Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 excelentes hidratantes caseiros para o rosto

Outubro 2020

Os hidratantes caseiros para o rosto, também conhecidos como máscaras faciais, são uma forma de manter a pele mais íntegra, macia e hidratada, isso porque os ingredientes usados para fazer os hidratantes possuem vitaminas e minerais que penetram na pele e promovem a limpeza dos poros e a eliminação de células mortas.

Para que as máscaras faciais tenham o efeito desejado, é recomendado que sejam utilizadas de duas a três vezes por semana e antes de fazer a aplicação, lavar o rosto com água e deixar a máscara por 10 a 30 minutos. Em seguida, é recomendado tirar a máscara com água fria e secar o rosto com uma toalha macia. Caso durante a aplicação ou após notar que a pele está irritada, vermelha ou coçando, é recomendado não usar mais essa máscara caseira, uma vez que algum dos componentes pode estar desencadeando uma reação alérgica.

Algumas opções de hidratantes caseiros para o rosto são:

1. Mel, Aloe vera e alfazema

4 excelentes hidratantes caseiros para o rosto

A máscara facial com mel, Aloe vera, também conhecida como babosa, e alfazema ajuda a hidratar, resfriar e a cicatrizar a pele, promovendo o crescimento de novas células e uma sensação de alívio e frescura da pele, sendo principalmente indicada para peles secas. Essa ação é principalmente devido à ação da Aloe vera, que possui propriedades nutritivas, regeneradora e hidratante, além de ser capaz de eliminar os radicais livres e, assim, evitar o envelhecimento da pele. Confira outros benefícios da Aloe vera.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de mel;
  • 2 colheres (de chá) de gel de babosa;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes, lavar o rosto com água fria e em seguida aplicar a máscara no rosto e manter durante 20 minutos. Para tirar a máscara, lavar o rosto com água fria.

Outra opção de uso da babosa em uma máscara facial é com o pepino, já que esse vegetal tem grande potencial hidratante e antioxidante, podendo também ser utilizado na hidratação da pele. Para fazer essa máscara basta misturar meio pepino com 2 colheres de babosa e aplicar na pele, deixando atuar por cerca de 30 minutos e depois remover com água fria.

2. Chá verde, cenoura e iogurte

4 excelentes hidratantes caseiros para o rosto

Uma excelente máscara facial para manchas é a mistura de cenoura, iogurte e mel, pois as vitaminas presentes nessa máscara além de promover a hidratação da pele também a protegem contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo o aparecimento de rugas e manchas na pele. No entanto, apesar de prevenir os efeitos do sol, é importante que o protetor solar seja usado diariamente.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de infusão de chá verde;
  • 50 g de cenoura ralada;
  • 1 embalagem de iogurte natural;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até obter um creme uniforme. Aplicar a máscara no rosto e pescoço, deixando agir durante 20 minutos. Depois lavar o rosto com água e secar com uma toalha macia.

3. Aveia e iogurte

4 excelentes hidratantes caseiros para o rosto

A máscara facial de iogurte com aveia e argila cosmética é indicada principalmente para limpar a pele com acne, isso porque a aveia e o iogurte ajudam a hidratar e a remover as células mortas presentes na pele, enquanto que a argila cosmética remove o excesso de oleosidade da pele.

Além disso, pode ser incluída nessa máscara 1 gota do óleo essencial de gerânio, que tem ação adstringente e tônico da pele, combatendo as imperfeições e os sinais de envelhecimento.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de flocos de aveia;
  • 1 colher (de sopa) de iogurte natural;
  • 1 colher (de chá) de argila cosmética;
  • 1 gota de óleo essencial de gerânio.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes num recipiente e misturar até obter uma mistura homogênea. Depois espalhar a máscara no rosto e deixar atuar durante 15 minutos. Depois deve lavar com água fria e hidratar a pele com creme hidratante com vitamina C, sem óleo. 

4. Iogurte, argila, zimbro e alfazema

4 excelentes hidratantes caseiros para o rosto

Uma boa máscara caseira para pele oleosa é a mistura de iogurte, argila cosmética, alfazema e zimbro, pois essas substâncias ajudam a absorver e regular a quantidade de óleo na pele.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de iogurte natural;
  • 2 colheres (de chá) de argila cosmética;
  • 1 gota de óleo essencial de zimbro;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e misturar bem. Depois lavar a pele com água morna e aplicar a máscara no rosto. Deixar fazer efeito durante 15 minutos e depois voltar a lavar a pele com água fresca e hidratar.  

Bibliografia >

  • PERIASAMY, Gomathi et al.. Cosmetic use of aloe vera - a review. World Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences. Vol.3. 442-449, 2014
  • QADIR, M. Imran. Medicinal and Cosmetological Importance of Aloe vera. International Journal of Natural Therapy. Vol.2. 21-24, 2009
  • EDIRIWEERA, E.; PREMARATHNA, N. Medicinal and cosmetic uses of Bee’s Honey - A review. AYU |Apr-Jun 2012 | Vol 33 | Issue 2. Vol 33. 2 ed; 178-182, 2012
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem