Resultado da mamografia: como entender o BI-RADS e resultado normal

outubro 2022

O resultado da mamografia indica as características das lesões que possam ter sido identificadas durante o exame, havendo a classificação através do sistema BI-RADS, em que o 1 indica resultado normal e a partir do 4 indica alterações potencialmente malignas, sendo necessária a realização de outros exames.

A partir do resultado da mamografia, o médico pode indicar se é apenas indicado realizar o monitoramento e a realização de mamografia anualmente, ou se é necessário fazer aspiração e/ ou cirurgia, principalmente quando é indicado no exame BI-RADS 5 ou 6, que é mais provável de ser câncer de mama.

O câncer de mama é uma alteração que possui boas chances de cura, principalmente se for identificado em fases iniciais. Por isso, sempre que surgirem sinais e sintomas possivelmente indicativos de câncer de mama, como presença de nódulo ou caroço na mama que não dói, coceira, saída de líquido pelo mamilo ou ínguas na região da axila, é importante que o ginecologista e/ ou mastologista seja consultado para que seja indicada a realização da mamografia. Veja como identificar o câncer de mama.

Resultado normal da mamografia

O resultado normal da mamografia é quando não são identificadas alterações nas mamas durante a realização do exame, sendo indicado no laudo que o resultado é BI-RADS 1.

O que significa cada resultado Bi-RADS

Os resultados da mamografia, são padronizados internacionalmente, utilizando o sistema de classificação BI-RADS, em que cada resultado apresenta:

 O que significaO que fazer
BI-RADS 0InconclusivoFazer mais exames
BI-RADS 1NormalMamografia anual
BI-RADS 2Alteração benigna - calcificação, fibroadenomaMamografia anual
 BI-RADS 3Alteração provavelmente benigna. A incidência de tumor maligno é de apenas 2%Mamografia em 6 meses
BI-RADS 4Alteração suspeita, provável maligna. É classificada ainda de A a C.Fazer biópsia
BI-RADS 5Alteração muito suspeita, sendo provavelmente maligna. Tem 95% de chances de ser Câncer de MamaFazer biópsia e cirurgia
BI-RADS 6Lesão maligna comprovadaRealizar tratamento para o câncer de mama

O padrão de BI-RADS foi criado nos Estados Unidos e hoje em dia é o sistema padrão para resultados de mamografias, a fim de facilitar a compreensão do exame em todos os países.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.