Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Língua Geográfica

A língua geográfica é uma alteração que provoca o surgimento de manchas vermelhas, lisas e irregulares na língua, formando uma imagem que se parece com um mapa geográfico. Esta alteração não tem cura, pois não é uma doença, mas sim uma característica que, normalmente, é mais comum dentro da mesma família.

Embora a língua geográfica seja uma alteração inofensiva que não precisa de tratamento, em alguns casos, pode causar dor, queimação e desconforto, principalmente após consumir alimentos quentes, ácidos ou salgados. Nesses casos, é recomendado consultar um dentista para iniciar o tratamento, que pode incluir:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios, como Paracetamol ou Ibuprofeno: ajudam a aliviar a dor durante crises que podem surgir após comer alimentos mais condimentados;
  • Enxaguante bucal ou pomadas anestésicas, como Lidocaína: aliviam rapidamente a dor e a queimação na língua;
  • Remédios corticoides, como Prednisolona: ajuda a aliviar a inflamação e a dor na língua, principalmente quando os analgésicos não funcionam.

Este tratamento ajuda apenas a aliviar os sintomas, não curando a língua geográfica. Dessa forma, os sintomas podem voltar sempre que o tecido da língua sofrer uma irritação devido ao tip ode alimentação, por exemplo.

Tratamento para Língua Geográfica

Tratamento caseiro para evitar os sintomas

Uma vez que não existe um tratamento definitivo para esta alteração da língua, é aconselhado que, pessoas que têm língua geográfica com sintomas frequentes, sigam um tratamento caseiro que consiste em evitar os alimentos que podem lesionar o tecido da língua. Isto inclui alimentos muito quentes, picantes, muito condimentados ou salgados, por exemplo.

Além disso, também se deve evitar o cigarro e não utilizar pasta de dentes que contenham adição de químicos, como substâncias branqueadoras, ou com sabores muito intensos.

Porque surge a língua geográfica

A língua geográfica surge quando as papilas gustativas de algumas áreas da língua começa a desaparecer, formando pequenas manchas vermelhas e irregulares. No entanto, as causas específicas que levam ao desaparecimento das papilas ainda não são conhecidas.

Alguns dos fatores que parecem estar relacionados a esta alteração, e aumentar as chances de a desenvolver, incluem a existência de outros casos na família e a presença de psoríase no corpo.

Embora as manchas sejam causadas pelo desaparecimento de algumas papilas gustativas, o sabor dos alimentos não fica alterado.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...