Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Linha nigra: o que é, quando aparece e o que fazer

Abril 2020

A linha nigra é uma linha escura que pode aparecer na barriga de mulheres grávidas devido ao aumento do abdômen, para acomodar melhor o bebê o o útero aumentado, e às alterações hormonais típicas da gravidez. 

A linha nigra pode ser observada apenas na parte inferior do umbigo ou em toda a região abdominal e não é necessário tratamento, já que desaparecem naturalmente após o parto devido à regulação dos níveis hormonais. No entanto para acelerar o desaparecimento, a mulher pode fazer esfoliação no local para estimular a renovação das células.

Linha nigra: o que é, quando aparece e o que fazer

Por que e quando a linha nigra aparece?

A linha nigra normalmente aparece entre a 12ª e a 14ª semana de gestação como consequência das alterações hormonais típicas da gravidez, principalmente relacionada com os altos níveis de estrogênio circulantes.

Isso porque o estrogênio estimula a produção do hormônio melanócito estimulante, que estimula o melanócito, que é uma célula presente na pele, levando à produção de melanina e favorecendo o escurecimento da região. Além disso, a linha torna-se mais evidente devido à distensão abdominal que acontece com o objetivo de acomodar melhor o bebê em desenvolvimento.

Além do aparecimento da linha nigra, o aumento da produção do hormônio melanócito estimulante também pode levar ao aparecimento de outras partes do corpo da mulher, como auréolas dos seios, axilas, virilha e rosto, havendo principalmente a formação do cloasma, que corresponde à mancha escura que pode aparecer no rosto. Veja como retirar as manchas que aparecem durante a gravidez.

O que fazer

A linha nigra normalmente desaparece em até 12 semanas após o parto, não sendo necessário fazer qualquer tipo de tratamento. No entanto, o dermatologista pode indicar a realização de esfoliação da pele para clarear a região mais facilmente e de forma mais rápida, uma vez que a esfoliação promove a renovação celular.

Além disso, como a linha nigra está diretamente relacionada com alterações hormonais, o dermatologista também pode indicar o uso de ácido fólico, pois também ajuda a regular o aumento da produção do hormônio relacionado com a melanina, evitando que a linha nigra fique mais escura ou que demore mais para desaparecer após o parto. Veja mais sobre o ácido fólico.

Bibliografia >

  • FERNANDES, Lana B.; MENDONÇA, Carolina R.; AMARAL, Waldemar N. Alterações dermatológicas na gravidez: revisão da literatura. FEMINA. Vol 42. 2 ed; 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem