Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tirar as manchas escuras do rosto na gravidez

As manchas escuras que surgem no rosto durante a gravidez são cientificamente chamadas de melasma ou cloasma gravídico. Elas aparecem porque as alterações hormonais típicas da gravidez estimulam a formação de melanina em determinadas áreas da face.

Estas manchas aparecem, geralmente, por volta dos 6 meses e são de cor marrom e embora sejam mais frequentes no rosto também podem aparecer nas axilas, virilhas e barriga. Mas apesar do seu surgimento ser mais comum na gravidez, elas podem surgir sempre que a mulher apresenta importante alterações hormonais, como pode acontecer na menopausa ou se houver mioma ou ovário policístico, por exemplo.

Como tirar as manchas escuras do rosto na gravidez

As manchas de gravidez saem?

O melasma tende a se tornar mais evidente sempre que a mulher fica exposta ao sol e por isso dependo das suas atividades diárias e dos cuidados que tem com a pele, as manchas podem ficar mais claras ou escuras. Quando a mulher apresenta manchas que não diferem muito do seu tom de pele, elas podem desaparecer naturalmente depois que o bebê nascer, desde que ela use protetor solar e evite ao máximo ficar no sol.

Mas quando as manchas são mais evidentes, porque diferem muito do tom de pele da mulher, estas podem ser mais difíceis de tirar, sendo necessário seguir um tratamento, que pode incluir limpeza de pele, uso de creme clareador, ou uso de laser ou luz intensa pulsada, por exemplo. 

Como tratar o Melasma

Durante a gravidez a mulher deve usar filtro solar FPS no mínimo 15 e pode usar também um creme hidratante com vitamina C, por exemplo. Após o nascimento do bebê, podem ser usados outros tratamentos como:

  • Cremes clareadores indicados pelo dermatologista que devem ser usados com regularidade, geralmente à noite e que contêm ácido retinoico ou hidroquinona;
  • Peeling com ácidos que causam uma descamação leve na pele, ajudando a remover as células mortas e o pigmento em 3 a 5 sessões com intervalos de 2 a 4 semanas;
  • Laser ou luz intensa pulsada que tem uma ação mais profunda na remoção do pigmento, em geralmente 10 sessões, podendo a pele ficar avermelhada e inchada após uma sessão. O laser é indicado para manchas que resistiram aos cremes ou aos peelings ou para a mulher que quer resultados mais rápidos.

Durante o tratamento deve-se usar óculos de sol, chapéu e protetor solar e evitando estar ao sol entre as 10h e as 16h.

Esse vídeo indica mais opções de tratamento:

Como evitar o melasma

Não há forma de evitar as manchas de gravidez, pois elas estão relacionadas com os hormônios. Contudo, é possível amenizar a situação evitando a exposição solar nas horas de maior calor, entre às 10h e às 16h, e colocando chapéu ou boné e protetor solar indicado pelo dermatologista, reaplicando de 2 em 2 horas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...