Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o melanoma metastático, por que acontece e principais sintomas

Novembro 2019

O melanoma metastático corresponde ao estágio mais grave do melanoma, pois é caracterizado pelo espalhamento das células tumorais para outros locais do corpo, principalmente fígado, pulmão e ossos, tornando o tratamento mais difícil e podendo comprometer a vida da pessoa.

Esse tipo de melanoma também é conhecido como sendo o melanoma estágio III ou melanoma estágio IV, e na maioria das vezes só acontece quando o diagnóstico do melanoma foi tardio ou não foi feito e o início do tratamento foi prejudicado. Dessa forma, como não houve controle da proliferação celular, essas células malignas conseguem atingir outros órgãos, caracterizando a doença.

O que é o melanoma metastático, por que acontece e principais sintomas

Por que acontece

O melanoma metastático acontece principalmente quando o melanoma não é identificado nas fases iniciais, quando o diagnóstico não é feito ou quando o tratamento não é realizado da maneira como deveria ter sido. Isso faz com que a proliferação das células malignas seja favorecida, assim como o seu espalhamento para outros locais do corpo, como pulmões, fígado, ossos e trato gastrointestinal, caracterizando a metástase.

Além disso, alguns fatores podem favorecer o desenvolvimento do melanoma metastático, como fatores genéticos, pele mais clara, exposição frequente à radiação ultravioleta, presença de melanoma primário que não foi removido e diminuição da atividade do sistema imunológico devido a outras doenças.

Sinais e sintomas de Melanoma Metastático

Os sintomas do melanoma metastático variam de acordo com o local em que acontece a metástase, podendo ser:

  • Fadiga;
  • Dificuldade respiratória;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Tonturas;
  • Perda de apetite;
  • Aumento dos linfonodos;
  • Dor nos ossos.

Além disso, podem ser percebidos os sinais e sintomas característicos do melanoma, como a presença de sinais na pele que possuem bordas irregulares, diferentes cores e que podem aumentar ao longo do tempo. Saiba como reconhecer os sintomas do melanoma.

Como deve ser feito o tratamento

O melanoma metastático não tem cura, porém o tratamento tem como objetivo diminuir a taxa de replicação celular e, dessa forma, aliviar os sintomas, retardar o espalhamento e a progressão da doença, e aumentar a expectativa e qualidade de vida da pessoa.

Assim, de acordo com o estágio do melanoma, o médico pode optar pela realização de terapia-alvo, por exemplo, que tem como objetivo atuar diretamente no gene que encontra-se alterado, impedindo ou diminuindo a taxa de replicação das células e evitando a progressão da doença. Além disso, pode ser recomendada cirurgia e realização de quimioterapia e radioterapia na tentativa de eliminar as células cancerosas que encontram-se espalhadas. Entenda como é feito o tratamento do melanoma.

Bibliografia >

  • SKIN CANCER FOUNDATION. Melanoma Stages. Disponível em: <https://skincancer.org/skin-cancer-information/melanoma/the-stages-of-melanoma/>. Acesso em 18 Nov 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA. Melanoma. Disponível em: <https://www.sboc.org.br/images/diretrizes/diretrizes_pdfs/Melanoma.pdf>. Acesso em 18 Nov 2019
  • MAVERAKIS, Emanuel et al. Metastatic Melanoma – A Review of Current and Future Treatment Options. Acta Derm Venereol. Vol 95. 516-524, 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem