Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feita a mamografia digital e para que serve

A mamografia digital, também conhecida como mamografia de alta resolução, é um exame também utilizado no rastreio de câncer de mama indicado para mulheres com mais de 40 anos. Esse exame é feito da mesma forma que a mamografia convencional, no entanto é mais preciso e não necessita que a compressão seja feita por muito tempo, diminuindo a dor e o desconforto sentido pela mulher durante o exame.

A mamografia digital é um exame simples e que não necessita de preparo específico, sendo apenas recomendado que a mulher evite o uso de cremes e desodorantes antes do exame para evitar interferências no resultado.

Como é feita a mamografia digital e para que serve

Como é feita

A mamografia digital é um procedimento simples e que não necessita de muitos preparos, sendo apenas recomendado que a mulher evite utilizar creme, talco ou desodorante no dia do exame para evitar interferência dos resultados. Além disso, deverá marcar o exame para depois da menstruação, que é quando as mamas encontram-se menos sensíveis.

Assim, para fazer a mamografia digital a mulher deve colocar a mama no aparelho que fará uma ligeira pressão, podendo provocar algum desconforto ou dor, que é necessária para que sejam capturadas imagens do interior da mama, que ficam registradas no computador e podem ser analisadas com maior precisão pela equipe médica. 

Vantagens da mamografia digital

Tanto a mamografia convencional quanto a mamografia digital têm como objetivo obter imagens do interior da mama para identificar alterações, sendo preciso para isso realizar compressão da mama, o que pode ser bastante desconfortável. Apesar disso, a mamografia digital possui algumas vantagens em relação à convencional, sendo as principais:

  • Menor tempo de compressão para obter a imagem, causando menos dor e desconforto;
  • Ideal para mulheres com mamas muito densas ou grandes;
  • Menor tempo de exposição à radiação;
  • Permite o uso de contraste, sendo então possível avaliar os vasos sanguíneos da mama;
  • Permite a identificação de nódulos muito pequenos, o que favorece o diagnóstico mais precoce do câncer de mama.

Além disso, devido ao fato das imagens ficarem arquivadas no computador, o acompanhamento da paciente é mais fácil e o arquivo pode ser compartilhado com outros médico que também acompanham a saúde da mulher.

Como é feita a mamografia digital e para que serve

Para que serve a mamografia digital

A mamografia digital, assim como a mamografia convencional, só deve ser realizada após os 35 anos de idade em mulheres que possuem mães ou avós com câncer de mama, e por todas as mulheres com mais de 40 anos, pelo menos 1 vez a cada 2 anos ou todos os anos, como exame de rotina. Assim, a mamografia digital serve para:

  • Identificar lesões benignas na mama;
  • Despistar a existência de câncer da mama;
  • Avaliar o tamanho e tipo de nódulos da mama.

Não é indicada a realização de uma mamografia antes dos 35 anos de idade porque as mamas ainda estão muito densas e firmes e além de provocarem muita dor o raio-x não consegue penetrar de forma satisfatória no tecido mamário, não podendo evidenciar de forma fidedigna se existe algum cisto ou nódulo na mama.

Quando existe suspeita de um nódulo benigno ou maligno na mama o médico deve pedir uma ultrassonografia que será mais confortável e também poderá evidenciar quando um nódulo é maligno e se trata de um câncer de mama.

​​O resultado da mamografia deve ser avaliado pelo médico que pediu o exame para que seja identificado o diagnóstico correto e iniciado o tratamento adequado. Veja como entender o resultado da mamografia.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem