Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser a mancha na língua e como tratar

O aparecimento de manchas na língua normalmente estão relacionado com maus hábitos de higiene bucal, o que pode resultar em manchas escuras ou brancas, por exemplo, sendo nessa última situação também poder ser indicativo da presença excessiva de microrganismos na boca.

Para evitar as manchas na língua, o mais recomendado é melhorar a escovação dos dentes e da língua. Caso a mancha não desapareça mesmo com a melhora dos hábitos de higiene ou caso surjam outros sintomas, é importante ir ao dentista para que seja identificada a causa da mancha na língua e possa ser iniciado o melhor tratamento.

O que pode ser a mancha na língua e como tratar

1. Falta de higienização

A falta de higienização ou higienização inadequada da boca pode levar ao aparecimento de manchas escuras ou brancas na boca, além de ser acompanhada de mal cheiro e formação de placas bacterianas, por exemplo.

O que fazer: Para eliminar as manchas escuras ou brancas causadas pela falta de escovação dos dentes, é recomendado melhorar a higienização bucal, escovando a língua, com movimentos de trás para frente, pelo menos 2 vezes por dia e usando um enxaguante bucal que deve ser recomendado pelo dentista. Veja como melhorar a higienização da boca.

2. Língua geográfica

A língua geográfica é uma alteração da língua caracterizada pela presença de manchas vermelhas, lisa e irregulares na língua e que não representam qualquer risco para a pessoa. Em alguns casos, a língua geográfica pode causar dor, queimação e desconforto, principalmente após o consumo de bebidas ou comidas quentes, picantes ou ácidas, por exemplo.

O que fazer: No caso de língua geográfica, é importante ir ao dentista para que seja indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides, enxaguantes bucais ou uso de pomadas anestésicas, por exemplo. O tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas, por isso é importante evitar o consumo dos alimentos que possam desencadear os sintomas. Entenda como é feito o tratamento para língua geográfica.

3. Queimaduras

Comer alimentos muito picantes ou muito quentes pode queimar a língua, o que pode resultar no aparecimento de manchas vermelhas na língua, além de deixá-la levemente inchada, dolorida e sensível.

O que fazer: Nessa situação, é recomendado tomar um sorvete, chupar gelo ou mascar um chiclete de menta, por exemplo, pois aliviam os sintomas e melhoram o desconforto. Confira 5 remédios caseiros para língua inchada.

O que pode ser a mancha na língua e como tratar

4. Alimentação

O consumo frequente ou em excesso de café e chás, por exemplo, pode levar ao aparecimento de manchas escuras na língua, não sendo indicativo de qualquer outro problema grave.

O que fazer: Nesses casos a recomendação é melhorar os hábitos de higiene bucal para que as manchas escuras desapareçam com facilidade.

5. Excesso de microrganismos na boca

A presença de fungos e bactérias em excesso na boca também pode provocar o aparecimento de manchas brancas na língua. Normalmente isso acontece quando o sistema imunológico está enfraquecido, em caso de doenças autoimunes ou devido à falta de higienização da boca.

O que fazer: Nesses casos, o mais recomendado é melhorar a escovação da boca e da língua para evitar o acúmulo de restos de alimentos na boca, o que favorece o crescimento de fungos e bactérias. Assim, é recomendado a escovação dos dentes pelo menos 2 vezes por dia, uso de fio dental e de enxaguante bucal específico que deve ser recomendado pelo dentista.

6. Câncer de língua

O câncer de língua pode ser identificado pela presença de manchas vermelhas ou brancas na boca que não desaparecem mesmo com a higienização correta da boca e da língua. Além disso, pode haver o surgimento de outros sintomas indicativos desse tipo de câncer, como dor na língua, mau cheiro e presença de sangue na língua, por exemplo.

Apesar de ser pouco frequente, caso surjam sintomas sugestivos de câncer de língua, é importante ir ao dentista ou clínico geral para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem