Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que significa barriga baixa na gravidez?

Junho 2020

A barriga baixa na gravidez é mais comum durante o terceiro trimestre, como consequência do aumento do tamanho do bebê. Na maior parte dos casos, a barriga baixa durante a gravidez é normal e pode estar relacionada com fatores como debilidade dos músculos e ligamentos da barriga, gravidezes anteriores, peso da grávida ou aproximação do momento do parto, por exemplo.

Existem ainda mitos de que o formato da barriga pode ser sinal de que o bebê é um menino ou uma menina, porém, é importante que a grávida saiba que não há qualquer relação entre a altura da barriga e o sexo do bebê.

Porém, se a mulher se sentir preocupada com a forma da sua barriga, deve ir ao ginecologista, para perceber se está tudo bem consigo e com o seu bebê. Saiba também o que pode ser a barriga dura durante a gravidez.

O que significa barriga baixa na gravidez?

Algumas das causas mais comuns da barriga baixa podem ser:

1. Força dos músculos e ligamentos

A barriga baixa na gravidez pode estar relacionada com a força dos músculos e ligamentos que sustentam o útero em crescimento. Algumas mulheres podem ter os músculos da barriga enfraquecidos ou pouco tonificados, fazendo com que, à medida que a barriga vai crescendo, fique mais baixa devido à falta de sustentação.

2. Gravidezes anteriores

Se a mulher já esteve grávida antes, é muito provável que tenha uma barriga baixa numa segunda ou terceira gravidez. Isto acontece porque, durante a gravidez, os músculos e ligamentos ficam mais enfraquecidos, perdendo a força para gravidezes posteriores para segurar o bebê na mesma altura.

3. Aproximação da data do parto

A barriga baixa também pode estar relacionada com a posição do bebê. À medida que a gravidez avança, principalmente nos dias que antecedem o parto, o bebê pode-se mover para baixo, para se encaixar na região pélvica, fazendo com que a barriga fique mais baixa. 

4. Posição do bebê

A barriga baixa pode estar relacionada com a posição do bebê, que se pode encontrar na posição lateral.

Além disso, em alguns casos, a barriga baixa pode estar relacionada com o bebê. Uma altura do fundo do útero inferior à normal, pode significar que o bebê não está crescendo normalmente ou que não há líquido suficiente na bolsa de água.

5. Aumento de peso

Algumas grávidas que aumentam muito o peso durante a gravidez, podem notar uma barriga mais baixa que o normal. Além disso, quanto maior for o peso do bebê, maios será a probabilidade da barriga ficar mais baixa. 

Saiba o que comer para evitar o ganho de peso durante a gravidez.

Bibliografia >

  • PREFEITURA DA CIDADE RIBEIRÃO PRETO. Cartilha da Gestante. 2009. Disponível em: <http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/pdf/c-gestante.pdf>. Acesso em 30 Jun 2020
  • OFFICE ON WOMEN'S HEALTH. Body changes and discomforts. Disponível em: <https://www.womenshealth.gov/pregnancy/youre-pregnant-now-what/body-changes-and-discomforts>. Acesso em 12 Fev 2020
  • ROMPER. What Does It Mean If Your Belly Is Low During Pregnancy? An Expert Explains. Disponível em: <https://www.romper.com/p/what-does-it-mean-if-your-belly-is-low-during-pregnancy-expert-explains-11959252>. Acesso em 30 Jun 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem