Posso tomar Benzetacil com dengue?

“Fui na urgência porque estou com febre e dor de garganta, e o médico me passou Benzetacil, mas estou preocupado se pode ser dengue. Uma pessoa com dengue pode tomar Benzetacil?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Infectologista perto de você

Uma pessoa com dengue pode tomar Benzetacil, mas não para o tratamento dessa doença. Este medicamento é um antibiótico e, portanto, é ineficaz contra a dengue, mas pode ser usado caso exista uma indicação médica adequada e não haja contraindicações.

O Benzetacil, ou benzilpenicilina benzatina, normalmente é indicado para tratamento de infecções bacterianas, como amigdalite ou sífilis, ou para profilaxia da febre reumática, por exemplo. Não há nenhuma indicação do uso de antibióticos para o tratamento da dengue. Conheça os remédios indicados e os contraindicados para dengue.

Assim, para saber os medicamentos que pode ou não tomar em caso de dengue, o ideal é consultar um infectologista ou clínico geral, que podem te orientar o tratamento mais adequado para o seu caso. Nenhum medicamento deve ser usado sem orientação médica.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Infectologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Posso tomar paracetamol com dengue?

O paracetamol, assim como a dipirona, é um dos medicamentos mais indicados para aliviar os sintomas da dengue. Entenda melhor se pode tomar paracetamol com dengue.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Posso tomar dipirona com dengue?

Quem está com dengue pode tomar dipirona, desde que não exista uma contraindicação e de acordo com a orientação médica. Entende melhor se pode tomar dipirona com dengue.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Benzetacil dá sono?

Este não é um efeito colateral habitual desse remédio, talvez esse sintoma tenha outra causa, esteja atenta a outros possíveis sinais e sintomas e...

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Posso usar Miosan para dormir?

Entenda se o Miosan pode ser usado para ajudar a dormir, em que casos está indicado e qual o médico que deve consultar caso tenha dificuldade de pegar no sono.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tomar vitamina B12 engorda?

A vitamina B12 normalmente não faz engordar. Porém, pode haver aumento do apetite em algumas pessoas. Entenda melhor porque a vitamina B12 pode afetar o peso e o que fazer caso isso esteja acontecendo.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tomar Rivotril engorda?

Apesar de parecer contraditório, o Rivotril tanto pode engordar como emagrecer. Entenda melhor como o Rivotril afeta o peso e o que fazer caso esteja engordando muito com o medicamento.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Remédios indicados e contraindicados para a dengue

Remédios indicados e contraindicados para a dengue

​Os remédios que podem ser usados para aliviar os sintomas da dengue e que geralmente são recomendados pelo médico são o paracetamol (Tylenol) e a dipirona (Novalgina), que ajudam a baixar a...

Imagem ilustrativa do artigo Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

As doenças psicossomáticas são condições desencadeadas por questões emocionais e que elevam ao aparecimento de sintomas físicos, como dor, falta de ar, tremores, palpitação, diarreia e alterações cerebrais, por exemplo. Saiba mais sobre as doenças psicossomática, sintomas, possíveis causas e como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Catarro verde: o que pode ser e o que fazer

Catarro verde: o que pode ser e o que fazer

O catarro verde pode surgir devido a infecção bacterianas, como sinusite, pneumonia ou COVID-19 grave, como uma resposta do sistema imunológico para combater a infecção, e estar acompanhada de outros sintomas como falta de ar ou tosse com catarro verde grosso. Veja outras causas de catarro verde e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo 4 doenças causadas pelo caramujo

4 doenças causadas pelo caramujo

Uma das principais doenças causadas pelo caramujo é a esquistossomose, conhecida popularmente por \"Barriga D\'Água\" que causa sintomas como fraqueza e barriga inchada. Veja outras doenças que podem ser transmitidas pelo caramujo e como se proteger.

Imagem ilustrativa do artigo Esquistossomose: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Esquistossomose: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d´água ou xistose, é uma doença causada por um parasita que pode ser encontrado em água de rios e lagos e que causa sintomas como febre, enjoos e inchaço da barriga. Entenda porque a doença acontece, quais os sintomas, o ciclo de vida e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

Infecção urinária, meningite, salmonelose e leptospirose são algumas das principais doenças causadas por bactérias. Conheça outras doenças causadas por bactérias, sintomas, tratamento e como pode ser feita a prevenção.

Imagem ilustrativa do artigo Esperma grosso: 7 causas e o que fazer

Esperma grosso: 7 causas e o que fazer

A consistência do esperma pode variar de pessoa para pessoa e ao longo da vida, o que é considerado normal, porém pode ser também indicativo de alterações na próstata, desequilíbrio hormonal ou infecções, sendo importante que o médico seja consultado. Conheça as principais causas de esperma grosso e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Sangue grosso: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sangue grosso: o que é, sintomas, causas e tratamento

O sangue grosso é o espessamento do sangue devido a alterações em proteínas ou células sanguíneas, o que aumenta o risco de complicações como AVC, infarto ou trombose, causando sintomas como dor de cabeça, dor no peito ou falta de ar. Veja outros sintomas do sangue grosso, causas, tratamento e complicações.