Ao iniciar o uso de orlistate é comum ter algumas reações iniciais, especialmente efeitos gastrointestinais, como fezes mais gordurosas, aumento da frequência das evacuações, vontade urgente de ir ao banheiro, gases com secreção oleosa e, em alguns casos, dificuldade em controlar as evacuações.
Estes sintomas são causados pela gordura que não é absorvida e que é eliminada pelo corpo, devido ao efeito do medicamento. A intensidade das reações pode variar conforme a dieta de cada pessoa, por isso é importante seguir uma alimentação balanceada e com baixo teor calórico, idealmente com o acompanhamento de um nutricionista. Entenda melhor como funciona o orlistate e quais os efeitos colaterais comuns.
Além disso, como o orlistate pode reduzir a absorção de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E, K e betacaroteno, é recomendado tomar um suplemento multivitamínico diário, com pelo menos duas horas de intervalo em relação ao horário da dose do medicamento.
Os primeiros dias de uso do orlistate exigem adaptação tanto ao medicamento quanto à dieta. Para garantir a segurança e a eficácia do tratamento, é fundamental o acompanhamento de um endocrinologista, nutricionista ou outro médico especializado.