Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feita a mamografia digital

A mamografia digital, também conhecida como mamografia de alta resolução, é feita da mesma forma que a mamografia convencional, no entanto, é um método mais fiável que guarda imagens no computador, havendo menor risco de danos na imagem e necessidade de repetir o exame.

Assim, para fazer a mamografia digital a mulher deve colocar a mama no aparelho que fará uma ligeira pressão, podendo provocar algum desconforto ou dor. No entanto, esta dor não provoca qualquer problema na mama e é necessária para visualizar corretamente todo o interior da mama.

Como é feita a mamografia digital

Preço 

O preço da mamografia digital é de aproximadamente 100 reais.

Para que serve a mamografia digital

A mamografia é indicada para todas as mulheres acima de 40 anos como exame de rotina para verificar se existe algum nódulo maligno que possa indicar câncer de mama. Assim, a mamografia digital serve para:

  • Identificar lesões benignas na mama;
  • Despistar a existência de câncer da mama;
  • Avaliar o tamanho e tipo de nódulos da mama.

​​O resultado da mamografia deve ser avaliado pelo médico que pediu o exame para que seja identificado o diagnóstico correto e iniciado o tratamento adequado. Conheça quais podem ser os resultados do exame em: Resultados da mamografia.

Idade recomendada para o primeiro exame

A mamografia digital, assim como a mamografia convencional, só deve ser realizada após os 35 anos de idade em mulheres que possuem mães ou avós com câncer de mama e por todas as mulheres com mais de 40 anos, todos os anos, como exame de rotina.

Não é indicada a realização de uma mamografia antes dos 35 anos de idade porque as mamas ainda estão muito densas e firmes e além de provocarem muita dor o raio-x não consegue penetrar de forma satisfatória no tecido mamário, não podendo evidenciar de forma fidedigna se existe algum cisto ou nódulo na mama. Quando existe suspeita de um nódulo benigno ou maligno na mama o médico deve pedir uma ultrassonografia que será mais confortável e também poderá evidenciar quando um nódulo é maligno e se trata de um câncer de mama.

Como se preparar para o exame

Não existe nenhum preparo especial para mamografia digital. No entanto, para facilitar a realização do exame a mulher não deverá usar creme, talco ou desodorante na mama e nas axilas para não interferir nos resultados da mamografia. Além disso, deverá marcar o exame para depois da menstruação, que é quando as mamas encontram-se menos sensíveis.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...