Distensão muscular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em agosto 2023

A distensão muscular é a ruptura de fibras musculares ou de todo o músculo que ocorre quando o músculo ou tendão se esticam demais devido a um esforço físico excessivo, gerando sintomas como dor intensa próximo de uma articulação ou fraqueza muscular.

A distensão muscular pode ser causada pela prática de exercícios físicos, como corrida, futebol, vôlei ou basquete, ou por má postura ao levantar pesos, sendo mais comum de ocorrer na coxa, costas, tornozelos ou cotovelos.

O tratamento da distensão muscular é feito pelo ortopedista que pode indicar repouso, uso de compressas frias, remédios anti-inflamatórios para aliviar os sintomas ou fisioterapia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas da distensão muscular

Os principais sintomas de distensão muscular são:

  • Dor intensa perto de uma articulação;
  • Dificuldade para movimentar o músculo afetado;
  • Fraqueza muscular;
  • Vermelhidão ou manchas roxas na pele no local afetado;
  • Espasmos musculares dolorosos;
  • Inchaço do músculo afetado.

A distensão muscular pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, sendo mais comum na coxa, virilha, costas, ombros, tornozelos ou cotovelos, por exemplo.

O que fazer em caso de suspeita

Em caso de suspeita de uma distensão muscular, o que se deve fazer imediatamente é interromper o exercício físico ou a atividade que estava sendo realizada e aplicar uma bolsa de gelo envolvida numa toalha fina no local afetado, por aproximadamente 20 minutos.

Caso a dor não melhore ou ocorra piora dos sintomas, deve-se consultar o ortopedista, para avaliação, realização de exames para confirmar a ruptura do músculo ou do tendão e assim, ser indicado o melhor tratamento.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da distensão muscular é feito pelo ortopedista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de prática de esportes, tipo de atividade profissional e exame físico da região afetada.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, o médico pode solicitar exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética ou raio X, ou exame de eletromiografia, que ajudam a confirmar o diagnóstico e classificar o grau e o tipo da lesão.

Graus de distensão muscular

A distensão muscular pode ser classificada em diferentes graus de acordo com a sua gravidade, sendo os principais:

Grau de distensão muscular Tipo de lesão
Distensão muscular grau 1 ou leve Ocorre estiramento de pequenas fibras musculares, mas sem ruptura das fibras ou tendões, e geralmente, a dor melhora em 1 semana.
Distensão muscular grau 2 ou moderada Ocorre uma pequena laceração no músculo ou no tendão, sendo que nesse caso a dor é mais extensa, durando cerca de 1 a 3 semanas
Distensão muscular grau 3 ou grave Ocorre ruptura total do músculo ou tendão, causando dor intensa, extravasamento de sangue no local, inchaço e calor na região afetada

O grau de distensão muscular é identificado pelo médico através dos exames de diagnóstico, sendo assim possível indicar o tratamento mais adequado.

Possíveis causas

A distensão muscular é causada quando um músculo é esticado demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o músculo envolvido. 

As principais causas da distensão muscular são:

  • Traumas, como pancadas ou acidentes;
  • Esforço excessivo ou prolongado do músculo, como no caso de atletas;
  • Prática de esportes, como corrida,futebol, vôlei, basquete ou ginástica olímpica;
  • Falta de alongamentos e aquecimentos antes dos exercícios físicos;
  • Mau condicionamento físico para a prática de esportes;
  • Carregar peso em excesso como no caso de pessoas que trabalham na construção civil, mecânicos ou enfermeiros.

Além disso, a distensão muscular também pode acontecer em pessoas mais idosas ou em pessoas que têm que fazer movimentos repetitivos.

Tipos de distensão muscular

A distensão muscular pode ser classificada em dois tipos diferentes, que incluem:

  • Distensão muscular aguda: geralmente ocorre quando o músculo faz uma contração repentina e intensa, sendo mais comum de ocorrer em atletas ou má postura ao levantar um peso;
  • Distensão muscular crônica: ocorre pelo uso prolongado ou excessivo dos músculos, sendo mais comum em praticantes de exercícios físicos, como corrida, futebol ou ciclismo, ou em atletas.

O tipo de distensão muscular é identificado pelo médico ao avaliar o histórico de saúde e de prática de atividades físicas ou profissionais.

Como é feito o tratamento

O tratamento da distensão muscular deve ser feito com orientação do ortopedista, que pode indicar repouso da região afetada, elevação do membro afetado e aplicação de compressas frias de 3 a 4 vezes por dia, por até 48 horas após o episódio de distensão muscular.

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios na forma de pomadas, como o diclofenaco de dietilamônio, ou comprimidos, como o ibuprofeno, pois ajudam a reduzir a dor e a inflamação do músculo.

Além disso, dependendo do tipo e grau de distensão muscular, o médico pode indicar sessões de fisioterapia, que deve ser iniciada o quanto antes para garantir o retorno às atividades diárias o mais rápido possível. Veja mais detalhes do tratamento da distensão muscular.

Veja também como complementar este tratamento no vídeo seguinte:

youtube image - COMO TRATAR ESTIRAMENTO MUSCULAR

Como evitar a distensão

Algumas formas de evitar a distensão muscular são:

  • Respeitar o tempo de repouso entre os treinos de exercícios físicos;
  • Fazer aquecimentos e alongamentos antes e após praticar exercícios;
  • Evitar forçar demais os músculos, respeitando o limite do próprio corpo;
  • Manter o corpo hidratado durante os exercícios;
  • Usar tênis adequado para o tipo de atividade física;
  • Manter boa postura ao carregar pesos;
  • Realizar treinos com orientação de um profissional de educação física.

Além disso, no caso de pessoas que praticam esportes, é importante não ignorar a dor e continuar treinando, já que isso pode causar uma lesão maior e aumentar o tempo de recuperação.