Leucoplasia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2024

A leucoplasia é uma condição caracterizada pelo surgimento de placas ou bolinhas brancas na língua, interior das bochechas ou nas gengivas. A leucoplasia acontece devido ao espessamento da camada superficial de queratina da língua e não provoca dor, queimação ou coceira.

A principal causa da leucoplasia é o uso frequente de cigarro, mas também pode ser provocada pelo uso de substância irritantes, como ingestão frequente de bebidas alcoólicas, por exemplo, sendo mais comum em homens entre os 40 e 60 anos de idade.

Embora geralmente seja inofensiva, a leucoplasia pode, raramente, se transformar em câncer de boca. Por isso, é importante que o dentista seja consultado para uma avaliação completa e, se for necessário, realizar uma biópsia para descartar outras doenças.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de leucoplasia são:

  • Placas brancas na língua, bochechas;
  • Manchas na boca que não desaparecem;
  • Placas com textura irregular ou lisa;
  • Áreas grossas ou duras na boca, no local das manchas;
  • Manchas que raramente doem.

Já no caso da leucoplasia pilosa, também é comum que as placas pareçam ter pequenos pelos ou dobras, desenvolvendo-se principalmente nas laterais da língua.

Outro sintoma raro é o surgimento de pequenos pontos vermelhos por cima das manchas brancas, que podem indicar a existência de câncer, mas que precisam ser avaliadas por um médico para confirmar a suspeita.

Como confirmar o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico, o clínico geral ou dentista avalia os sinais e sintomas apresentados, bem como o histórico de saúde da pessoa.

Se deseja verificar o risco de leucoplasia, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, o médico também pode indicar a realização da biópsia de uma pequena amostra da placa para que seja possível descartar outras condições e avaliar se a lesão é maligna ou benigna.

Possíveis causas

A leucoplasia é causada pela irritação crônica do revestimento interno da boca. Assim, alguns fatores que aumentam o risco de leucoplasia são:

  • Consumo regular de bebidas alcoólicas;
  • Fumar tabaco;
  • Mascar tabaco ou rapé;
  • Dentes quebrados que ficam roçando na bochecha;
  • Usar dentaduras de tamanho errado ou mal adaptadas;
  • Morder a parte interna das bochechas;

Embora seja mais rara, existe ainda a leucoplasia pilosa que é causada pela infecção do vírus Epstein-Barr. A presença deste vírus no corpo é relativamente comum e fica adormecido pelo sistema imune. Porém, quando o sistema imunológico está enfraquecido por doenças, como HIV, transplante de medula óssea ou câncer, podem surgir sintomas e desenvolver-se a leucoplasia.

Como é feito o tratamento

O tratamento da leucoplasia deve ser indicado pelo clínico geral ou dentista de acordo com as características das placas e manchas e causas.

Assim, nos casos onde a leucoplasia está relacionada com vírus, pode ser indicado o uso de medicamentos antivirais. Em alguns casos, pode ser também recomendado o uso de medicamentos para aplicar diretamente nas placas.

No caso da suspeita de câncer de boca, o dentista pode indicar a realização de cirurgia, quimioterapia ou terapia alvo de acordo com o estado geral de saúde da pessoa e gravidade da leucoplasia. Veja mais detalhes do tratamento para câncer de boca.