Melhoral: Para que serve e Como tomar

Atualizado em janeiro 2019

O Melhoral é um remédio que pode ser usado para aliviar a febre, dores musculares leves e resfriados, pois contém na sua composição ácido acetilsalicílico. No caso do Melhoral Adulto, o medicamento tem ainda na composição cafeína, que ajuda a tornar seu efeito mais rápido.

O ácido acetilsalicílico é um forte analgésico e antipirético que ajuda a diminuir rapidamente a febre e a aliviar a dor muscular provocada por gripes ou resfriados.

Este medicamento pode ser comprado nas farmácias convencionais sem receita médica, por um preço aproximado de 8 reais, no caso do Melhoral Adulto, ou 5 reais, para o Melhorar Infantil.

Imagem ilustrativa número 1

Como tomar

Idealmente, a dose de Melhoral deve ser indicado por um médico, no entanto, as orientações gerais, de acordo com a idade, são:

Melhorar Infantil

O Melhorar Infantil contém 100 mg de ácido acetilsalicílico e sua forma de uso é:

Idade Peso Dose (em comprimidos) Dose máxima por dia
3 a 4 anos 10 a 16 Kg 1 a 1 ½ de 4 em 4 horas 8 comprimidos
4 a 6 anos 17 a 20 Kg 2 a 2 ½ de 4 em 4 horas 12 comprimidos
6 a 9 anos 21 a 30 Kg 3 de 4 em 4 horas 16 comprimidos
9 a 11 anos 31 a 35 Kg 4 de 4 em 4 horas 20 comprimidos
11 a 12 anos 36 a 40 Kg 5 de 4 em 4 horas 24 comprimidos
mais de 12 anos mais de 41 Kg Usar Melhoral Adulto ---

Melhoral Adulto

O Melhoral adulto contém 500 mg de ácido acetilsalicílico e 30 mg de cafeína e, por isso só deve ser usado em adultos ou em crianças com mais de 12 anos ou mais de 41 Kg. A dose aconselhada é de 1 a 2 comprimidos a cada 4 ou 6 horas, conforme a intensidade dos sintomas, devendo-se evitar tomar mais de 8 comprimidos por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns do uso prolongado de Melhoral incluem náuseas, azia, vômitos ou dor de estômago. Para aliviar este tipo de desconforto, é aconselhado tomar o medicamento após as refeições.

Quem não deve tomar

O Melhoral está contraindicado para pessoas com alergia ao ácido acetilsalicílico ou qualquer outro componente da fórmula. Além disso, também não deve ser usado em casos de:

  • Doença nos rins ou fígado;
  • Histórico de hemorragia gastrointestinal;
  • Úlcera péptica;
  • Gota;
  • Hemofilia, trombocitopenia ou outros distúrbios da coagulação.

Também não deve ser usado, sem indicação médica, por pessoas com sensibilidade a algum tipo de remédio anti-inflamatório.