O que acontece se a pessoa ingerir veneno de rato?

“Esses dias estava pensando, como alguém pode saber se foi envenenado? O que causa no corpo? E o que se deve fazer nesses casos?”

Imagem do autor
Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

A ingestão de veneno de rato pode causar sintomas variados dependendo da composição do veneno, da quantidade ingerida e por quanto tempo ele foi ingerido.

Os venenos à base de carbamatos e organofosforados, que são inseticidas usados para eliminar pragas, têm ação no cérebro e em alguns nervos e causam: salivação, lacrimejamento, sudorese, visão borrada, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, coriza, falta de ar, secreção pulmonar, palidez, dificuldade para controlar a urina e as fezes, câimbras, fraqueza muscular generalizada, paralisia, tremores, sonolência, confusão mental, perda de concentração, dor de cabeça, alterações da frequência cardíaca e respiratória, além de coma.

Já os venenos à base de anticoagulantes (impedem a coagulação do sangue) causam: sangramento nas gengivas e no nariz, dor abdominal aguda, manchas roxas e vermelhas na pele (hematomas e equimoses), tosse e vômitos com sangue, fezes ou urina com sangue, derrame cerebral (AVC), pressão baixa (hipotensão), choque e coma.

O que fazer quando alguém ingere veneno

Caso alguma pessoa tenha ingerido veneno de rato deve-se ligar para o SAMU (192) ou levá-la imediatamente a um serviço de urgência. Caso o resgate demore, é possível ligar para o Disque intoxicação da Anvisa 0800-722-6001 e receber as orientações mais apropriadas para o caso, siga todas as instruções fornecidas.

É muito importante que se saiba o nome do veneno ou que seja levada a embalagem, ou rótulo ao atendimento de urgência. Também não se deve induzir vômitos ou oferecer líquidos à pessoa intoxicada.

Algumas pessoas podem tomar veneno de rato na tentativa de se ferir ou acabar com a própria vida nessa situação é essencial e urgente a busca por apoio psicológico. O Centro de Valorização da Vida (CVV) fornece apoio emocional, psicológico e ajuda a prevenir tentativas de suicídio, o número de atendimento é 188 e está disponível 24 horas por dia.

Em casos de ingestão de veneno de rato não hesite em procurar ajuda imediatamente.

77% dos leitores acham este conteúdo útil (39 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

O que pode ser a dor na veia do pescoço?

A dor na região de vasos do pescoço nem sempre indica um problema específico das veias ou artérias que passam por essa parte do corpo. Entenda melhor o que pode ser a dor na veia do pescoço.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que acontece se comer ovo de mosca?

Ao comer ovos de mosca presentes em alimentos contaminados, os ovos normalmente não sobrevivem à passagem pelo trato gastrointestinal e são eliminados com as fezes. Entenda melhor o que acontece se comer ovo de mosca.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que acontece se comer ovo de mosca?

Ao comer ovos de mosca presentes em alimentos contaminados, os ovos normalmente não sobrevivem à passagem pelo trato gastrointestinal e são eliminados com as fezes. Entenda melhor o que acontece se comer ovo de mosca.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que pode ser a dor na veia do pescoço?

A dor na região de vasos do pescoço nem sempre indica um problema específico das veias ou artérias que passam por essa parte do corpo. Entenda melhor o que pode ser a dor na veia do pescoço.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que acontece a um homem que toma paroxetina?

A paroxetina pode causar vários efeitos no homem, especialmente relacionados com a função sexual. Entenda melhor os efeitos da paroxetina no homem e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada?

Sentir cheiro de cigarro do nada pode estar associada a resfriados, gripes, sequela de um traumatismo craniano e problemas psiquiátricos em alguns casos. Confira o que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 12 sintomas que podem indicar câncer

12 sintomas que podem indicar câncer

Perda de peso rápida, cansaço, manchas na pele ou alterações nas fezes são alguns dos sintomas comuns dos tipos de câncer mais frequentes. Veja quais os outros sintomas que deve estar atento, que exames fazer e quais as opções de tratamento para combater o câncer e melhorar a qualidade de vida.

Imagem ilustrativa do artigo Vomitar sangue: o que pode ser (e o que fazer)

Vomitar sangue: o que pode ser (e o que fazer)

Vomitar sangue ou ter um pouco de sangue no vômito pode ser indicativo de varizes esofágicas, gastrite e até mesmo câncer. Por isso, é importante buscar ajuda médica assim que for notada a saída de sangue pela boca. Conheça as principais causas e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Sangue nas fezes: 9 principais causas (e o que fazer)

Sangue nas fezes: 9 principais causas (e o que fazer)

Sangue nas fezes indica que existe uma lesão em qualquer ponto do sistema digestivo, como úlceras, pólipos, fissuras ou hemorroidas, por exemplo. Veja as causas mais comuns de sangue nas fezes e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Melena: o que é, sintomas, 7 causas (e o que fazer)

Melena: o que é, sintomas, 7 causas (e o que fazer)

A melena é a presença de sangue digerido nas fezes, causando sintomas como fezes muito escuras, semelhantes a alcatrão, mau cheiro, dor abdominal ou vômitos com sangue, sendo causada por sangramentos no estômago, esôfago ou boca. Entenda o que é melena, sintomas, causas e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Colite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Colite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

A colite é uma inflamação do intestino caracterizada pela alternância entre períodos de diarréia e prisão de ventre, além de dor abdominal e fezes com sangue. Entenda melhor o que é a colite, os sintomas, causas, principais tipos e como é feito o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 11 sintomas de problemas nos rins (com teste online)

11 sintomas de problemas nos rins (com teste online)

Problemas nos rins podem causar sintomas como urina avermelhada ou espumosa, vontade frequente de urinar, dor nas costas, inchaço no corpo, coceira na pele e até alterações do paladar. Confira os principais sintomas de problemas nos rins, como tratar e exames indicados.

Imagem ilustrativa do artigo Fezes escuras ou pretas: 10 causas (e o que fazer)

Fezes escuras ou pretas: 10 causas (e o que fazer)

As fezes escuras ou pretas normalmente estão relacionadas à presença de sangue digerido e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestório, provocado por úlceras ou varizes esofágicas. Conheça as principais causas de fezes escuras e saiba o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo 20 doenças causadas por vírus: sintomas, tratamento e prevenção

20 doenças causadas por vírus: sintomas, tratamento e prevenção

Os vírus são responsáveis por diversas doenças, como gripe, COVID-19, hepatite, dengue ou mononucleose. Conheça as principais doenças causadas por vírus, sintomas, formas de tratamento e prevenção.