Mama-cadela: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Baseado em evidência científica
Atualizado em maio 2023

A mama-cadela é um arbusto típico do cerrado da espécie Brosimum gaudichaudii que possui propriedades medicinais, sendo normalmente indicado como remédio natural para o tratamento de problemas de pele, como vitiligo e psoríase.

Esse arbusto possui frutos arredondados e de cor amarelo-alaranjado que podem ser consumidos in natura, ou suas folhas e casca da raiz podem ser usados na forma de chá, cápsulas ou tintura, pois são ricos em furanocumarinas com propriedades medicinais.

A mama cadela, também conhecida como algodão do campo, espinho de vintém ou maminha cadela, pode ser encontrada em ervanárias, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e deve ser usada com indicação médica ou de um fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

A mama-cadela é indicada para auxiliar no tratamento de:

  • Vitiligo;
  • Manchas na pele;
  • Psoríase;
  • Eczema;
  • Hanseníase;
  • Gripes e resfriados;
  • Bronquite
  • Má circulação;
  • Doenças reumáticas;
  • Infecções por bactérias e fungos.

A mama-cadela é rica em furanocumarinas, como psoraleno e bergapteno, com ação fotossensibilizante, sendo capaz de estimular a produção de melanina, que é o pigmento que dá a cor à pele, ajudando no processo de repigmentação da pele.

Além disso, a mama-cadela também tem propriedades anti-helmínticas, antimicrobianas e depurativas do sangue.

Embora tenha muitos benefícios, é importante que o uso da mama-cadela seja orientado pelo médico ou fitoterapeuta, pois assim é possível ter um resultado mais preciso.

Como usar

As partes mais utilizadas da mama-cadela são a casca, frutos, folhas e raiz, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais.

1. Chá de mama-cadela

O chá de mama-cadela pode ser usado para auxiliar no tratamento da má circulação ou como depurativo para a circulação sanguínea.

Além disso, esse chá também pode ser utilizado para gripes, resfriados ou bronquite, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas e ramos picados de mama-cadela;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas e ramos picados de mama-cadela. Tampar e deixar repousar por 24 horas. Após esse período, deve-se coar e tomar 2 xícaras (de chá) por dia.

Para gripes, resfriados ou bronquite, é recomendado tomar 4 colheres (de sopa) do chá de mama-cadela por dia.

2. Infusão de mama-cadela para vitiligo

A infusão de mama-cadela para vitiligo ou manchas na pele deve ser preparado usando a raiz e a casca do caule dessa planta.

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de raiz e cascas do caule de mama-cadela picados;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a água em um recipiente até ferver. Em seguida, desligar o fogo e adicionar raiz e cascas do caule de mama-cadela espremendo um pouco. Tampar e deixar repousar por 24 horas.

Após esse período, passar a infusão com o auxílio de uma gaze ou algodão sobre a pele afetada, 2 vezes por dia, em dias alternados. É importante usar protetor solar diariamente durante o uso da mama-cadela na pele.

3. Cápsulas de mama-cadela

As cápsulas de mama-cadela são preparadas com o extrato seco dessa planta, podendo ser usado para vitiligo, gripes, resfriados, bronquites ou má circulação, por exemplo.

A dose normalmente recomendada para adultos é de 1 cápsula de 500 mg de mama-cadela, 1 vez por dia, ou conforme orientação do médico ou fitoterapeuta.

4. Tintura de mama-cadela

A tintura de mama-cadela a 20% pode ser usada para auxiliar no tratamento do vitiligo, sendo normalmente recomendada a dose de 1 gota da tintura por cada Kg de peso corporal, por dia, tomado em 3 doses divididas ao longo do dia.

É recomendado que a cada 30 ou 60 dias de tratamento, se faça um intervalo do uso da tintura, conforme orientação do médico ou fitoterapeuta.

5. Pomada de mama-cadela

A pomada de mama-cadela a 20% é indicada para uso tópico para auxiliar no tratamento do vitiligo.

A pomada deve ser aplicada sobre a região da pele afetada, 1 vez por dia, de preferência à noite, lavando a pele na manhã seguinte ao acordar. É importante evitar a exposição ao sol durante o tratamento e aplicar protetor solar diariamente.

A pomada de mama-cadela pode ser encontrada em algumas farmácias, drogarias e farmácias de manipulação.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da mama-cadela incluem o fotoenvelhecimento e aumento do risco de câncer de pele, por isso só deve ser usada sob indicação médica.

Quem não deve usar

A mama-cadela não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia a essa planta.

Além disso, por conter álcool, a tintura de mama-cadela não deve ser usada por pessoas em tratamento do alcoolismo ou que usam o remédio dissulfiram.

Marque consulta com um Dermatologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender