A língua geográfica, também conhecida como glossite migratória benigna ou eritema migratório, é uma alteração que provoca o surgimento de manchas vermelhas, lisas e irregulares na língua, formando uma imagem que se parece com um mapa geográfico. Essa situação é rara e não possui causa bem definida, no entanto é mais frequente entre pessoas da mesma família, o que indica que pode ter algum fator genético associado ao seu aparecimento.
Na maioria dos casos a língua geográfica não leva ao aparecimento de sintomas, não sendo necessário tratamento. No entanto, em alguns casos pode causar dor, queimação e desconforto após consumir alimentos quentes ácidos ou salgados, sendo recomendado que a pessoa evite o consumo desses alimentos.

Possíveis causas de língua geográfica
A língua geográfica surge quando as papilas gustativas de algumas áreas da língua começa a desaparecer, formando pequenas manchas vermelhas e irregulares, semelhante a um mapa. No entanto, as causas específicas que levam ao desaparecimento das papilas ainda não são conhecidas. Porém, acredita-se que pode estar relacionada com algumas situações, como por exemplo:
- Psoríase;
- Dermatite atópica;
- Língua fissurada;
- Alterações hormonais;
- Alterações genéticas;
- Alergia;
- Caso de língua geográfica na família;
- Deficiências nutricionais.
A língua geográfica normalmente não leva ao aparecimento de outros sinais e sintomas além das manchas na língua, no entanto algumas pessoas podem sentir ardências, dor ou aumento da sensibilidade da língua ao consumir alimentos muito quentes, picantes ou ácidos.
Como é o tratamento
Como a língua geográfica não leva na maioria dos casos ao surgimento de sinais ou sintomas e como não altera o sabor dos alimentos, apesar de algumas papilas gustativas desaparecerem, não é necessário tratamento. No entanto, quando surge ardor ou desconforto durante o consumo de algum alimento, o dentista pode indicar o uso de alguns remédios ou enxaguantes, como:
- Analgésicos e anti-inflamatórios, como Paracetamol ou Ibuprofeno, que ajudam a aliviar a dor durante crises que podem surgir após comer alimentos mais condimentados;
- Enxaguante bucal ou pomadas anestésicas, como Lidocaína, que alivia rapidamente a dor e a queimação na língua;
- Remédios corticoides, como Prednisolona, que ajuda a aliviar a inflamação e a dor na língua, principalmente quando os analgésicos não funcionam.
Para evitar o aparecimento de sintomas desconfortáveis e o uso de remédios, é recomendado que a pessoa que possui a língua geográfica evite alimentos que podem lesionar o tecido da língua, ou seja, alimentos muito quentes, picantes, muito condimentados ou salgados, por exemplo. Além disso, também se deve evitar o cigarro e não utilizar pasta de dentes que contenham adição de químicos, como substâncias branqueadoras ou com sabores muito intensos.