Desenvolvimento da criança com 2 anos: peso, sono e alimentação

junho 2022

A criança com 2 anos começa a ser mais independente, correndo, querendo subir em móveis e escadas sem ajuda e se orgulhando das novas conquistas. Além disso, a criança também já pode ter algumas habilidades, como levantar e sentar sem ajuda, falar palavras que mostram a vontade de evacuar ou urinar, indicando que já pode aprender a fazer xixi e cocô no vaso sanitário, ou penico.

Aos 2 anos, a criança já consegue formar frases com 2 a 4 palavras, mas ainda não sabe expressar bem os sentimentos, desejos e interesses, podendo, por isso, ter um comportamento mais desafiador, não querendo dividir os brinquedos com outras crianças e fazendo o que lhe foi pedido para não fazer, por exemplo.

É importante lembrar que o desenvolvimento da fala, o sono e as brincadeiras da criança é individualizado. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento da criança, é recomendado realizar uma consulta com o pediatra.

Peso da criança

A tabela a seguir indica o intervalo de peso ideal da criança com 2 anos, assim como outros parâmetro importantes como altura e perímetro cefálico, segundo a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

9,8 a 15,3 kg

9 a 14,9 kg

Altura

81,8 a 94,9 cm

80 a 92,9 cm

Perímetro cefálico

46,9 a 49,5 cm

46,8 a 48,5 cm

Ganho de peso mensal

150 g

150 g

Se a criança apresentar valores acima ou abaixo desses intervalos, é recomendado passar por uma consulta com o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Sono da criança

O sono é essencial para o crescimento e o desenvolvimento da criança com 2 anos, que costuma dormir cerca de 11 horas durante a noite e entre 1 hora e meia e 2 horas, em um cochilo durante o dia.

Algumas crianças ainda podem acordar durante a noite, sendo aconselhado que os pais, ou responsáveis, verifiquem a fralda, a temperatura, ou conversem com voz calma e baixa com a criança até ela se acalmar. Aos poucos a criança vai se acostumando a dormir sozinha e, se acordar durante a noite, aprenderá a pegar no sono sozinha. Veja algumas dicas para ajudar a criança a dormir bem.

É importante ressaltar que não é recomendado levar a criança para dormir na cama dos pais, ou responsáveis, porque isso aumenta o risco de acidentes, como quedas e sufocamento, além de favorecer a insegurança e dependência da criança.

Desenvolvimento da criança com 2 anos

A criança com 2 anos começa a correr, pular com os dois pés e subir em móveis e escadas sem ajuda, se orgulhando de suas novas conquistas.

Nesta fase, a criança também pode ter algumas habilidades, como andar, levantar e sentar sem ajuda, saber puxar as roupas para cima e para baixo, e falar algumas palavras que mostram a vontade de evacuar ou urinar, indicando que já podem aprender a fazer xixi e cocô no vaso sanitário, ou penico. Veja como ensinar a criança a usar o penico.

A criança com 2 anos já consegue formar frases com 2 a 4 palavras, já conhece o nomes das pessoas e as partes do corpo, entende orientações simples, como “pegue os sapatos e coloque na gaveta” e repete algumas palavras que escuta em uma conversa.

No entanto, a criança ainda não sabe expressar bem os sentimentos, desejos e interesses, podendo, por isso, pode ter um comportamento mais desafiador, dizendo muitos "nãos", escondendo brinquedos para não emprestar a outras crianças e fazendo o que lhe foi pedido para não fazer, por exemplo.

Crise dos 2 anos

A crise dos 2 anos é uma alteração que pode acontecer no comportamento de algumas crianças nesta fase. Isso acontece porque aos 2 anos a criança começa a ter um grande desejo de independência. No entanto, ao mesmo tempo, a criança aprende que existem algumas regras que devem ser cumpridas.

Esse desejo de descobrir o mundo ao seu redor, impedido pelas regras impostas pelos adultos, pode gerar frustração, levando a criança a contrariar as ordens dadas pelos pais, ou responsáveis, a fazer birras e a beliscar outras crianças, por exemplo.

Algumas sugestões para ajudar os pais, ou responsáveis, nesta fase da criança são:

  • Quando a criança ficar nervosa, tentar manter a calma, direcionando a atenção da criança para outro lugar, situação ou pessoa;
  • Não ceder às exigências da criança, quando fizer birra, para evitar que ela repita esse comportamento outras vezes;
  • Evitar dar longas explicações sobre o porquê do mau comportamento da criança enquanto ela estiver nervosa, pois ela pode não compreender e ficar mais nervosa;
  • Se estiver na rua, respirar fundo, responder com calma e levar a criança para um local mais reservado até ela se acalmar;
  • Elogiar sempre que a criança tiver um bom comportamento;

Entender e respeitar que esse comportamento é apenas uma mudança que a criança está passando, pode ajudar a cultivar a paciência e a calma para lidar melhor com essas situações.

Alimentação da criança

A criança com 2 anos já possui todos os dentinhos e, por isso, pode comer as mesmas refeições da família, fazendo 6 refeições ao dia, incluindo 3 papas de frutas no café da manhã e nos lanches da manhã e da tarde, e 2 papas "salgadas", feitas com vegetais, cereais, tubérculos, leguminosas e proteínas, no almoço e no jantar, como explicado a seguir:

  • Café da manhã: 1 porção de fruta fresca + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral;
  • Lanche da manhã: 1 porção de fruta fresca + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral;
  • Almoço e jantar: 1 colher de sopa de cereais, como arroz ou macarrão, ou tubérculos, como inhame e batata doce + 2 colheres de sopa de vegetais, como chuchu, abóbora e espinafre + 2 colheres de sopa de leguminosas, como feijão + 1 colher de sopa de proteína, como carne, peixe ou ovo;
  • Lanche da tarde: 1 porção de fruta fresca + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral;
  • Ceia: leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral.

Além disso, é importante também evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, como doces, chocolates, sorvetes e frituras, que podem contribuir para a formação de hábitos alimentares inadequados, favorecendo o surgimento de doenças como diabetes e obesidade na infância ou adolescência.

Ingestão de água

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que sejam oferecidos 1,3 litros de água por dia para a criança com 2 anos, considerando a quantidade de água presente no leite materno, no leite de vaca e a água pura.

É importante que a água pura seja sempre filtrada ou fervida, devendo ser dada em um copo ou xícara, distribuída ao longo do dia e entre as refeições da criança.

Brincadeiras e atividades para a criança

As brincadeiras são fundamentais para estimular a imaginação, a criatividade e a capacidade de interagir e se comunicar da criança. Algumas brincadeiras e atividades para a criança com 2 anos são:

  • Deixar a criança brincar com pazinhas, galhos, pedrinhas, pequenos potes e peneiras, na areia de uma pracinha, na praia, ou, com recipientes plásticos com areia limpa. Sentar próximo e ensinar a criança a fazer diferentes desenhos na areia, usando também os pés, as mãos e os dedos;
  • Fazer um jogo de encaixe, desenhando algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado, em uma folha de papel e, em outra folha, desenhar as mesmas formas. Recortar e pedir para a criança encaixar as formas nos lugares certos.

Outra atividade sugerida para a criança com 2 anos é a leitura de livros com histórias simples e imagens para ajudar a estimular a memória, a visão e a audição, podendo-se apontar para as figuras e perguntar o nome dos animais ou objetos para a criança.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr.ª Sani Santos Ribeiro - Pediatra e Pneumologista infantil, em junho de 2022.

Bibliografia

  • CLEVELAND CLINIC. Tips to Help You Survive Your Toddler’s ‘Terrible Twos’. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/tips-help-you-survive-your-toddlers-terrible-twos/>. Acesso em 24 fev 2022
  • FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL. Fundamentos do desenvolvimento infantil: da gestação aos 3 anos. 2013. Disponível em: <https://www.fmcsv.org.br/en-US/biblioteca/fundamentos-do-desenvolvimento-infantil---da-gestacao-aos-3-anos/>. Acesso em 14 abr 2021
Mostrar bibliografia completa
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) E SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA (SBU). Treinamento esfincteriano - Manual de Orientação. 2019. Disponível em: <https://portaldaurologia.org.br/medicos/wp-content/uploads/2020/01/Treinamento_Esfincteriano-1.pdf>. Acesso em 24 fev 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Gráficos de Crescimento. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/endocrinologia/graficos-de-crescimento/>. Acesso em 24 fev 2022
  • SBP. Quantas horas por dia o bebê deve dormir?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/quantas-horas-por-dia-o-bebe-deve-dormir-1/>. Acesso em 24 fev 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Como fazer meu filho dormir melhor - Prevenção. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/como-fazer-meu-filho-dormir-melhor/>. Acesso em 24 fev 2022
  • MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Jogos e brincadeiras das culturas populares na Primeira Infância. 2019. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/CartilhaCriancaFeliz_web.pdf>. Acesso em 24 fev 2022
Revisão médica:
Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande com CRM nº 28364 e especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Tuasaude no Youtube

  • Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

    12:46 | 2011856 visualizações
  • O que fazer quando a criança não quer comer?

    03:08 | 820557 visualizações