Lavagem nasal pode ir para o pulmão?

“Me falaram que a lavagem nasal é boa para aliviar a congestão nasal, mas tenho algum receio. Existe risco de o soro da lavagem ir parar no pulmão?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Otorrinolaringologista perto de você

O soro usado na lavagem nasal não vai para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

As lavagens nasais são seguras e simples, podendo ser indicadas pelo médico para diferentes problemas e para pessoas de todas as idades. Elas são usadas para a limpeza de muco, catarro e crostas, assim como para diminuir a inflamação nas vias aéreas superiores.

Quando é usado um soro hipertônico ou água, podem ocorrer efeitos como:

  • Ardor ou queimação dentro do nariz;
  • Coceira.

A pessoa também pode sentir dor de ouvido ou sensação de pressão no rosto. Isso não significa que o líquido possa ter ido para o pulmão.

Se tiver alguma dúvida sobre o modo correto de fazer a lavagem nasal ou sobre o produto certo a ser usado, consulte um otorrinolaringologista, um médico de saúde familiar ou um farmacêutico.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (4 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Otorrinolaringologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Tadalafila pode causar infarto?

Embora raros, eventos cardiovasculares como infarto e AVC são considerados possíveis efeitos colaterais da Tadalafila. Entenda melhor se a Tadalafila pode causar infarto.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Grávida pode tomar dipirona?

Grávida pode tomar dipirona entre o 4º e o 6º mês de gestação, somente se indicado pelo seu obstetra. Entenda melhor se a grávida pode tomar dipirona e os riscos.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Boca amarga pode ser câncer?

Veja se sentir gosto amargo na boca pode ser um sinal de câncer, o que fazer nesses casos e quais as causas que podem provocar alterações do paladar mais frequentemente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Grávida pode tomar Gatorade?

O Gatorade pode ser ingerido durante a gravidez. Mas deve-se ter cuidado para não ingeri-lo em excesso, pois pode sobrecarregar os rins. Entenda melhor como deve ser o consumo de gatorade na gravidez e saiba qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Quem amamenta pode tomar amoxicilina?

Mulheres que amamentam podem tomar amoxicilina quando indicado pelo médico. Entenda melhor se quem amamenta pode tomar amoxicilina.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Grávida pode tomar nimesulida?

A nimesulida só deve ser usada na gravidez sob orientação e prescrição médica, pois é importante avaliar bem os riscos e benefícios do uso do medicamento na gestação. Entenda melhor em que casos se pode usar a nimesulida na gravidez, quando evitar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 5 principais causas de água no pulmão (e o que fazer)

5 principais causas de água no pulmão (e o que fazer)

A água no pulmão pode acontecer devido a problemas cardiovasculares ou ser consequência da prática de esportes em elevadas altitudes, no entanto em ambos os casos é importante que a pessoa vá ao hospital para que seja iniciado o tratamento e sejam evitadas complicações. Conheça as principais causas de água no pulmão.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no pulmão: 10 principais causas (e o que fazer)

Dor no pulmão: 10 principais causas (e o que fazer)

A dor no pulmão, na maior parte dos casos, está relacionada com problemas em outros órgãos do peito, ou mesmo com os músculos e articulações. Veja as causas mais comuns para esse tipo de dor e o que fazer para aliviar o desconforto.

Imagem ilustrativa do artigo 9 Sintomas de água no pulmão (e como confirmar)

9 Sintomas de água no pulmão (e como confirmar)

A presença de água no pulmão pode causar muita dificuldade para respirar, principalmente quando se está deitado, tosse, pele pálida e dor no peito. Veja quais são os principais sintomas de água no pulmão e como confirmar o diagnóstico.

Imagem ilustrativa do artigo Mancha no pulmão: 6 causas comuns (e o que fazer)

Mancha no pulmão: 6 causas comuns (e o que fazer)

A mancha no pulmão pode ser causada por infecções, malformação de vasos e até tumores, sendo identificada através de exames de imagem como radiografia de tórax ou tomografia computadorizada. Veja quais as principais causas de mancha no pulmão e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Nódulo no pulmão é perigoso? Sintomas, causas e tratamento

Nódulo no pulmão é perigoso? Sintomas, causas e tratamento

O nódulo no pulmão é uma mancha que normalmente surge devido à malformação de vasos ou após infecções pulmonares, mas que também pode ser um possível sinal de câncer de pulmão. Entenda melhor o que é o nódulo no pulmão, sintomas, causas, qual o risco de câncer e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Tratamento para água no pulmão

Tratamento para água no pulmão

O tratamento para água no pulmão tem como objetivo prevenir a ocorrência de complicações e normalizar os níveis de oxigênio circulantes no sangue, devendo ser feito no hospital. Entenda como é feito o tratamento para água nos pulmões, sinais de melhora e piora e como evitar que aconteça novamente.

Imagem ilustrativa do artigo Câncer de pulmão: 10 sintomas e como confirmar o diagnóstico

Câncer de pulmão: 10 sintomas e como confirmar o diagnóstico

O câncer de pulmão é uma doença grave que pode provocar sintomas pouco específicos e comuns a outras doenças respiratórias, como tosse seca, perda de peso e dificuldade para respirar. Confira os 10 sintomas que podem indicar câncer de pulmão e entenda quem tem maior risco.

Imagem ilustrativa do artigo 7 opções de tratamento do câncer de pulmão

7 opções de tratamento do câncer de pulmão

Apesar de ser grave e agressivo, o câncer de pulmão pode ter cura se for identificado precocemente. Entenda quais as opções de tratamento disponíveis para curar o câncer de pulmão e confira qual a expectativa de vida para este tipo de câncer.