O que é pangastrite enantematosa leve? Quais os sintomas e como tratar?

“Fiz uma endoscopia que veio no resultado “pangastrite enantematosa leve”. O que é isso? Quais os sintomas e como tratar?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Gastroenterologista perto de você

A pangastrite enantematosa leve é um tipo de inflamação da mucosa do estômago, que pode provocar sintomas como desconforto no abdome, azia, náusea, sensação de barriga cheia ou falta de apetite em alguns casos. O tratamento deve ser específico para a sua causa.

Essa inflamação pode ser causada pelo consumo de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos, especialmente anti-inflamatórios como ibuprofeno ou aspirina, infecção pela bactéria H.pylori e doenças autoimunes, por exemplo.

Dependendo da causa da pangastrite leve, o tratamento pode envolver o uso de antibióticos e/ou antiácidos como omeprazol ou pantoprazol, evitar tomar medicamentos anti-inflamatórios ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

Caso no resultado da sua endoscopia seja verificada uma pangastrite enantematosa leve, o ideal é consultar o gastroenterologista ou clínico geral que indicou o exame para uma avaliação mais detalhada do resultado e iniciar o tratamento adequado

Quando devo me preocupar?

Embora nem sempre seja preocupante, a pangastrite pode levar ao surgimento de úlceras gástricas e sangramentos, além de aumentar o risco de câncer de estômago, quando não tratada.

Assim, é importante que a sua causa seja identificada e o tratamento seja feito de acordo com as orientações do médico para evitar o desenvolvimento de complicações.

82% dos leitores acham este conteúdo útil (38 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Gastroenterologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.