Engasgar com a saliva: por que acontece e o que fazer

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
março 2022

O engasgamento com saliva é uma situação desconfortável, já que há uma pequena obstrução das vias aéreas, o que faz com que a pessoa tussa frequentemente. O engasgamento com saliva pode acontecer devido à uma alteração momentânea no funcionamento da epiglote, que permanece aberta quando a pessoa vai engolir a saliva, ou ser consequência da disfagia, que é a dificuldade para engolir líquidos e alimentos.

O engasgamento é uma situação rara, mas que pode colocar a vida em risco, já que pode tampar as vias respiratórias e impedir que o ar chegue nos pulmões. Além de poder acontecer devido à aspiração da saliva, o engasgamento pode também ser consequência da mastigação incorreta dos alimentos, comer deitado ou engolir pequenos objetos, por exemplo. Conheça mais sobre as causas do engasgo

Por que acontece

O engasgamento frequente com saliva é normalmente consequência da disfagia, que acontece quando surge relaxamento, enfraquecimento e descoordenação dos músculos utilizados para engolir, levando à dificuldade de deglutição e aumentando a chance de aspiração da saliva. Conheça mais sobre a disfagia.

Embora seja mais comum em idosos, devido ao envelhecimento natural, a disfagia também pode surgir em pessoas mais novas, mas, nesses casos, pode ter várias causas, desde problemas mais simples como refluxo, até situações mais graves, como problemas neurológicos ou até câncer da garganta. Além disso, o engasgamento com saliva pode ser uma situação pontual devido à disfunção momentânea da epiglote.

Assim, sempre que se identifica que se está engasgando com muita frequência é importante ir ao clínico geral para avaliar os sintomas e identificar o problema, iniciando o tratamento mais adequado.

O que fazer

Caso o engasgamento com saliva ser consequência da disfagia, é importante que o tratamento seja feito de acordo com a orientação do médico, que pode indicar a realização de exercícios para fortalecer a musculatura envolvida na deglutição. No entanto, caso seja verificado pelo médico que a deglutição da saliva está associada com outros fatores, é importante que seja identificada a causa para que seja iniciado o tratamento mais adequado.

Como evitar ficar engasgado

Para evitar que o engasgamento aconteça com frequência, é importante ter alguns cuidados, principalmente no caso das crianças, sendo recomendado:

  • Não oferecer alimentos muito duros ou comidas difíceis de mastigar;
  • Cortar os alimentos em pedaços pequenos para que possam ser engolidos inteiros, se necessário;
  • Ensinar a criança a mastigar bem os alimentos antes de engolir;
  • Não comprar brinquedos com peças muito pequenas, que possam ser engolidas;
  • Evitar guardar objetos pequenos, como botões ou pilhas, em locais de fácil acesso para a criança;
  • Não deixar que a criança brinque com balões de festa, sem supervisão de um adulto.

No entanto, o engasgamento também pode acontecer em adultos e idosos, sendo que, nesses casos, as dicas mais importantes são cortar a comida em pedaços pequenos, mastigar bem antes de engolir, colocar pouca quantidade de comida na boca e identificar se existem peças soltas em dentaduras ou aparelhos dentários, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em março de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em outubro de 2019.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • O que fazer se alguém ENGASGAR

    01:39 | 80229 visualizações