Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê com 2 anos

A partir dos 24 meses, a criança já percebe que é alguém e passa a ter alguma noção de propriedade, mas não sabe expressar seus sentimentos, desejos e interesses.

Esta é a fase em que o bebê se torna difícil de controlar, com frequentes momentos de malcriações em que diz “isso é meu” ou “vá embora” e ainda não tem a sensibilidade para dividir as coisas. Além disso, a inteligência se desenvolve rapidamente e a criança passa a reconhecer mais facilmente as pessoas, sabe a utilidade dos objetos e repete expressões que os pais costumam falar.

Desenvolvimento do bebê com 2 anos

Peso do bebê com 2 anos

 MeninosMeninas
Peso12 a 12,2 kg11,8 a 12 kg
Altura85 cm84 cm
Tamanho da cabeça49 cm48 cm
Perímetro do tórax50,5 cm49,5 cm
Ganho de peso mensal150 g150 g

Sono do bebê com 2 anos

Aos dois anos, o bebê costuma precisar de cerca de 11 horas de sono durante a noite e de 2 horas de cochilos durante o dia.

É comum que ele ainda acorde assustado durante a noite, sendo necessário que os pais fiquem ao seu lado por algum tempo, mas sem levá-lo para dormir na cama dos pais, para evitar a dependência deste hábito. Veja 7 Dicas simples para ajudar seu filho a dormir mais rápido.

Desenvolvimento do bebê com 2 anos

Nesta fase, a criança começa a aprender a esperar e usar o seu próprio nome a se referir a si mesma, mas a fase egoísta da personalidade faz com que ela costume dar ordens aos outros, querer tudo à sua maneira, desafiar os pais e esconder os seus brinquedos para não dividi-los.

Entre as capacidades motoras, ela já é capaz de correr, mas sem conseguir parar de repente, ela já consegue andar em linha reta, na ponta dos pés ou de costas, pular nos dois pés, subir e descer escadas com o apoio do corrimão e a se sentar e se levantar rapidamente sem ajuda.

Além disso, o bebê aos 2 anos domina cerca de 50 a 100 palavras e começa a ligar duas palavras para pedir ou descrever algo, como “neném quer” ou “aqui bola”. As palavras já são ditas de forma mais clara e ele sabe o nome o local dos objetos de casa, sendo também capaz de reconhecê-los ao assistir programas na televisão ou na casa de amigos.

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Alimentação do bebê com 2 anos

A dentição do bebê devem estar completos entre os 2 anos e meio e os 3 anos de idade, quando deve ter um total de 20 dentes de leite. Nesta fase, a criança já consegue comer todo tipo de alimentos e o risco de desenvolver alergia alimentar é menor, sendo também a fase de retirar o hábito da chupeta e da mamadeira.

A habilidade de comer sozinha é aprimorada, e a criança pode usar colher ou garfo de dentes grossos para não se ferir. Além disso, é importante evitar alimentos ricos em gorduras e açúcares, como doces, chocolates, sorvetes e frituras, não sendo comendado adicionar açúcar nos sucos.

Para desenvolver um bom comportamento alimentar, deve-se variar os pratos e oferecer diversos tipos de alimentos, evitando fazer agrados, brigar ou ameaçar castigos na hora da refeição.

Para cuidar bem da alimentação do seu filho, veja o que O que não dar para o Bebê comer até os 3 anos.

Brincadeiras 

Esta é a fase ideal para ensinar a criança a escutar os outros com atenção, podendo-se utilizar 3 brincadeiras para isso:

  1. Sacudir um copo com pedras de gelo e pedir que ela preste atenção ao barulho;
  2. Abrir e fechar com força um livro, pedindo atenção ao som que ele faz;
  3. Sacudir uma campainha enquanto ela presta atenção.

Após ela ouvir os sons, deve-se repetir as 3 brincadeiras sem a criança ver qual o objeto utilizado, para que ela possa adivinhar o que está causando o barulho.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...