Argila verde: para que serve, benefícios (e como usar)

Atualizado em agosto 2023

A argila verde, também conhecida como montmorilonita, pode ser aplicada no rosto ou nos cabelos e é um tipo de argila utilizado no tratamento de rugas, vasinhos na pele, pele oleosa, manchas, cabelos fracos e dor na coluna, por exemplo.

Existem diferentes tipos de argila, sendo a argila verde uma das mais utilizadas com fins medicinais e estéticos, o que é conhecido como argiloterapia. Entenda melhor o que é argiloterapia e como é feita.

Em caso de dúvidas sobre o uso de argila verde, é recomendado consultar um dermatologista, que pode orientar quanto aos cuidados que se deve ter com qualquer tipo de pele e os produtos mais indicados para cada um.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A argila verde é indicada para:

  • Clarear a pele, removendo manchas;
  • Diminuir rugas, celulite e flacidez da pele;
  • Eliminar vasinhos sanguíneos e pequenas varizes na pele;
  • Fortalecer e estimular o crescimento dos cabelos;
  • Auxiliar na cicatrização de feridas e assaduras;
  • Manter o bronzeado da pele;
  • Aliviar a dor, em caso de bursite, lombalgia ou dor de cabeça;

Devido sua capacidade de regular a oleosidade da pele, a argila verde é especialmente indicada para peles oleosas e/ou com acne. Conheça os principais tipos de pele e como cuidar.

Benefícios da argila verde

Os principais benefícios da argila verde são:

1. Regula a oleosidade da pele

A argila verde apresenta atividade seborreguladora, auxiliando no controle da produção de óleo pelas glândulas da pele, devido a sua composição.

2. Favorece a cicatrização

Devido à presença de alumínio e zinco na sua composição, a argila verde apresenta propriedades cicatrizantes. Pode ser usada em combinação com a argila branca para potencializar os seus efeitos cicatrizantes. Conheça também os benefícios da argila branca.

3. Ajuda a manter a pele firme

A argila de cor verde apresenta minerais, como silício, manganês e magnésio, na sua composição, que favorecem a saúde da pele e a produção de colágeno, ajudando a manter a pele firme. Veja dicas para evitar a flacidez do corpo.

4. Age como um esfoliante

A argila verde tem uma ação esfoliante suave quando aplicada na pele, o que ajuda a remover a camada de células mortas da pele e eliminar manchas.

5. Estimula a circulação sanguínea

Devido a sua composição, a argila verde tem a capacidade de isolar a pele, conservando o calor e estimulando o relaxamento de vasos sanguíneos, o que melhora a circulação sanguínea e favorece a eliminação de substâncias tóxicas da pele.

Como usar

A argila verde pode ser usada no cabelo, rosto ou em outras partes do corpo, podendo ser aplicada como uma máscara facial, pasta ou compressa preparada por meio da adição de água ao pó da argila. Dependendo da sua indicação, pode também ser misturada a polpas ou extratos de frutas específicas e argilas de outras cores para potencializar seus efeitos.

A argila verde pode ser usada da seguinte forma, de acordo com a sua indicação:

  • Fortalecer os cabelos e estimular o crescimento: misturar a pasta de argila verde com vinagre de maçã e aplicar por todo o couro cabeludo 2 a 3 vezes por semana;
  • Clarear manchas na pele: misturar a argila verde em pequena quantidade de água até que se forme uma pasta homogênea. Aplicar a pasta sobre a mancha e deixar agir por 90 minutos, diariamente. Para remover a pasta, lavar a pele em água corrente;
  • Suavizar rugas no rosto: aplicar uma mistura de argila verde, extrato de tomate e mel sobre as rugas, deixando agir por 60 minutos. Depois, remover com um algodão umedecido em água. Repetir a aplicação diariamente;
  • Eliminar vasinhos sanguíneos: preparar a argila verde com vinagre de maçã e aplicar sobre a parte do corpo afetada, deixando agir por 90 minutos. Repetir a aplicação diariamente e, após o desaparecimento dos vasinhos na pele, continuar por mais 15 dias;
  • Dor na coluna: aplicar uma camada grossa de uma pasta de argila verde aquecida sobre a parte da coluna afetada. Deixar agir por 90 minutos e remover usando água de gengibre morna. Repetir a aplicação até perceber alívio da dor;
  • Cicatrizar assaduras: Preparar a argila verde com chá morno ou frio da planta cipó azougue. Aplicar sobre a pele afetada, deixar agir por 45 a 60 minutos e realizar a remoção com o próprio chá ou água fria. Repetir a aplicação até notar alívio da dor.

Além disso, a argila verde também pode ser usada na forma de compressas para alívio da dor em caso de dor de cabeça ou bursite, por exemplo.

Cuidados ao usar

Crianças, gestantes e idosos possuem a pele mais delicada e, por isso, devem utilizar argila verde somente com orientação de um dermatologista. Em caso de doenças, como diabetes, deve-se ter cuidado devido ao risco de lesões na pele. Além disso, não é recomendado aplicar a argila verde diretamente sobre feridas abertas. Neste caso, deve-se usar a pasta somente ao redor do ferimento para auxiliar na cicatrização.

Vídeos relacionados