O que você precisa saber?

Tomar leite de soja faz mal?

O consumo exagerado de leite de soja pode ser prejudicial à saúde porque ele pode dificultar a absorção de minerais e aminoácidos, e contém fitoestrogênios que podem alterar o funcionamento da tireoide.

No entanto, estes malefícios podem ser minimizados se o consumo do leite de soja não for exagerado, pois o leite de soja pode trazer benefícios à saúde por conter menos calorias se comparado ao leite de vaca e uma boa quantidade de proteína magra e pouca quantidade de colesterol, sendo útil nas dietas para emagrecer, por exemplo.

Assim, tomar 1 copo de leite de soja por dia geralmente não faz mal à saúde, sendo benéfico para quem deseja perder peso. O leite de soja pode ser uma alternativa ao leite para quem tem intolerância à lactose, mas seu consumo é desaconselhado para crianças e indivíduos diagnosticados com hipotireoidismo e anemia.

Esta orientação também serve para as outras bebidas à base de soja, como os iogurtes, por exemplo.

Tomar leite de soja faz mal?

Bebês podem tomar leite de soja?

A questão do leite de soja fazer mal para bebês é controversa, sendo mais consensual que o leite de soja seja oferecido para a criança a partir dos 3 anos de idade e nunca como substituto do leite de vaca, mas sim como complemento alimentar, pois até mesmo as crianças que sofrem com alergia ao leite de vaca podem apresentar dificuldade para digerir o leite de soja.

O leite de soja só deve ser oferecido ao bebê quando o pediatra indicar, e em casos de alergia a proteína do leite ou mesmo na presença de intolerância à lactose, existem boas alternativas no mercado além do leite de soja que um profissional de saúde capacitado poderá orientar de acordo com a necessidade da criança.

Informação nutricional do leite de soja

O leite de soja possui, em média, a seguinte composição nutricional por cada 225 ml:

Nutriente Quantidade Nutriente Quantidade
Energia 96 kcal

Potássio

325 mg
Proteínas 7 g Vitamina B2 (riboflavina) 0,161 mg
Total de gorduras 7 g Vitamina B3 (niacina) 0.34 mg
Gorduras saturadas 0,5 g Vitamina B5 (ácido pantoténico) 0.11 mg
Gorduras monossaturadas 0,75 g Vitamina B6 0.11 mg
Gorduras polissaturadas 1,2 g Ácido fólico (vitamina B9) 3.45 mcg
Carboidratos 5 g Vitamina A 6.9 mcg
Fibras 3 mg Vitamina E 0,23 mg
Isoflavonas 21 mg Selénio 3 mcg
Cálcio 9 mg Manganês 0,4 mg
Ferro 1,5 mg Cobre 0,28 mg
Magnésio 44 mg Zinco 0,53 mg
Fósforo 113 mg Sódio 28 mg

Assim, é aconselhado que o consumo do leite ou suco de soja, assim como outros alimentos à base de soja, sejam feitos com moderação, somente 1 vez ao dia, para que não seja a única forma de substituição de alimentos ricos em gordura da alimentação. Outras substituições saudáveis do leite de vaca são o leite de arroz de aveia e o leite de amêndoas, que podem ser comprados nos supermercados, mas que também podem ser preparados em casa.

Conheça os benefícios do leite de soja para saúde.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...