Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que significa LER-DORT, sintomas e tratamento

A lesão por esforço repetitivo (LER), também chamada de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) é uma alteração que acontece devido as atividades profissionais que afeta especialmente as pessoas que trabalham realizando os mesmos movimentos corporais de forma repetitiva ao longo do dia.  

Isso sobrecarrega os músculos, tendões e articulações causando dor, tendinite, bursite ou alterações da coluna, o diagnóstico pode ser feito pelo médico ortopedista ou médico do trabalho com base nos sintomas e exames, como raio X ou ultrassom, de acordo com a necessidade. O tratamento pode incluir a toma de remédios, fisioterapia, cirurgia nos casos mais graves, e pode ser preciso trocar de posto de trabalho ou se aposentar mais cedo.

O que significa LER-DORT, sintomas e tratamento
O que significa LER-DORT, sintomas e tratamento

Alguns trabalhos que tem maiores chances de apresentar algum tipo de LER/DORT são uso excessivo do computador, lavagem manual de uma grande quantidade de roupa, passar muita roupa, limpeza manual de vidros e azulejos, polimento manual de carros, dirigir, tricotar e carregar sacolas pesadas, por exemplo. As doenças comummente encontradas são: tendinite de ombro ou punho, epicondilite, cisto sinovial, dedo em gatilho, lesão do nervo ulnar, síndrome do desfiladeiro torácico, dentre outras. 

Quais os sintomas 

Os sintomas mais comuns de uma LER/DORT incluem:

  • Dor localizada;
  • Dor que irradia ou que é generalizada;
  • Desconforto;
  • Fadiga ou sensação de peso;
  • Formigamento;
  • Dormência;
  • Diminuição da força muscular.

Estes sintomas podem ser exacerbados ao realizar determinados movimentos mas também é importante observar quando tempo duram, quais atividades o agravam, qual a sua intensidade e se há sinais de melhora com o repouso, nos feriados, fins de semana, férias, ou não. 

Normalmente os sintomas iniciam de forma leve e pioram apenas nos momentos de pico de produção, no final do dia, ou no final da semana, mas se o tratamento não for iniciado e se não forem tomadas medidas de prevenção, existe uma piora do quadro e os sintomas se tornam mais intensos e a atividade profissional fica prejudicada. 

Para o diagnóstico o médico deve observar a história da pessoa, seu cargo, funções que desempenha e devem ser realizados exames complementares como raio X, ultrassom, ressonância magnética ou tomografia, além da eletroneuromiografia que também é uma boa opção para avaliação da saúde do nervo afetado. No entanto, por vezes, a pessoa pode apresentar uma grande queixa de dor e os exames se mostrarem apenas ligeiras alterações, o que pode dificultar o diagnóstico. 

Ao chegar ao diagnóstico, e em caso de afastamento do posto de trabalho o médico de medicina do trabalho deve encaminhar a pessoa para o INSS para que possa receber seu benefício. 

O que significa LER-DORT, sintomas e tratamento
O que significa LER-DORT, sintomas e tratamento

Qual o tratamento

Para tratar é necessário realizar sessões de fisioterapia, pode ser útil a toma de medicamentos, em certos casos pode ser necessária cirurgia, e troca do posto de trabalho pode ser uma opção para que a cura seja alcançada. Normalmente a primeira opção é tomar um remédio anti-inflamatório para combater a dor e o desconforto nos primeiros dias, e aconselha-se a reabilitação através da fisioterapia, onde podem ser usados equipamentos de eletroterapia para combater a dor aguda, técnicas manuais e exercícios corretivos podem ser indicados para fortalecer/alongar os músculos de acordo com a necessidade de cada pessoa. 

Confira alguns exemplos de alongamentos que pode fazer no trabalho para evitar essa lesão

Na fisioterapia também são dadas recomendações para o dia a dia, com movimentos que devem ser evitados, opções de alongamentos e o que pode fazer em casa para se sentir melhor. Uma boa estratégia caseira é colocar uma compressa de gelo sobre a articulação dolorida, deixando atuar por 15-20 minutos. Confira no vídeo a seguir o que poderá fazer para combater a tendinite:

O tratamento em caso de LER/DORT é lento e não é linear, havendo períodos de grande melhora ou de estagnação, e por isso é preciso ter paciência e cuidar da saúde mental durante esse período para evitar o quadro depressivo. Atividades como caminhada ao ar livre, corrida, exercícios como o método Pilates ou hidroginástica são boas opções. 

Como prevenir 

A melhor forma de prevenção da LER/DORT é realizar ginástica laboral diariamente, com exercícios de alongamentos e/ou fortalecimento muscular no próprio ambiente de trabalho. O mobiliário e as ferramentas de trabalho devem ser adequadas e ergonômicas, e deve ser possível a troca de tarefas ao longo do dia. 

Além disso, devem ser respeitadas as pausas, para que a pessoa tenha cerca 15-20 minutos a cada 3 horas para poupar os músculos e os tendões. Também é importante beber bastante água ao longo do dia para manter todas as estruturas bem hidratadas, o que diminui o risco de lesões. 


Bibliografia

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem