Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gordura localizada: 5 opções de tratamento e como garantir o resultado

Para queimar a gordura localizada é muito importante manter uma rotina de atividade física regular, apostando principalmente em exercícios aeróbicos, como correr, andar de bicicleta ou fazer caminhada, além de ter uma alimentação equilibrada e com menos calorias, evitando os alimentos industrializados e os alimentos ricos em gorduras e carboidratos.

No entanto, também existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar a obter melhores resultados, principalmente para aquela gordura localizada mais persistente.

Algumas ótimas opções são os aparelhos de ultrassom de alta frequência, a carboxiterapia e a criolipólise, mas a escolha do tratamento deve ser orientada pelo fisioterapeuta especializado ou esteticista, levando em consideração a quantidade de gordura acumulada, sua aparência e se ela está mole ou dura.

Gordura localizada: 5 opções de tratamento e como garantir o resultado

1. Lipocavitação

A lipocavitação é um procedimento estético muito utilizado para promover a destruição da gordura acumulada na barriga, costas, coxas e culotes, e consiste na aplicação de um gel na região a ser tratada que é espalhado por um equipamento específico com movimentos circulares.

O equipamento utilizado na lipocavitação emite ondas do tipo ultrassom que são capazes de penetrar as células de gordura e promover a sua destruição, além de favorecer a eliminação de restos celulares pela corrente sanguínea para serem eliminadas pelo organismo.

O número de sessões variam de acordo com a região a ser tratada e quantidade de gordura acumulada na região, podendo ser necessária até 10 sessões, além de também ser recomendado que após cada sessão seja realizada drenagem linfática, para garantir os resultados, além da prática de atividades físicas aeróbicas. Veja mais detalhes sobre a lipocavitação.

2. Endermoterapia

A endermoterapia, também chamada de endermologia, é outro tratamento estético que ajuda a combater a gordura localizada na barriga, pernas e braços, além de também ser indicada para tratar celulite, tonificação da pele e melhora da silhueta.

Nesse tipo de tratamento é utilizado um equipamento que "suga" a pele da região a ser tratada, promovendo o descolamento da pele e da camada de gordura, favorecendo a melhora da circulação sanguínea, a queima da gordura localizada e a eliminação da retenção de líquidos. Entenda como é feita a endermoterapia.

Gordura localizada: 5 opções de tratamento e como garantir o resultado

3. Criolipólise

A criolipólise é um procedimento que tem como princípio o congelamento da gordura corporal para promover a destruição das células de gordura e combater a gordura localizada. Isso é possível porque na criolipólise é utilizado um equipamento que resfria a região a ser tratada a até -10ºC por cerca de 1 hora, o que faz com que as células de gorduras sejam rompidas como consequência da baixa temperatura.

Esse tratamento é bastante eficaz no combate da gordura localizada, no entanto para que os resultados sejam garantidos, é também recomendado realizar uma sessão de drenagem linfática, assim é possível favorecer a eliminação da gordura de forma mais eficaz. Saiba mais sobre a criolipólise.

4. Carboxiterapia

A carboxiterapia também pode ser realizada para eliminar a gordura localizada, principalmente na região da barriga, culote, coxas, braços e costas, e consiste na aplicação de gás carbônico medicinal na região, o que estimula a saída da gordura acumulada de dentro das células, que passam a ser utilizadas pelo organismo como fonte de energia.

Além disso, por meio dessa técnica é possível também favorecer a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas, além de ajudar a pele mais fina. Confira outras indicações da carboxiterapia.

5. Cirurgia plástica

A cirurgia plástica é um método mais invasivo para combater a gordura localizada, podendo ser feitas em várias partes do corpo sob recomendação do cirurgião plástico.

Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada para tratar a gordura localizada na região da barriga, podendo ser recomendado pelo médico a realização de lipoaspiração ou abdominoplastia de acordo com a quantidade de gordura a ser removida e estado geral de saúde da pessoa.

Confira no vídeo a seguir esses e outros procedimentos para combater a gordura localizada:

Como garantir os resultados

Para garantir os resultados dos tratamentos estéticos e evitar o acúmulo novamente de gordura no organismo, é importante realizar atividade física de forma regular, praticando tanto exercícios aeróbicos quanto de força, como musculação e crossfit, por exemplo, sendo importante que sejam praticados de forma intensa.

No caso da lipocavitação e criolipólise, por exemplo, para garantir os resultados, a recomendação é que seja realizada uma sessão de drenagem linfática em seguida e praticar exercícios até 48 horas depois de cada sessão de tratamento, para conseguir realmente queimar a gordura localizada. Somente dessa forma é que o corpo poderá gastar a energia proveniente da gordura localizada, eliminando-o definitivamente.

Além disso, é importante ter atenção à alimentação, dando preferência a uma alimentação mais natural e saudável, pobre em alimentos gordurosos e industrializados, além de também ser muito importante beber bastante líquidos durante o dia. Confira algumas dicas para evitar o acúmulo de gordura.

Bibliografia >

  • FELLER, Aline Gabriele, et al. Utilização do ultrassom estético na gordura localizada. Revista Saúde Integrada. Vol.11. 21.ed; 69-81, 2018
  • CORRADI, Ana Laura; PANTOJA, Alessandra F. S.; FONSECA, Juvania Maria R.; MORAES, Yuri Augusto A. Endermoterapia: Uma Revisão Bibliográfica. Id on Line Rev. Mult. Psic. Vol 13. 45 ed; 655-663, 2019
  • COSTA, PRISCILA S.; MEJILA, DAYANA PRISCILA M. Efeitos fisiológicos da endermoterapia combinados a massagem modeladora no tratamento de gordura localizada na região do abdômen. Disponível em: <https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/18/92_-_Efeitos_fisiol._da_endermot._combinados_a_massagem_modeladora_no_tto_de_gordura_localizada_na_regiYo_do_abdYme.pdf>. Acesso em 11 Jan 2021
  • LEE, Georgia S. K. Quality survey on efficacy of carboxytherapy for localized lipolysis. J Cosmet Dermatol. Vol.15(4). 484-492, 2016
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOMEDICINA ESTÉTICA. Carboxiterapia. 2019. Disponível em: <https://sbbme.org.br/carboxiterapia/>. Acesso em 11 Jan 2021
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem