelecer maior vínculo entre o casal, tentando afastar ao máximo todos os fatores que possam aumentar a ansiedade para melhorar o contato íntimo.

Mais sobre este assunto: