Como tirar as manchas escuras do rosto na gravidez

novembro 2022

Para tirar as manchas do rosto na gravidez é normalmente recomendado pelo dermatologista que seja feito tratamento após o nascimento do bebê para evitar possíveis alterações no seu desenvolvimento. Além disso, após a gravidez é possível que a mancha fique um pouco mais clara, o que pode influenciar o tratamento recomendado. 

Assim, após o nascimento do bebê, o médico pode indicar a realização de tratamento com cremes clareadores, luz intensa pulsada ou peeling, por exemplo.

As manchas escuras no rosto durante a gravidez aparecem devido a alterações hormonais típicas desse período, já que há a estimulação da produção de melanina em algumas áreas do rosto. Essas manchas são mais comuns na segunda metade da gestação e pode ser notado também o escurecimento de outras partes do corpo, como os mamilos e linha da barriga.

Como tirar as manchas do rosto na gravidez

Após o nascimento do bebê, o dermatologista pode indicar alguns tratamentos para as manchas no rosto, como:

1. Cremes clareadores

Os cremes clareadores indicados pelo dermatologista que devem ser usados com regularidade, geralmente à noite. Os cremes clareadores devem conter ácido retinoico ou hidroquinona, além de ser recomendado que seja aplicado junto com protetor solar.

2. Peeling com ácidos

O tratamento com peeling com ácidos pode ser indicado para remover as manchas do rosto da gravidez, já que promovem uma descamação leve na pele, ajudando a remover as células mortas e o pigmento. Esse tratamento demora entre 3 a 5 sessões com intervalos de 2 a 4 semanas para obter os resultados desejados.

3. Laser ou luz intensa pulsada

O laser ou luz intensa pulsada tem uma ação mais profunda para remover as manchas do rosto e geralmente dura 10 sessões, podendo deixar a pele avermelhada e inchada após uma sessão.

O laser costuma ser indicado para as manchas que não tem resultado com os tratamentos anteriores ou para mulheres que queiram resultados mais rápidos.

Confira no vídeo a seguir mais formas de tratamento para manchas no rosto:

As manchas de gravidez saem?

O melasma tende a se tornar mais evidente sempre que a mulher fica exposta ao sol e por isso dependo das suas atividades diárias e dos cuidados que tem com a pele, as manchas podem ficar mais claras ou escuras. Quando a mulher apresenta manchas que não diferem muito do seu tom de pele, elas podem desaparecer naturalmente depois que o bebê nascer, desde que ela use protetor solar e evite ao máximo ficar no sol.

Mas quando as manchas são mais evidentes, porque diferem muito do tom de pele da mulher, estas podem ser mais difíceis de tirar, sendo necessário seguir um tratamento, que pode incluir limpeza de pele, uso de creme clareador, ou uso de laser ou luz intensa pulsada, por exemplo. 

Como evitar as manchas da gravidez

Não é possível evitar por completo o surgimento de manchas durante a gravidez, já que surgem devido a alterações hormonais. No entanto, existem alguns conselhos que podem ajudar a evitar que as manchas fiquem muito escuras, como:

  • Evitar a exposição solar em horas de maior calor, entre 10 e 16h;
  • Usar chapéus ou bonés;
  • Usar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo;
  • Evitar a aplicação de cremes do rosto sem indicação médica;
  • Não usar remédios caseiros sem indicação do obstetra ou dermatologista.

No caso de aparecerem manchas juntamente com outros sintomas, como coceira, ardor, sangramento ou saída de pus, pois exemplo, é importante consultar o obstetra para que seja feita uma avaliação e indicado o tratamento mais adequado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • STEINER, Denise; FEOLA, Camila; BIALESKI, Nediana; MORAIS E SILVA, Fernanda A. Tratamento do melasma: revisão sistemática. Surgical & Cosmetic Dermatology. Vol 1. 2 ed; 87-94, 2009
  • BARBOSA, Giovanna Stefanne L.; COSTA, Camila P. M.; BORGES, Mariana V. R. et al. Manejo do melasma em mulheres adultas. Research, Society and Development. Vol 10. 5 ed; 2021
Mostrar bibliografia completa
  • SIQUEIRA, BRENDA O.; CARDOSO, ISABELA KETHLEN V.; PASSOS, NATÁLIA V.; FONSECA, JOICE F. Uso de dermocosméticos no tratamento do melasma: uma revisão baseada em evidências. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/20618/3/TCC%20DOC%202021.pdf>. Acesso em 22 jun 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Melasma. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/melasma/13/>. Acesso em 18 mai 2021
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • Melhores Tratamentos para Manchas na Pele

    05:36 | 418317 visualizações