Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer quando queimar a língua

Chupar um sorvete, fazer bochechos com suco concentrado de babosa ou mascar chiclete de menta são pequenos truques caseiros que ajudam a aliviar os sintomas de língua queimada. 

A queimadura na língua é algo que acontece muitas vezes quando se ingere bebidas ou comidas muito quentes, como chá ou café quente, por exemplo. Quando isto acontece, surge sensação de queimação, dor, vermelhidão, aumento da sensibilidade, inchaço ou, até mesmo, descoloração da língua. 

O que fazer quando queimar a língua

Remédios caseiros para queimadura na língua

Para tratar uma língua queimada existem diversos remédios caseiros que ajudam no alívio dos sintomas como: 

1. Comer algo gelado

Assim que ocorre a queimadura é recomendado comer algo gelado para refrescar a região afetada, de forma a combater o calor e a sensação de queimação. Por isso, nestas situações o que se pode fazer é tomar um sorvete, beber algo gelado ou chupar um picolé ou um cubo de gelo. 

Além disso, tanto o iogurte como a gelatina também são ótimas opções para comer após a queimadura na língua porque refrescam e hidratam a região. Além disso, devido à sua textura, ao deslizarem pela língua estes alimentos acabam reduzindo a dor e o desconforto da queimadura.

2. Beber muita água

A água também pode ser benéfica quando existem queimaduras na língua, pois ajuda a balancear o pH da boca, reduzindo os níveis de acidez. Além disso, a água é também responsável por manter a pele e mucosas bem hidratadas, o que ajuda na recuperação da queimadura. 

3. Fazer bochechos com suco concentrado de Babosa

A babosa é uma planta medicinal com propriedades anestésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes e, por isso, é ideal para aliviar os sintomas de queimação na língua. 

Além de ser um truque delicioso, os bochechos feitos com o suco natural desta planta ajudam a mucosa da língua a se recuperar e cicatrizar, aliviando os sintomas iniciais de dor, desconforto e sensação de queimação. 

4. Comer 1 colher de mel com Própolis

Embora não seja a combinação mais deliciosa, o mel com própolis é uma excelente combinação para ajudar a tratar e hidratar a mucosa da língua. Enquanto o mel ajuda a amaciar e acalmar a mucosa da língua, o própolis possuí propriedades que ajudam na regeneração e cicatrização dos tecidos. 

Assim, é comendado adicionar 1 ou 2 gotas de própolis a 1 colher de sopa de mel, colocando a mistura sobre a língua e deixando atuar na boca o máximo de tempo possível. 

5.  Chupar uma pastilha para a tosse ou chiclete de menta

Chupar uma pastilha para a tosse pode ser um ótimo remédio para aliviar a ardência e sensação de queimação na língua, pois elas geralmente contêm mentol que atua como um anestésico locais, aliviando a dor e adormecendo o local queimado. 

Além disso, as pastilhas de mentol também são uma excelente opção, pois o ato de mastigar o chiclete ajuda a reduzir a acidez na boca, estimulando a produção de saliva, enquanto que a menta possui uma ação anti-inflamatória e calmante que alivia os sintomas dor e queimação.

O que fazer para acelerar a recuperação

Durante a recuperação, ou enquanto os sintomas permanecerem, é recomendado evitar alimentos muitos ácidos ou muito salgados como o maracujá, abacaxi, salgadinhos ou azeitonas, por exemplo, pois podem acabar por agravar os sintomas. 

Quando não existe uma melhora dos sintomas, quando a dor e desconforto na língua são muito fortes ou quando existem sinais de ferida na língua é recomendado ir no hospital ou pronto de socorro, pois pode ter ocorrido uma queimadura mais grave que necessita de tratamento médico.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...