Mancha no pulmão: 6 possíveis causas e o que fazer

Revisão médica: Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
agosto 2022

A mancha no pulmão pode ser causada por infecções, como pneumonia e COVID-19, malformação de vasos e até tumores, sendo identificada em exames de imagem como radiografia de tórax ou tomografia computadorizada.

A mancha no pulmão também pode estar presente na tuberculose ou câncer pulmonar, sendo associada a sintomas como tosse persistente, perda de peso e falta de ar. Por isso, outros exames como a análise do escarro e a biópsia podem ser indicados para identificar a causa da mancha no pulmão.

Assim, em caso de mancha no pulmão, é recomendado consultar um pneumologista para uma avaliação e iniciar o tratamento apropriado, que depende da causa e pode envolver o uso de antibióticos e até cirurgia. 

As principais causas de mancha no pulmão são:

1. Tuberculose

A tuberculose além de causar manchas no pulmão geralmente provoca sintomas como tosse frequente, febre, suor excessivo à noite e perda de peso. No entanto, mesmo que a doença ainda não tenha causado sintomas, algumas pessoas já podem apresentar manchas no pulmão. Saiba como identificar os sintomas de tuberculose.

O que fazer: é importante consultar um pneumologista ou infectologista em caso de suspeita de tuberculose, que pode indicar exames como o PPD e a pesquisa da bactéria da tuberculose no escarro para confirmar o diagnóstico. Caso a tuberculose seja confirmada, o médico pode indicar o início do tratamento, que envolve medicamentos como rifampicina e isoniazida.

2. Pneumonia

As manchas do pulmão causadas pela pneumonia geralmente são identificadas pela radiografia de tórax e ocorrem associadas a sintomas como febre, tosse com catarro e falta de ar. Além disso, algumas alterações na mancha, como formato, tamanho e localização específicos, podem indicar diferentes tipos de pneumonia. Veja quais são os tipos de pneumonia.

O que fazer: em caso de suspeita de pneumonia, é importante procurar uma emergência, porque o tratamento geralmente envolve medicamentos como antibióticos e antivirais, podendo ser também recomendado que o tratamento seja feito no hospital, nos casos mais graves.

Veja no vídeo a seguir um pouco mais sobre os sintomas e tratamentos da pneumonia:

3. COVID-19

A infecção pelo SARS-CoV-2, que é o vírus responsável pela COVID-19, também pode provocar o aparecimento de manchas no pulmão, principalmente nos casos mais graves da infecção, em que também são notados outros sintomas, como dificuldade para respirar, cansaço excessivo e dor no peito, por exemplo. Veja outros sintomas de COVID-19.

O que fazer: em caso de suspeita de COVID-19 é recomendado consultar um clínico geral, pneumologista ou infectologista para uma avaliação e iniciar o tratamento mais apropriado, que pode envolver o uso de medicamentos como dipirona, antivirais específicos e, nos casos graves, pode ser necessário permanecer no hospital. Veja como é tratamento da COVID-19.

4. Tumor benigno

Os tumores benignos, como fibromas e hamartomas, são causados pelo crescimento de diferentes tipos de células do corpo e podem ocorrer nos pulmões, resultando em manchas semelhantes a nódulos que geralmente são identificadas na radiografia de tórax. Entenda mais sobre o nódulo no pulmão.

No entanto, normalmente não causam sintomas e, por isso, geralmente são descoberto apenas após exames de rotina.

O que fazer: quando há suspeita de tumor, é importante consultar um pneumologista para uma avaliação, que pode envolver outros exames como a tomografia computadorizada e a biópsia, que geralmente confirma se a mancha é causada por um tumor benigno, neste caso não necessitando de nenhum tratamento específico.

5. Malformação de vasos

A malformação de vasos podem causar manchas no pulmão, normalmente não provocando outros sintomas. Além disso, estas alterações podem estar presentes desde o nascimento, podendo ser identificadas apenas em exames de rotina. Nos casos mais graves, podem existir sintomas como falta de ar e tosse.

O que fazer: quando há suspeita de malformação de vasos no pulmão, é importante consultar um pneumologista para uma avaliação. Embora nem sempre seja necessário tratamento, quando indicado pode envolver a embolização para fechar os vasos que causam a alteração. 

6. Câncer pulmonar

Embora seja mais raro, o câncer no pulmão e também pode causar manchas no pulmão, que é normalmente acompanhada por alguns sintomas como tosse persistente, sensação de falta de ar, sangue no catarro e perda de peso. Veja outros sinais que podem ajudar a identificar o câncer de pulmão.

O que fazer: é recomendado consultar um pneumologista em caso de suspeita de câncer de pulmonar, para que sejam realizados exames que ajudem a confirmar a malignidade e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver a remoção por meio de cirurgia e quimioterapia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em agosto de 2022. Revisão médica por Dr. Gonzalo Ramirez - Clínico Geral e Psicólogo, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Solitary Pulmonary Nodule. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK556143/>. Acesso em 19 ago 2022
  • STATPEARLS. Pulmonary Arteriovenous Malformation. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK560696/>. Acesso em 19 ago 2022
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Lung Cancer. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482357/>. Acesso em 19 ago 2022
  • NATARAJAN, Arvind et al. A systemic review on tuberculosis. Indian J Tuberc. Vol.67, n.3. 295-311, 2020
  • SILVA, Isabela S; MULLER, Nestor L. Case 70. The Teaching Files: Chest. 140-141, 2010
  • STATPEARLS. Features, Evaluation, and Treatment of Coronavirus (COVID-19). 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554776/>. Acesso em 19 ago 2022
  • NIH COVID-19 TREATMENT GUIDELINES. Clinical Management of Adults Summary. Disponível em: <https://www.covid19treatmentguidelines.nih.gov/management/clinical-management-of-adults/clinical-management-of-adults-summary/?utm_source=site&utm_medium=home&utm_campaign=highlights>. Acesso em 19 ago 2022
  • KOO, Hyun J. et al. Radiographic and CT Features of Viral Pneumonia. RadioGraphics. Vol.38, n.3. 719-739, 2018
  • STATPEARLS. Tuberculosis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK441916/>. Acesso em 19 ago 2022
  • STATPEARLS. Community-Acquired Pneumonia. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430749/>. Acesso em 19 ago 2022
Revisão médica:
Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
Clínico geral pela UPAEP com cédula profissional nº 12420918 e licenciado em Psicologia Clínica pela UDLAP nº 10101998.

Tuasaude no Youtube

  • PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

    08:37 | 10496 visualizações