Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve Mama-cadela e Como usar

A mama-cadela é um arbusto típico do serrado que pode ter de 2 a 4 metros de altura, que produz frutos arredondados e de cor amarelo-alaranjado, e que devido as suas propriedades medicinais pode ser usado como remédio natural, principalmente para problemas de pele, como psoríase e vitiligo, por exemplo.

Seu nome científico é Brosimum gaudichaudii e seus nomes populares incluem algodão do campo, espinho de vintém, maminha cadela, e mamica de cadela. Esta planta pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais.

Para que serve Mama-cadela e Como usar
Para que serve Mama-cadela e Como usar

Para que serve 

A mama-cadela possui ação fotossensibilizante, anti-helmíntica, antimicrobiana e depurativa. Assim, essa planta pode ser usada para ajudar no tratamento de:

  • Inflamações;
  • Infecções por parasitas, bactérias e fungos;
  • Má-circulação;
  • Doenças reumáticas;
  • Problemas respiratórios, como resfriado, gripe e bronquite, por exemplo.

Apesar de ser utilizada nas situações já citadas, a mama-cadela é utilizada principalmente para tratar problemas em que há alterações na pigmentação da pele, como no caso da psoríase, hanseníase, eczema e vitiligo, principalmente. Isso porque essa planta medicinal é composta por substâncias capazes de estimular a produção de melanina, que é o pigmento que dá a cor à pele, ajudando no processo de repigmentação da pele.

É importante que o uso da mama-cadela tanto para o tratamento do vitiligo quanto para as outras situações seja orientado pelo médico ou fitoterapeuta, pois assim é possível ter um resultado mais preciso.

Como usar

As partes mais utilizadas da mama-cadela são a casca, frutos e folhas.

  • Chá de mama-cadela: Colocar 1 xícara de chá de folhas de ramos picados de Mama-cadela numa panela e cobrir com 1 litro de água fervente. Deixar repousar por 24 horas, coar e beber 2 xícaras por dia;
  • Mama-cadela para usar na pele: Colocar 1 xícara de chá de cascas e raiz de mama-cadela picados numa panela e cobri com 1 litro de água fervente. Deixar descansar por 24 horas e passar 2 vezes ao dia nas partes afetadas;
  • Extrato seco: Tomar de 300 a 400 mg por dia;
  • Cápsulas: Tomar 1g por dia;
  • Tintura: usar de 3 a 5% por dia. 

O creme de mama-cadela pode ser encontrado em algumas farmácias, drogarias e farmácias de manipulação. 

Efeitos colaterais e Contraindicações

Os efeitos colaterais da mama-cadela incluem o fotoenvelhecimento e aumento do risco de câncer de pele, por isso só deve ser usada sob indicação médica, sendo contraindicado para crianças e durante a gestação. 


Bibliografia

  • Tese de doutorado. Estudo sistemático da ação melanogênica do extrato de Brosimum gaudichaudii Trécul. MARTINS, Frederico S, 2016. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto.
  • Pozetti, G.L. Brosimum gaudichaudii Trecul (Moraceae): da planta ao medicamento. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada. Vol 26. 3 ed; 159-166, 2005
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem