Polimastia é um termo usado para indicar a presença de glândulas mamárias em outras partes do corpo além das mamas, como axilas, pelve e tronco, por exemplo, podendo ser uni ou bilateral e, em alguns casos, apresentar mamilos e aréola.
A polimastia pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres e é identificado pelo médico a partir da realização de exame físico e avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.
Apesar de não ser necessário tratamento, é importante que a pessoa seja acompanhada regularmente pelo médico, já que há risco aumentado para desenvolver câncer de mama. Além disso, caso a polimastia cause desconforto, pode ser indicada a realização de cirurgia para retirada da glândula mamária extra, também chamada de mama acessória.

Principais sintomas
Os principais sintomas de polimastia são:
- Aparecimento de uma massa ou caroço na axila, barriga, tronco, pelve e coxa;
- Dor e inchaço na região de aparecimento do caroço;
- Sensibilidade no local;
- Produção e saída de leite pelo caroço, caso a mulher esteja amamentando.
A polimastia pode ser uni ou bilateral e, em alguns casos, pode ser notada a presença de mamilo e aréola na glândula mamária extra.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da polimastia deve ser feito pelo clínico geral, urologista ou ginecologista a partir da realização de exame físico e avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa.
Além disso, pode ser recomendado pelo médico a realização de ultrassonografias para identificar a presença da glândula mamária extra e para avaliar suas características e desenvolvimento ao longo do tempo.
Marque uma consulta com o médico mais próximo para que seja feita uma avaliação dos sinais e sintomas apresentados e, assim, seja confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, caso seja necessário:
Marque uma consulta com nossos Mastologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Marcar consultaDisponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Causas de polimastia
A polimastia é uma alteração congênita, ou seja, a pessoa já nasce com a glândula mamária extra, já que durante o desenvolvimento embrionário, há a formação de glândulas mamárias em outras partes do corpo e que não desaparecem por completo antes do nascimento.
Apesar de ser uma condição congênita, a polimastia costuma ser melhor observada durante a puberdade, já que nesse período há o desenvolvimento das glândulas mamárias. Confira outras mudanças que acontecem na puberdade.
Como é feito o tratamento
É importante que a pessoa seja acompanhada regularmente pelo médico, já que há maior risco de câncer de mama. Nos casos em que a polimastia causa desconforto estético, pode ser indicado pelo médico a remoção cirúrgica da mama acessória, o que normalmente é feito por meio de lipoaspiração.