Como aliviar a língua queimada: 8 truques simples (e infalíveis!)

Evidência científica

Alguns truques simples que ajudam a aliviar a língua queimada são beber água gelada, comer alimentos frios, aplicar mel ou enxaguar a língua com água e sal, por exemplo, pois ajudam a aliviar a irritação, inflamação e o desconforto.

A queimadura na língua é causada pela ingestão de bebidas ou comidas muito quentes, como chá ou café, resultando em sintomas como dor, vermelhidão, aumento da sensibilidade, inchaço ou, até mesmo, descoloração da língua. 

Leia também: Dor na língua: 9 principais causas e o que fazer tuasaude.com/dor-na-lingua

Caso essas medidas não funcionem ou quando existem feridas ou bolhas na língua, o ideal é consultar um clínico geral, estomatologista ou dentista para iniciar o tratamento adequado para aliviar os sintomas.

Mulher fazendo bocheco com água e sal para aliviar a queimadura na língua

8 truques para aliviar a língua queimada

Para tratar a língua queimada existem alguns truques caseiros que ajudam no alívio dos sintomas: 

1. Beber água gelada

Assim que ocorre a queimadura na língua, é recomendado beber algo frio para refrescar a região afetada, de forma a diminuir a temperatura local e reduzir a queimação.

Desta forma, é recomendado beber água gelada ou chupar um cubo de gelo, por exemplo.

2. Comer alimentos frios

Comer alimentos frios, como tomar um sorvete ou chupar um picolé, por exemplo, também ajudam a baixar a temperatura da língua queimada, aliviando a irritação e a inflamação do local.

Além disso, tanto o iogurte como a gelatina, também são ótimas opções para comer após a queimadura na língua porque refrescam e hidratam a região e devido à sua textura, ao deslizarem pela língua estes alimentos acabam reduzindo a dor e o desconforto da queimadura.

Leia também: Queimadura: sintomas, graus, tipos, o que fazer e tratamento tuasaude.com/queimadura

3. Beber muita água

A água também pode ser benéfica quando existem queimaduras na língua, pois ajuda a balancear o pH da boca, reduzindo os níveis de acidez.

Além disso, a água é responsável por manter a pele e mucosas bem hidratadas, o que ajuda na recuperação da queimadura. 

4. Enxaguar com água e sal

Enxaguar a língua queimada com água e sal, ajuda a aliviar o inchaço e a dor na língua, além de prevenir infecções no local, pois tem ação antisséptica.

Para enxaguar a língua com água e sal, é recomendado misturar ⅛ de colher de chá de sal em 240 mL de água a temperatura ambiente, bochechar a solução e cuspir em seguida.

5. Aplicar mel

Aplicar uma pequena quantidade de mel na língua é uma ótima opção para cicatrizar a queimadura, pois tem propriedades hidratantes que ajudam na regeneração dos tecidos, reduzindo o tempo de cicatrização.

Além disso, o mel contém um antibiótico natural que ajuda a evitar infecções na língua queimada.

O mel não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis. Veja outros benefícios do mel

6. Bochechar com suco de babosa

A babosa é uma planta medicinal com propriedades anestésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes e, por isso, é ideal para aliviar os sintomas de queimação na língua.

Os bochechos feitos com o suco natural desta planta ajudam a mucosa da língua a se recuperar e cicatrizar, aliviando os sintomas iniciais de dor, desconforto e sensação de queimação. Saiba como usar a babosa corretamente.

7. Borrifar própolis

Borrifar própolis na língua queimada é outra excelente opção pois tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, promovendo o alívio dos sintomas e a cicatrização da queimadura.

Além disso, o própolis também tem ação antibacteriana e antisséptica que ajuda a manter a queimadura limpa e evitando infecções no local. Saiba para que serve o própolis.

Assim, é comendado borrifar o extrato aquoso de própolis diretamente na língua, deixando atuar na boca o máximo de tempo possível. 

O própolis não deve ser usado por pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen.

8. Mastigar hortelã-pimenta

Mastigar folhas frescas de hortelã-pimenta (Mentha piperita) pode ajudar a aliviar a inflamação, irritação e dor da língua queimada.

Isso porque a hortelã-pimenta tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas, além de tirar a acidez da língua, estimulando a produção de saliva pela boca e aliviando a sensação de queimação na língua.

Outra opção é fazer o chá de hortelã-pimenta e bochechar, cuspindo em seguida. Veja outras propriedades e como fazer o chá de hortelã-pimenta.

O que fazer para acelerar a recuperação

Durante a recuperação, ou enquanto os sintomas permanecerem, é recomendado evitar alimentos muitos ácidos ou muito salgados como o maracujá, abacaxi, salgadinhos ou azeitonas, por exemplo, pois podem acabar por agravar os sintomas. 

Possíveis causas

A queimadura na língua é causada pela ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes, resultando em irritação ou inflamação da superfície da língua ou de camadas mais profundas.

Além disso, a inalação de vapores muito quentes também podem causar queimaduras na língua.

É importante identificar o tipo de queimadura na língua, se superficial, ou de primeiro grau, ou mais profunda, de segundo ou terceiro graus. Veja o que fazer em caso de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus.

Leia também: Língua ardendo: o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/ardencia-na-lingua

Quando ir ao médico

Quando não existe uma melhora dos sintomas e a dor e desconforto na língua são muito fortes ou quando existem sinais de ferida na língua é recomendado ir no hospital ou pronto de socorro, pois pode ter ocorrido uma queimadura mais grave que necessita de tratamento médico.

Leia também: Queimadura de 3º grau: como reconhecer (e o que fazer) tuasaude.com/queimadura-de-terceiro-grau

Vídeos relacionados