Meningoencefalite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2023

A meningoencefalite é a inflamação do cérebro e das meninges que pode ser causada por vírus, fungos, bactérias ou parasitas que atingem o sistema nervoso central e começam a se multiplicar.

Os sintomas da meningoencefalite surgem à medida que acontece a inflamação, podendo ser notado dor de cabeça, febre, náusea, dificuldade para falar, desorientação, alteração no comportamento e/ ou na personalidade e convulsão, em alguns casos.

É importante que o infectologista ou neurologista seja consultado assim que surgirem sinais e sintomas possivelmente indicativos de meningoencefalite para que o tratamento com antivirais, antibióticos, antifúngicos e/ ou antiparasitários possa ser iniciado e, assim, seja possível combater o agente infeccioso, evitar a progressão da inflamação e a gravidade dos sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de meningoencefalite são:

  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Rigidez na nuca, de forma que é difícil realizar o movimento de encostar o queixo no peito;
  • Dificuldade para engolir;
  • Maior dificuldade para falar;
  • Alteração no comportamento e/ ou na personalidade;
  • Desorientação;
  • Amnésia;
  • Convulsão, em alguns casos.

É importante o médico seja consultado assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas indicativos de meningoencefalite para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico inicial é feito pelo infectologista ou neurologista a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, são realizados exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de eletroencefalografia e exames de sangue.

É também realizada a punção lombar para analisar o líquido cefalorraquidiano (LCR), que é o líquido que banha o cérebro e a medula espinhal, para identificar a presença de agentes infecciosos e qual é o agente responsável pela inflamação.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Infectologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Causas da meningoencefalite

As principais causas de meningoencefalite são:

  • Vírus: vírus do herpes simplex dos tipos 1 e 2, enterovírus, varicella zoster, adenovírus, vírus sincicial respiratório, Influenza;
  • Bactérias:Mycoplasma pneumoniae, Listeria monocytogenes, Mycobacterium tuberculosis, Treponema pallidum, Rickettsia prowazekii;
  • Fungos:Cryptococcus neoformans; Coccidioides spp., Penicillium spp., Histoplasma capsulatum;
  • Parasitas:Naegleria fowleri, Acanthamoeba spp., Toxoplasma gondii, Plasmodium falciparum.

A meningoencefalite pode acontecer assim que o agente infeccioso chega ao sistema nervoso e se multiplica, pode ser consequência de uma meningite viral ou acontecer algumas semanas após uma infecção ou vacinação. É importante que a causa da meningoencefalite seja devidamente identificada para que o tratamento mais adequado possa ser indicado pelo médico.

Como é feito o tratamento

O tratamento para meningoencefalite pode variar de acordo com a causa da inflamação. No entanto, é normalmente indicado pelo infectologista ou neurologista o uso de medicamentos antivirais em combinação com antibióticos, já que na maioria dos casos a meningoencefalite é associada à infecção pelo herpes simplex.

Após confirmação do diagnóstico e identificação do agente infeccioso responsável, o médico poderá fazer ajustes no tratamento, indicando antivirais, antibióticos, antifúngicos e/ ou antiparasitários mais adequados.

De forma geral, o tratamento é feito no hospital para que a pessoa seja monitorada, prevenindo complicações e garantindo a eliminação adequada do agente infeccioso e alívio dos sintomas.