Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a massagem tailandesa e para que serve

Novembro 2019

A massagem tailandesa, também conhecida como thai massagem, promove bem-estar físico e emocional e está associada a muitos benefícios à saúde como redução do estresse, alívio de dores e melhora da circulação sanguínea.

Este tipo de massagem é uma prática antiga, com origem na Índia, e utiliza técnicas suaves de alongamento, focando-se nos principais pontos energéticos do corpo para liberar a energia bloqueada, melhorando a dor e o desconforto, gerando sensação de relaxamento.

Durante as sessões de massagem tailandesa a pessoa participa ativamente dos movimentos, diferente das práticas de shiatsu e massagem sueca, em que a pessoa fica deitada na cama. Entretanto, é necessário que pessoas com problemas de coração ou doenças na coluna consultem o médico antes de fazer esse tipo de massagem.

O que é a massagem tailandesa e para que serve

Como é feita 

A massagem tailandesa é baseada na ideia de que o corpo é composto de canais de energia que estão localizados em diferentes partes do corpo como músculos, ossos, sangue e nervos. Essa energia pode estar bloqueada e provocar doenças, rigidez e dores no corpo, além de afetar a mente e a consciência, por isso essa massagem pode ser benéfica, pois libera esses canais de energia que estão bloqueados.

Durante a sessão da massagem tailandesa a pessoa fica sentada no chão e o massoterapeuta pode fazer vários movimentos com as mãos, pés e até cotovelos, sendo importante utilizar roupas leves e confortáveis. 

Após uma massagem tailandesa, a pessoa pode se sentir muito relaxada, no entanto, é importante levar em consideração que os músculos foram trabalhados, alongados e estimulados e por isso, é necessário descansar e beber muita água.

A quantidade de sessões depende de cada pessoa e da indicação do massoterapeuta, mas é possível incorporar algumas técnicas da massagem tailandesa no dia-a-dia, como o alongamento e relaxamento.

Para que serve

Alguns estudos científicos comprovaram que a massagem tailandesa traz muitos benefícios à saude como redução do estresse, diminuição da tensão muscular, melhora da circulação sanguínea, alívio de dores lombares e na cabeça.

Este tipo de massagem é muito recomendada para pessoas com dificuldades de dormir e que estão sempre nervosas, pois auxilia no relaxamento do corpo e na liberação de substâncias ligadas ao bem-estar.

Além disso, outros benefícios da massagem tailandesa foram identificados como redução dos sintomas de neuropatia periférica, uma complicação muito comum no diabetes, e em alguns casos, também pode ser usada para tratar lesões de atletas esportivos.

Quem não deve fazer

A massagem tailandesa pode ser feita por pessoas de qualquer idade, porém pessoas com infecções, osteoporose, problemas graves na coluna e doenças não controladas do coração devem consultar o médico antes de iniciar as sessões, para saber se pode ou não fazer, e para que sejam recomendados quaisquer cuidados específicos.

Nestes casos, é importante seguir as indicações médicas pois, mesmo que o massoterapeuta ajuste a intensidade dos movimentos, se a pessoa que tiver algum destes problemas de saúde fizer a massagem tailandesa pode ter piora dos sintomas.

Bibliografia >

  • MACSWEEN, Alasdair et al. A randomised crossover trial comparing Thai and Swedish massage for fatigue and depleted energy.. J Bodyw Mov Ther. Vol.22, n.3. 817-828, 2018
  • DAMAPONG, Peerada et al. A Randomized Controlled Trial on the Effectiveness of Court-Type Traditional Thai Massage versus Amitriptyline in Patients with Chronic Tension-Type Headache. Evid Based Complement Alternat Med. Vol.2015. 930175, 2015
  • SRIPONGNGAM, Thanarat et al. Immediate Effects of Traditional Thai Massage on Psychological Stress as Indicated by Salivary Alpha-Amylase Levels in Healthy Persons. Med Sci Monit Basic Res. Vol.21. 216-221, 2015
  • JUNTAKARN, Chantip et al. The Effectiveness of Thai Massage and Joint Mobilization. Int J Ther Massage Bodywork. Vol.2, n.2. 3-8, 2017
  • GOLD, Richard. Thai Massage. 2.ed. Elsevier, 2007. 125-130.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem