10 pomadas para coceira na vagina (e como usar)
As pomadas para coceira na vagina, como miconazol, nistatina, isoconazol, dexametasona, metronidazol ou estrogênio, podem ser indicados...
As pomadas que podem ser usadas para ressecamento vaginal na menopausa devem ser lubrificantes ou conter hormônios. Os cremes vaginais com hormônios e alguns lubrificantes também podem ajudar a melhorar a perda de elasticidade e dor nas relações sexuais, comuns na menopausa.
Para saber qual pomada utilizar, o ideal é consultar um ginecologista, que irá fazer uma avaliação detalhada e orientar o melhor produto ou tratamento para acabar de vez com o desconforto.
Os lubrificantes vaginais podem ser usados sem necessidade de receita médica. Atuam sobre o ressecamento, sem interferir na integridade dos preservativos, mas podem causar alergia em algumas mulheres. Por isso, se sentir irritação ou incômodo após a aplicação, procure um ginecologista. Alguns exemplos de lubrificantes vaginais são o KY gel e o Isdin Woman Hidratante Vaginal gel-creme.
Já os cremes vaginais com hormônio devem ser receitados por um ginecologista, pois podem causar alguns efeitos colaterais e são contraindicados no caso de mulheres que já tiveram câncer de mama ou trombose, por exemplo.