Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cirurgia para diminuir os seios e combater a dor nas costas

A mamoplastia redutora é uma cirurgia para diminuir o tamanho e o volume das mamas, sendo indicada quando a mulher tem dor de costas e pescoço constante ou apresenta o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso dos seios.

No entanto, esta cirurgia também pode ser feita por questões estéticas, principalmente quando a mulher não gosta do tamanho de seus seios e sua autoestima é afetada.

Geralmente, a cirurgia para reduzir o tamanho das mamas pode ser feita a partir dos 18 anos, pois na maioria dos casos, a mama já se encontra completamente desenvolvida e a recuperação demora cerca de 1 mês e durante esse tempo deve-se usar sutiã de dia e de noite.

Cirurgia para diminuir os seios e combater a dor nas costas

Além disso, os resultados da cirurgia são melhores e a mama fica mais bonita quando além da mamoplastia redutora a mulher realiza também a mastopexia, uma outra cirurgia que levanta a mama, durante o mesmo procedimento.

Preço

O preço da mamoplastia redutora é de cerca de 7.000 reais, quando realizada em clínicas de estética particulares. No entanto, ela também pode ser feita pelo SUS quando a cirurgia é necessária por questões de saúde, não podendo ser feita somente por estética.

Como é feita a redução da mama

Antes de realizar a cirurgia de redução mamária, o médico indica a realização de exames de sangue e mamografia e pode, ainda, ajustar as doses de alguns medicamentos atuais e recomendar evitar remédios como aspirina, anti-inflamatórios e remédios naturais, porque podem aumentar o sangramento, além de recomendar parar de fumar por cerca de 1 mês antes.

A cirurgia é feita com anestesia geral e, demora em média 2 horas e, durante a operação o cirurgião plástico:

  1. Realiza cortes na mama para remover o excesso de gordura, tecido mamário e pele;
  2. Reposiciona a mama, e diminui o tamanho da aréola;
  3. Dá pontos ou usa cola cirúrgica para evitar as cicatrizes.

Na maioria dos casos, a mulher tem que ficar internada por cerca de 1 dia para verificar se está estável.

Como é a recuperação

Depois da cirurgia pode-se sentir alguma dor, sendo importante usar um sutiã com um bom suporte, tanto de dia como à noite, deitar apenas de barriga para cima e tomar os analgésicos indicados pelo médico, como Paracetamol ou Tramadol, por exemplo.

Geralmente, os pontos devem ser removidos cerca de 8 a 15 dias após a cirurgia e, durante esse tempo, deve-se repousar evitando mexer os braços e o tronco de forma excessiva, não devendo ir na academia ou dirigir.

Em alguns casos, a mulher pode ainda ficar com um dreno por cerca de 3 dias para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que se possa acumular no organismo, evitando complicações como infecção ou seroma. Veja como cuidar dos drenos após a cirurgia.

Nos primeiros 6 meses após a cirurgia, é também aconselhado evitar exercícios físicos mais pesados, especialmente aqueles que envolvem movimentos com os braços como levantamento de pesos ou musculação, por exemplo.

Cirurgia para diminuir os seios e combater a dor nas costas

A cirurgia de redução mamária deixa cicatriz?

A mamoplastia de redução pode deixar uma pequena cicatriz nos locais de corte, sendo geralmente ao redor da mama, mas o tamanho da cicatriz varia com o tamanho e formato da mama e da capacidade do cirurgião.

Alguns tipos comuns de cicatriz podem ser em "L", em "I", em "T" invertido ou em torno da aréola, como na imagem.

Complicações mais frequentes

Os riscos da mamoplastia redutora estão relacionadas com os riscos gerais de qualquer cirurgia, como infecção, sangramento e reações à anestesia, como tremores e dor de cabeça.

Além disso, pode ocorrer perda da sensibilidade nos mamilos, irregularidades nos seios, abertura dos pontos, cicatriz do tipo queloide ou escurecimento ou hematomas.

Cirurgia de remoção da mama no homem

No caso do homem, a mamoplastia redutora é feita em casos de ginecomastia, que é caracterizada pelo aumento das mamas no homem e normalmente é removida a quantidade de gordura localizada na região do peito. Veja como o tratamento para a ginecomastia é feito e entenda como é a recuperação.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...