Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba o que é e como funciona a Imunoterapia

A imunoterapia, também conhecida por terapia biológica, é um tipo de tratamento que fortalece o sistema imune do paciente para tratar diversas doenças como artrite, rinite alérgica, lúpus ou escleroso múltipla, sendo maioritariamente utilizada para combater alergias, câncer ou doenças autoimunes.

Desta forma, esta terapia estimula sistema imunológico para trabalhar mais e melhor, facilitando o combate das diversas doenças, ou pode fornecer componentes específicos que vão ajudar o sistema imunológico a combater a doença, como é o caso dos anticorpos monoclonais.  

Além de ser útil no tratamento do câncer, aumentando as chances de cura mesmo em casos avançados da doença, a imunoterapia também é bastante usada em forma de vacinas contra alergias respiratórias. Saiba quem deve usar esse tratamento e o preço aqui.

Saiba o que é e como funciona a Imunoterapia

Como funciona a imunoterapia

Dependendo do tipo de doença e do seu grau de desenvolvimento a imunoterapia pode funcionar de formas diferentes, que incluem:

  • Estimulação do sistema imune para que combata a doença com mais intensidade;
  • Fornecimento de proteínas que tornam o sistema imune mais eficaz para cada tipo de doença;
  • Injeção de anticorpos monoclonais de pessoas doentes que estão conseguindo combater a doença. Saiba mais sobre esta forma de tratamento.

Como a imunoterapia apenas estimula o sistema imunológico, não é capaz de tratar rapidamente os sintomas da doença e, por isso, o médico pode associar outros medicamentos, como anti-inflamatórios, corticoides ou analgésicos, para diminuir o desconforto do paciente.

Onde pode ser feito o tratamento com imunoterapia

A imunoterapia é uma opção que pode ser sugerida pelo médico que está orientando o tratamento de cada tipo de doença e, por isso, sempre que necessária, é feita pelo médico especialista da área.

Assim, no caso do câncer, por exemplo, a imunoterapia pode ser feita nos institutos de oncologia, mas no caso de doenças da pele, ela já deve ser feita por um dermatologista e no caso de alergia respiratória o médico mais indicado é o alergologista.

Quando este tratamento é indicado

A imunoterapia é um tratamento que é indicado quando: 

  • A doença provoca sintoma graves que interferem nas atividades do dia-a-dia; 
  • A doença põe em risco a vida do paciente; 
  • Os restantes tratamentos disponíveis não são eficazes contra a doença.

Além disso, a imunoterapia também é indicada nos casos em que os tratamentos disponíveis provocam efeitos colaterais muito intensos ou graves, que podem colocar em risco a vida do paciente.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...