O melanoma metastático corresponde ao estágio mais grave do melanoma, pois é caracterizado pelo espalhamento das células tumorais para outros locais do corpo, principalmente fígado, pulmão e ossos, tornando o tratamento mais difícil e podendo comprometer a vida da pessoa.
Esse tipo de melanoma também é conhecido como sendo o melanoma estágio III ou melanoma estágio IV, e na maioria das vezes só acontece quando o diagnóstico do melanoma foi tardio ou não foi feito e o início do tratamento foi prejudicado. Dessa forma, como não houve controle da proliferação celular, essas células malignas conseguem atingir outros órgãos, caracterizando a doença.

Sintomas de melanoma metastático
Os sintomas do melanoma metastático variam de acordo com o local em que acontece a metástase, podendo ser:
- Fadiga;
- Dificuldade respiratória;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Tonturas;
- Perda de apetite;
- Aumento dos linfonodos;
- Dor nos ossos.
Além disso, podem ser percebidos os sinais e sintomas característicos do melanoma, como a presença de sinais na pele que possuem bordas irregulares, diferentes cores e que podem aumentar ao longo do tempo. Saiba como reconhecer os sintomas do melanoma.
Por que acontece
O melanoma metastático acontece principalmente quando o melanoma não é identificado nas fases iniciais, quando o diagnóstico não é feito ou quando o tratamento não é realizado da maneira como deveria ter sido. Isso faz com que a proliferação das células malignas seja favorecida, assim como o seu espalhamento para outros locais do corpo, como pulmões, fígado, ossos e trato gastrointestinal, caracterizando a metástase.
Além disso, alguns fatores podem favorecer o desenvolvimento do melanoma metastático, como fatores genéticos, pele mais clara, exposição frequente à radiação ultravioleta, presença de melanoma primário que não foi removido e diminuição da atividade do sistema imunológico devido a outras doenças.
Como é o tratamento
O melanoma metastático não tem cura, porém o tratamento tem como objetivo diminuir a taxa de replicação celular e, dessa forma, aliviar os sintomas, retardar o espalhamento e a progressão da doença, e aumentar a expectativa e qualidade de vida da pessoa.
Assim, de acordo com o estágio do melanoma, o médico pode optar pela realização de terapia-alvo, por exemplo, que tem como objetivo atuar diretamente no gene que encontra-se alterado, impedindo ou diminuindo a taxa de replicação das células e evitando a progressão da doença. Além disso, pode ser recomendada cirurgia e realização de quimioterapia e radioterapia na tentativa de eliminar as células cancerosas que encontram-se espalhadas. Entenda como é feito o tratamento do melanoma.