Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas de Mastite, principais sintomas e como tratar

A mastite corresponde à inflamação do tecido mamário que pode ser seguida ou não de infecção, sendo mais frequente de acontecer em mulheres durante a amamentação, o que gera dor, desconforto e inchaço da mama.

Apesar de ser mais comum durante a amamentação, a mastite também pode acontecer em homens e em mulheres saudáveis ou que não estão em fase de aleitamento, podendo ser devido ao uso de sutiã apertado, estresse ou alterações hormonais, por exemplo.

Causas de Mastite, principais sintomas e como tratar

Causas de Mastite

A mastite fora da amamentação pode acontecer como consequência de alterações hormonais, principalmente no período pós-menopausa, já que os ductos mamários podem ficar obstruídos por células mortas, o que favorece a proliferação de bactérias, resultando nos sintomas da mastite.

Além disso, o suor excessivo, o uso de sutiã muito apertado, estresse, má nutrição e o carcinoma inflamatório, por exemplo, também podem levar à inflamação do tecido mamário e surgimento dos sintomas.

Alguns fatores também podem favorecer a mastite, como por exemplo doenças crônicas, AIDS, que leva à maior fragilidade do sistema imunológico, e diabetes, pois assim há maior propensão de infecção por bactérias e agravamento dos sintomas.

Principais sintomas

Os principais sintomas indicativos de mastite são:

  • Dor no peito;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão local;
  • Aumento local da temperatura;
  • Mal estar;
  • Náusea e vômitos;
  • Febre, que é mais comum quando há infecção associada.

É importante que a mastite seja identificada e tratada rapidamente, principalmente se houver infecção, pois assim é possível evitar complicações, como septicemia ou formação de abscesso mamário, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de mastite.

Como é feito o tratamento

O tratamento para mastite deve ser feito de acordo com a recomendação do médico, sendo normalmente recomendado o repouso de o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como o Paracetamol e o Ibuprofeno, para reduzir e aliviar os sintomas.

No caso de haver infecção associada, deve ser indicado pelo médico o uso de antibióticos para tratar a infecção, sendo normalmente indicado o uso do antibiótico por cerca de 10 a 14 dias de acordo com o microrganismo causador da infecção. Entenda como é feito o tratamento para mastite.

Bibliografia >

  • MAYO CLINIC. Mastitis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/mastitis/symptoms-causes/syc-20374829>. Acesso em 11 Mar 2019
  • WEBMD. Breast Infection. Disponível em: <https://www.webmd.com/women/guide/breast-infection#1>. Acesso em 11 Mar 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem