Sinvastatina faz mal para o coração?

“Comecei tomando sinvastatina há alguns meses, mas me falaram que na verdade esse medicamento faz muito mal para o coração. É verdade que pode dar alguma complicação no coração?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Cardiologista perto de você

Não existem complicações ou problemas cardíacos associados ao uso de sinvastatina. Na verdade a sinvastatina é até indicada para reduzir os riscos de alguns tipos de problemas cardíacos, tais como:

  • Doenças coronarianas;
  • Infarto do miocárdio;
  • Mortes devido a doenças coronarianas;
  • Hospitalização devido à angina.

Parar de tomar a sinvastatina de uma hora para a outra pode aumentar o risco ou agravar problemas cardíacos que já se tinha antes do tratamento. Esse efeito se chama “efeito rebote”. Por isso, se toma sinvastatina e precisa parar ou não quer mais usar o medicamento, consulte um cardiologista para receber orientação médica adequada.

Além de diminuir os riscos de problemas cardíacos, a sinvastatina reduz o risco de AVC (ou derrame). Em pessoas diabéticas que usam a sinvastatina, ela diminui o risco de complicações da circulação nas pernas, que podem levar à formação de feridas e à amputação. Entenda melhor para que serve a sinvastatina e quando é indicada.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Cardiologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Sinvastatina emagrece?

A sinvastatina não emagrece e este efeito provavelmente se deve a outros fatores. Entenda melhor se a sinvastatina emagrece.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Nistatina oral é indicado para afta?

A nistatina em suspensão oral é indicada para o tratamento de candidíase oral e do trato digestivo superior, mas não para o tratamento de aftas. Entenda melhor se a nistatina oral é indicada para afta.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Loratadina serve para tosse?

A loratadina é um medicamento que pode ser usado para tosse, mas que também pode ser usada em outros casos. Entenda melhor quando se utiliza loratadina para tosse, em que situações pode ser usada e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Hidroxizina serve para tosse?

A hidroxizina pode ser utilizada para tratar alguns casos de tosse. Entenda quando o médico pode receitar hidroxizina para tosse, o que fazer se está com tosse e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Espironolactona serve para acne?

Apesar de não estar previsto na bula, alguns médicos indicam a espironolactona para o tratamento da acne. Especialmente em mulheres que têm excesso...

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Acebrofilina serve para tosse?

A acebrofilina é um xarope indicado para tosse, obstrução dos brônquios, controle da produção de catarro e expectoração. Entenda melhor como a acebrofilina funciona, quando usar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Frequência cardíaca normal: batimento cardíaco por idade

Frequência cardíaca normal: batimento cardíaco por idade

A frequência cardíaca é o número de batimentos cardíacos por minuto que, em casos normais, deve estar por volta dos 75 batimentos, em adultos. Veja com o valor de frequência cardíaca varia com a idade e use nossa calculadora online para avaliar seus batimentos.

Imagem ilustrativa do artigo Coração grande: o que é, sintomas, causas e tratamento

Coração grande: o que é, sintomas, causas e tratamento

O coração grande, ou cariomegalia, é uma condição em que o coração aumenta de tamanho e pode causar sintomas de falta de ar, cansaço excessivo ou fraqueza, por exemplo. Veja mais sobre o coração grande, sintomas, principais causas e como é o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 6 remédios caseiros para o coração

6 remédios caseiros para o coração

Os remédios caseiros para o coração são uma ótima opção natural para manter a saúde do coração e diminuir o risco de doenças cardiovasculares como pressão alta ou infarto, por exemplo, e incluem chás, sucos ou salada que podem ser consumidos diariamente. Confira todas as opções de remédios caseiros para o coração e como consumir.

Imagem ilustrativa do artigo Cateterismo cardíaco: o que é, como é feito e cuidados

Cateterismo cardíaco: o que é, como é feito e cuidados

O cateterismo cardíaco é um exame indicado para avaliar o interior dos vasos sanguíneos e estruturas do coração, para identificar alterações, diagnosticar ou tratar doenças, como infarto, cardiomiopatias ou arritmias. Entenda melhor o que é o cateterismo cardíaco, quando é indicado, como é feito, cuidados e riscos .

Imagem ilustrativa do artigo Dor no coração: 8 principais causas e o que fazer

Dor no coração: 8 principais causas e o que fazer

Sempre que há dor no coração, imediatamente é associada a infarto. Mas isso nem sempre é verdadeiro. A dor no coração possui outras causas e pode estar associada a diferentes sintomas, como formigamento, tontura e náusea. Saiba o que pode ser e o que fazer ao sentir essa dor.

Imagem ilustrativa do artigo 11 sintomas de problemas no coração (com teste online)

11 sintomas de problemas no coração (com teste online)

Falta de ar, cansaço fácil, palpitações, inchaço nos tornozelos ou dor no peito são alguns sintomas que podem indicar problemas no coração, como insuficiência cardíaca. Veja outros sinais de alerta e faça nosso teste online para saber qual o seu risco de doenças cardíacas.

Imagem ilustrativa do artigo Isquemia cardíaca: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Isquemia cardíaca: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

A isquemia cardíaca, ou isquemia miocárdica, é a diminuição da passagem de sangue pelas artérias, causando sintomas como dor no peito, palpitações e falta de ar. Conheça mais sobre a isquemia cardíaca, sintomas, causas e como é feito o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 9 plantas medicinais para o coração

9 plantas medicinais para o coração

As plantas medicinais para o coração, como o chá verde, o alho, as folhas de oliveira ou a garcínia cambogia, possuem substâncias naturais com ação antioxidante que ajudam a baixar o colesterol e reduzir a pressão arterial, protegendo o coração. Veja todas as plantas medicinais para proteger o coração.