Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que é Leucemia Mieloide Aguda, sintomas, diagnóstico e tratamento

A leucemia mieloide aguda, também conhecida como LMA, é um tipo de câncer que acomete as células sanguíneas e tem início na medula óssea, que é o órgão responsável pela produção das células do sangue. Esse tipo de câncer tem maiores chances de cura quando é diagnosticado no seu estágio inicial, quando ainda não há metástases e causa sintomas como perda de peso e inchaço das ínguas e da barriga, por exemplo.

A leucemia mieloide aguda prolifera-se muito rápido e pode acontecer em pessoas de todas as idades, no entanto é mais frequente em adultos, pois as células cancerígenas se acumulam na medula óssea e são liberadas na corrente sanguínea, por onde são enviadas para outros órgãos, como fígado, baço ou sistema nervoso central, onde continuam crescendo e se desenvolvendo.

O tratamento da leucemia mieloide aguda pode ser feito no hospital do câncer e é muito intenso nos 2 primeiros meses, sendo preciso ainda, pelo menos mais 1 ano de tratamento para que a doença seja curada.

Constituição das células sanguíneas
Constituição das células sanguíneas

Sintomas de leucemia mieloide aguda

Os sintomas mais comuns da leucemia mieloide aguda incluem:

  • Anemia, que é caracterizada pela diminuição da quantidade de hemoglobina;
  • Sensação de fraqueza e mal-estar geral;
  • Palidez e dor de cabeça que são causados pela anemia;
  • Hemorragias frequentes caracterizadas pelo sangramento nasal fácil e aumento da menstruação;
  • Ocorrência de grandes hematomas mesmo em pequenas pancadas;
  • Perda do apetite e emagrecimento sem causa aparente;
  • Ínguas inchadas e doloridas, principalmente no pescoço e virilhas;
  • Infecções frequentes;
  • Dor nos ossos e articulações;
  • Febre;
  • Falta de ar e tosse;
  • Suor noturno exagerado, que chega a molhar a roupa;
  • Desconforto abdominal causado pelo inchaço do fígado e do baço.

A leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer sanguíneo que afeta mais comumente adultos e o seu diagnóstico pode ser feito após a realização de exames de sangue, punção lombar e biópsia da medula óssea.

Diagnóstico e classificação

O diagnóstico da leucemia mieloide aguda é baseada nos sintomas apresentados pela pessoa e no resultado de exames, como hemograma, análise da medula óssea e exames moleculares e imuno-histoquímicos. Por meio do hemograma, é possível observar a diminuição da quantidade de glóbulos brancos, presença de glóbulos brancos imaturos circulantes e menor quantidade de glóbulos vermelhos e plaquetas. Para confirmar o diagnóstico é importante que seja realizado o mielograma, em que é feito a partir da punção e coleta de uma amostra da medula óssea, que é analisada em laboratório. Entenda como é feito o mielograma.

Para identificar o tipo de leucemia mieloide aguda, é importante que sejam feitos exames moleculares e imuno-histoquímicos para identificar características das células encontradas no sangue que sejam características da doença, sendo essa informação importante para determinar o prognóstico da doença e para que o médico indique o tratamento mais adequado.

A partir do momento em que é identificado o tipo da LMA, o médico pode determinar o prognóstico e estabelecer as chances de cura. A LMA pode ser classificada em alguns subtipos, sendo eles:

Tipos de Leucemia mieloidePrognóstico da doença

M0 - Leucemia indiferenciada

Muito ruim
M1 - Leucemia mieloide aguda sem diferenciaçãoMédio
M2 - Leucemia mieloide aguda com diferenciaçãoBom
M3 - Leucemia promielocíticaMédio
M4 - Leucemia mielomonocíticaBom
M5 - Leucemia monocíticaMédio
M6 - EritroleucemiaMuito ruim

M7 - Leucemia megacariocítica

Muito ruim

Tratamento para leucemia mieloide aguda

O tratamento para leucemia mieloide aguda (LMA) é indicado pelo oncologista e pode ser realizado através de quimioterapia com vários medicamentos e transplante de medula óssea.

A quimioterapia poderá incluir o uso de medicamentos como citarabina durante 1 semana e daunorubicina durante 3 dias, e ainda tioguanina ou vincristina e prednisona, por exemplo. Este tratamento diminui a quantidade de glóbulos brancos no corpo, e pode deixar a pessoa mais vulnerável a infecções e sintomas como cansaço, fadiga e anemia e, se houver infecção, pode haver indicação de tratamento com antibióticos.

Alguns meses após o tratamento inicial, o paciente pode ser submetido a quimioterapia adicional, que garante a eliminação do maior número de células cancerígenas possível. Entenda melhor como é feito o tratamento para a leucemia mieloide aguda.

Bibliografia >

  • GALDINO, Marcus Vinicius de M.; MORAIS, Alanna Michely B.. Caracterização de leucemia mielóide aguda em adultos: uma revisão bibliográfica. Temas em Saúde. Vol. 16, n. 3. pp. 353-361, João Pessoa, 2016. Disponível em: http://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2016/09/16321.pdf
  • HEMORIO. Manual do paciente- Leucemia mieloide aguda (Edição Revisada). 2010. Disponível em: <http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/pdf/manuais_2010/Leucemia_mieloide_aguda.pdf>. Acesso em 19 Fev 2020
  • CONDUTAS DO INCA/MS / INCA/MS – GUIDELINES. Leucemia Mielóide Aguda em Adultos. Revista Brasileira de Cancerologia. vol. 3, n. 48. pp. 313-315, 2002. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/rbc/n_48/v03/pdf/condutas2.pdf
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE/ SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas da Leucemia Mieloide Aguda do Adulto. PORTARIA Nº 705, DE 12 DE AGOSTO DE 2014. Disponível em: <http://conitec.gov.br/images/Protocolos/DDT/LeucemiaMieloideAguda-Adulto.pdf>. Acesso em 19 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem