Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode levar alguém a engasgar

O engasgamento é uma situação rara, mas que pode colocar a vida em risco, já que pode tampar as vias respiratórias e impedir que o ar chegue nos pulmões. Algumas situações que podem levar alguém a engasgar são:

  • Beber líquidos muito rápido;
  • Não mastigar os alimentos adequadamente;
  • Comer deitado ou recostado;
  • Engolir chicletes ou balas;
  • Engolir pequenos objetos, como peças de brinquedos, tampas de caneta, pequenas pilhas ou moedas.

Os alimentos que normalmente têm maior risco de engasgar são o pão, a carne e os grãos, como feijão, arroz, milho ou ervilhas e, por isso, devem ser bem mastigados antes de se engolir, para que não corram o risco de ficar presos na garganta ou ir para as vias aéreas.

Embora na maior parte dos casos, o engasgamento passe após tossir, existem situações mais graves nas quais a tosse não consegue empurrar o que está impedindo a respiração. Nesses casos, a pessoa engasgada fica com muita dificuldade para respirar, com o rosto arroxeado e pode até mesmo desmaiar. Veja o que fazer quando alguém engasgar:

O que pode causar engasgamento frequente

O engasgamento frequente, com saliva ou até mesmo com a água, é uma condição conhecida como disfagia, que acontece quando surge relaxamento, enfraquecimento e descoordenação dos músculos utilizados para engolir.

Embora seja mais comum em idosos, devido ao envelhecimento natural, a disfagia também pode surgir em pessoas mais novas, mas, nesses casos, pode ter várias causas, desde problemas mais simples como refluxo, até situações mais graves, como problemas neurológicos ou até câncer da garganta. Saiba mais sobre a disfagia e como tratar.

Assim, sempre que se identifica que se está engasgando com muita frequência é importante ir ao clínico geral para avaliar os sintomas e identificar o problema, iniciando o tratamento mais adequado.

Como evitar ficar engasgado

O engasgamento é mais frequente em crianças, por isso, nesses casos é recomendado:

  • Não oferecer alimentos muito duros ou comidas difíceis de mastigar;
  • Cortar os alimentos em pedaços pequenos para que possam ser engolidos inteiros, se necessário;
  • Ensinar a criança a mastigar bem os alimentos antes de engolir;
  • Não comprar brinquedos com peças muito pequenas, que possam ser engolidas;
  • Evitar guardar objetos pequenos, como botões ou pilhas, em locais de fácil acesso para a criança;
  • Não deixar que a criança brinque com balões de festa, sem supervisão de um adulto.

No entanto, o engasgamento também pode acontecer em adultos e idosos, sendo que, nesses casos, as dicas mais importantes são cortar a comida em pedaços pequenos, mastigar bem antes de engolir, colocar pouca quantidade de comida na boca e identificar se existem peças soltas em dentaduras ou aparelhos dentários, por exemplo.

Já no caso de pessoas que não conseguem mastigar corretamente ou estão acamadas, deve-se ter cuidado com o tipo de dieta, já que o uso de alimentos sólidos pode causar facilmente um engasgamento. Veja como deve ser a alimentação de pessoas que não conseguem mastigar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...