A quantidade de plaquetas altera no caso de dengue?

“As plaquetas estão baixas no exame de sangue que fiz e tenho sentido bastante dor no corpo. Estou preocupada se pode ser dengue. A quantidade de plaquetas altera no caso de dengue?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

A dengue pode alterar a quantidade de plaquetas no sangue devido aos efeitos do vírus no organismo que podem resultar na diminuição da sua produção e/ou destruição no sangue, por exemplo. Assim, é comum a dengue causar uma diminuição na contagem de plaquetas.

Por isso, em alguns casos de dengue podem surgir pequenos pontinhos avermelhados na pele, conhecidos como petéquias, ou mesmo sangramentos, quando a queda das plaquetas no sangue é mais grave.

Além disso, a dengue normalmente causa outros sintomas como febre, náusea, dor de cabeça, vermelhidão na pele e/ou dor muscular e nas articulações. Conheça os principais sintomas de dengue.

Nossa recomendação
Para saber se a alteração na quantidade de plaquetas no seu exame pode indicar dengue, o ideal é consultar um infectologista ou clínico geral. Se necessário, o médico também pode indicar outros exames para confirmar se você está com dengue ou não.
Qual médico consultar: Infectologista
Marcar consulta
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Infectologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.