Mama acessória: o que é, sintomas, causas e tratamento

A mama acessória é a presença de tecido mamário em partes do corpo, como axila ou barriga, além da sua localização normal, podendo causar sintomas como dor, desconforto, inchaço ou saída de leite na região em que se desenvolve.

Esta alteração, também conhecida como polimastia, é causada por uma anormalidade no desenvolvimento embrionário durante a gravidez e, portanto, está presente desde o nascimento. Entenda melhor o que é polimastia e suas causas.

Em caso de suspeita de uma mama acessória, é recomendado consultar um mastologista ou clínico geral. Embora nem sempre seja necessário um tratamento específico, o médico pode indicar a retirada da mama acessória em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da mama acessória são:

  • Dor ou desconforto no local;
  • Saída de leite da mama acessória;
  • Inchaço da região onde a mama está localizada;
  • Limitação do movimento do braço, quando a mama extra se localiza na axila.

Os sintomas da mama acessória tendem a ser mais intensos durante a puberdade, gravidez ou amamentação. No entanto, na maioria dos casos, a mama acessória não provoca sintomas.

A mama acessória normalmente se localiza na axila, mas também pode surgir na barriga, costas, virilha ou coxa, por exemplo. Além disso, assim como uma mama normal, também pode desenvolver problemas como infecções ou câncer de mama. Conheça os principais sintomas do câncer de mama.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da mama acessória normalmente é feito pelo mastologista, ginecologista ou clínico geral baseado nos sintomas e resultados de exames, como o ultrassom, para verificar se existe tecido mamário no local.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o mastologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Mastologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, como a mama acessória normalmente não causa sintomas, em mulheres, também é comum ser identificada em exames de rotina como a mamografia, que pode ser indicada a partir dos 40 anos para o rastreamento do câncer de mama. Saiba quando fazer a mamografia.

Possíveis causas

A mama acessória é causada por uma falha no desenvolvimento do embrião durante a gravidez, fazendo com que o tecido mamário se desenvolva em partes do corpo como axilas, barriga, nádegas ou coxas.

É comum a mama acessória não apresentar mamilo ou auréola, podendo ser confundida com um caroço ou íngua na axila em alguns casos. Veja o que pode ser a íngua na axila e o que fazer.

Como é feito o tratamento

Na maioria dos casos, a mama acessória não necessita de um tratamento específico. No entanto, caso a pessoa deseje, surjam sintomas ou exista um tumor no tecido mamário, por exemplo, o tratamento da mama acessória pode ser feito por meio da cirurgia para remover o tecido mamário extra.