Levamisol (Ascaridil): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

março 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contraindicações

O levamisol (Ascaridil) é um remédio antiparasitário indicado para o tratamento da ascaridíase, causada pelo verme Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como lombriga, que pode causar infecção intestinal, mas que também pode se desenvolver em outros locais do corpo, como coração, pulmão, vesícula biliar e fígado, por exemplo.

Esse remédio age paralisando os movimentos do Ascaris lumbricoides, levando à sua morte e facilitando sua eliminação pelas fezes, o que pode ocorrer dentro 24 horas após tomar a dose.

O Ascaridil foi retirado definitivamente do mercado em 2019 pelo próprio laboratório fabricante. Desta forma, é recomendado consultar o médico, para que seja reavaliado o tratamento e indicado outro remédio que possa substituir o levamisol, caso seja necessário. Veja outros tratamentos que podem ser indicados pelo médico.

Para que serve

O levamisol é indicado para o tratamento de ascaridíase, um tipo de verminose causada pelo verme Ascaris lumbricoides, também conhecido como lombriga. O verme é totalmente eliminado dentro de 24 após o seu uso.

Como tomar

O comprimido de levamisol deve ser tomado por via oral com um copo de água, em dose única, preferencialmente à noite antes de deitar e a dose varia de acordo com a idade:

  • Crianças de até 1 ano: a dose normalmente recomendada é de meio comprimido de 80 mg, ou seja, a dose é de 40 mg;
  • Crianças de 1 a 7 anos: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 80 mg;
  • Adultos e crianças acima de 7 anos: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 150 mg.

É importante seguir as recomendações médicas e tomar o levamisol na dose correta para evitar o aparecimento de efeitos colaterais. Não é necessário utilizar laxantes para que o verme seja eliminado.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com levamisol são dor abdominal, diarréia, náuseas, vômitos ou formação de pequenas bolhas na pele.

Quando tomado em quantidades maiores do que as recomendadas, o levamisol pode causar confusão mental, câimbras, tontura ou sonolência, e nesses casos, deve-se procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto socorro mais próximo.

Além disso, o levamisol pode causar alergia com sintomas como febre, calafrios, fraqueza excessiva, sangue na urina ou nas fezes, dor ou dificuldade para urinar, dor no fundo das costas, tosse ou rouquidão, manchas vermelhas na pele ou sangramento. 

Quem não deve usar

O levamisol não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, e por pessoas com insuficiência renal ou hepática.

Além disso, esse remédio não deve ser utilizado por pessoas alérgicas ao levamisol.

O levamisol também não deve ser usado por bebês com menos de 6 meses de vida, a menos que indicado pelo pediatra.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em março de 2022.

Bibliografia

  • JANSSEN BRASIL. Comunicado ASCARIDIL. 2019. Disponível em: <https://www.janssen.com/brasil/comunicado-ascaridilr>. Acesso em 28 mar 2022
  • U.S. NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE: DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED). Levamisole. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK556369/>. Acesso em 26 abr 2021
Mostrar bibliografia completa
  • BRUNT, Tibor Markus. Adverse effects of levamisole in cocaine users: a review and risk assessment. Arch Toxicol. 91. 6; 2303-2313, 2017
  • SOLOMON, Nadia; HAYES, Jonathan. Levamisole: A High Performance Cutting Agent. Acad Forensic Pathol. 7. 3; 469-476, 2017
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Sintomas de VERMES que você NÃO PODE ignorar!

    07:35 | 510352 visualizações
  • Sintomas e remédios para acabar com VERMES

    04:53 | 1617490 visualizações