Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Remédios Naturais para as Aftas

Extrato de Alcaçuz em gotas, chá de Salva ou Mel de abelhas são algumas das opções caseiras e naturais disponíveis para tratar as aftas causadas pela Estomatite Aftosa. 

A Estomatite Aftosa é uma doença que provoca aftas ou úlceras dolorosas na boca, que possuem um formato redondo ou oval e podem em casos mais graves chegar mesmo a dificultar a alimentação ou a ingestão de bebidas. Na maioria dos casos estas aftas causam muita dor e desconforto, desaparecendo ao final de 10 ou 14 dias. Contudo, o seu processo de cicatrização pode ser acelerado, recorrendo ao uso de remédios naturais como os indicados em seguida: 

5 Remédios Naturais para as Aftas

1. Gotas de Alcaçuz 

O extrato de Alcaçuz quando aplicado diretamente sobre as aftas ajuda a sarar e a cicatrizar, pois possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. 

Modo de Uso:

  • Para usar este extrato deve pingar 3 ou 4 gotas diretamente na afta ou adicionar 15-30 gotas em água morna e bochechar durante alguns segundos. O tratamento deve ser repetido 2 a 3 vezes por dia. 

 

AlcaçuzAlcaçuz

2. Chá de Salva 

As folhas da Salva possuem propriedades desinfectantes, destruindo vírus e bactérias, assim como possuem propriedades anti-inflamatórias. 

Modo de Uso: 

  • A Salva pode ser usada na forma de gotas que devem ser aplicadas diretamente sobre a afta, ou na forma de chá para gargarejo. Este chá pode ser preparado com 50 g de folhas de Salva secas e 1 L de água fervente, sendo recomendado gargarejar e bochechar a boca 3 vezes por dia. 

3. Sal Marinho

O Sal marinho é outra excelente opção que quando usado para bochechar ajuda a reduzir a inflamação e irritação causadas pelas aftas. Além disso, é um ótimo desinfectante natural para a boca. 

Sal MarinhoSal Marinho

Modo de Uso: 

  • Para usar o Sal Marinho no tratamento basta adicionar 2 colheres de sopa de sal em meio copo de água morna, bochechando a boca varias vezes por dia ou sempre que achar necessário. 

4. Extrato de Própolis

O Extrato de Própolis por possuir uma ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida pode ser usado para tratar, desinfectar e sarar as aftas. Além disso, este remédio tem um potente efeito regenerador sobre a pele, ajudando na recuperação dos tecidos. 

PrópolisPrópolis

Modo de Uso: 

  • Para usar este extrato deve aplicar 1 ou 2 gotas sobre a afta ou ferida a tratar, 4 a 5 vezes por dia.

5. Mel de Abelhas

O mel de abelhas quando aplicado localmente também consiste numa excelente opção para tratar as aftas causadas pela Estomatite Aftosa, pois é um poderoso antisséptico, ajudando a amaciar e hidratar a pele, o que alivia o desconforto. 

Modo de Uso:

  • Para usar o mel no tratamento, basta aplicar uma pequena quantidade diretamente sobre a afta, repetindo esta aplicação várias vezes por dia sempre que sentir desconforto ou achar necessário. 

Além disso, em combinação com o mel também pode ser usado o cravo-da-índia seco que pode ser chupado ao longo do dia, para combater os germes e ajudar na cicatrização das aftas e feridas. Veja outras dicas que também ajudam no tratamento em 5 dicas para curas aftas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...