O que pode ser a dor na veia do pescoço?

“Tenho sentido uma dor no lado do pescoço que parece que vem da veia que passa ali. O que pode ser essa dor na veia do pescoço?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

A dor na região dos vasos do pescoço pode ser causada por vários problemas, sendo mais comum estar associada a tensão ou distensão muscular, má postura ou torcicolo, por exemplo, nem sempre indicando um problema específico das veias ou artérias.

No entanto, embora seja raro, a sensação de “dor na veia do pescoço” também pode indicar a ruptura de uma das artérias carótidas. Essa condição, conhecida como dissecção de carótida, é grave e pode afetar a circulação de sangue para o cérebro, resultando em um AVC. 

Além da sensação de “dor na veia do pescoço”, a dissecção de carótida também pode causar outros sintomas como dor na face, olho e/ou cabeça, queda da pálpebra, fraqueza e/ou perda da sensibilidade em partes do corpo ou dificuldade para falar.

Por isso, caso sua dor no pescoço seja intensa ou esteja associada a outros sintomas, é recomendado procurar uma emergência assim que possível e, em outros casos, consultar um clínico geral para uma avaliação.

60% dos leitores acham este conteúdo útil (10 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

O que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada?

Sentir cheiro de cigarro do nada pode estar associada a resfriados, gripes, sequela de um traumatismo craniano e problemas psiquiátricos em alguns casos. Confira o que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Por que o esperma sai fora da vagina ao levantar?

O esperma sai da vagina ao levantar principalmente pela ação da gravidade e contração dos músculos da pelve ao se movimentar. Entenda porque o esperma sai da vagina após ter relação sexual.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada?

Sentir cheiro de cigarro do nada pode estar associada a resfriados, gripes, sequela de um traumatismo craniano e problemas psiquiátricos em alguns casos. Confira o que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que fazer quando a pressão está 17x10?

Nos casos em que a pressão está 17x10a, o primeiro passo é ficar em repouso, em um local calmo. No entanto, se existirem sintomas, pode ser recomendado ir ao hospital. Entenda melhor o que fazer quando a pressão está 17x10.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que pode ser dor no testículo subindo para a barriga?

A dor no testículo que irradia para a barriga pode ter diversas causas, como torção ou epididimite. Confira todas as principais causas de dor no testículo que sobe para a barriga, o que fazer e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Gosto de podre na boca, o que pode ser?

A sensação de gosto de podre na boca normalmente é causada por má higiene oral, problemas dentários, alergias ou infecções das vias aéreas como sinusite ou resfriado. Entenda melhor o que pode ser o gosto de podre na boca e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 7 formas simples de aliviar a dor no pescoço

7 formas simples de aliviar a dor no pescoço

Para aliviar a dor no pescoço pode-se aplicar uma compressa de água fria ou morna, tomar analgésico ou anti-inflamatório, fazer exercícios de alongamento, massagear a região com uso de pomadas...

Imagem ilustrativa do artigo Dor no pescoço: 9 causas principais (e o que fazer)

Dor no pescoço: 9 causas principais (e o que fazer)

​A dor no pescoço no lado direito ou no lado esquerdo é um problema comum que normalmente está relacionado com a tensão muscular provocada por situações como excesso de estresse, dormir em...

Imagem ilustrativa do artigo O que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada?

O que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada?

Sentir cheiro de cigarro “do nada”, ou seja, sem existir um estímulo, é um tipo de alucinação olfativa que, na maioria das vezes, é causada por resfriados ou gripes.

Imagem ilustrativa do artigo Por que o esperma sai fora da vagina ao levantar?

Por que o esperma sai fora da vagina ao levantar?

O esperma sai da vagina ao levantar principalmente pela ação da gravidade. Além disso, devido à contração de músculos da pelve ao se movimentar, é normal que uma parte do esperma também saia...

Imagem ilustrativa do artigo 15 alongamentos para dor nas costas e no pescoço

15 alongamentos para dor nas costas e no pescoço

Esta série com 15 exercícios de alongamento para dor nas costas ajuda a aliviar a dor e aumentam a amplitude dos movimentos, proporcionando alívio da dor e o relaxamento muscular. Veja os passos para alongar corretamente e aliviar a dor nas costas.

Imagem ilustrativa do artigo 5 exercícios de alongamento para dor no pescoço

5 exercícios de alongamento para dor no pescoço

Alguns exercícios de alongamento, como rotação, alongamento lateral e elevação de ombros são boas formas de aliviar a dor e o desconforto no pescoço, porque diminuem a tensão muscular nessa região. Confira algumas opções de exercícios de alongamento para dor no pescoço e veja como fazer cada um.

Imagem ilustrativa do artigo 8 remédios para dor na coluna lombar (lombalgia)

8 remédios para dor na coluna lombar (lombalgia)

Alguns remédios para dor na coluna lombar são os analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, pois ajudam a reduzir dor e inflamação, aliviando os sintomas como dor no final da coluna ou contração muscular. Confira os principais remédios indicados para dor na lombar.

Imagem ilustrativa do artigo Íngua no pescoço: 6 causas comuns (e o que fazer)

Íngua no pescoço: 6 causas comuns (e o que fazer)

A íngua no pescoço normalmente surge devido a infecções simples, como gripes, resfriados ou dores de garganta, no entanto, também pode indicar situações mais graves como HIV ou câncer. Veja as 6 causas mais comuns de íngua no pescoço e o que fazer em cada situação.