Tomar leite de soja faz mal? (e outras dúvidas)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
fevereiro 2023

O consumo de leite de soja é prejudicial à saúde de pessoas com alergia à soja ou com problemas na tireoide, já que essa bebida impede a ação de remédios para a tireoide e inibe a tireoperoxidase, que é uma enzima responsável pela formação dos hormônios tireoidianos.

No entanto, o leite de soja contém isoflavonas e ácidos graxos mono e poli-insaturados, nutrientes que promovem benefícios à saúde, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, e no alívio dos sintomas da menopausa.

Além disso, o leite de soja pode ser uma boa alternativa para quem tem intolerância à lactose, uma síndrome causada pela redução ou falta da enzima responsável pela digestão e absorção da lactose no organismo. Entenda melhor o que é a intolerância à lactose.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios do leite de soja

Os principais benefícios do leite de soja para a saúde são:

  • Prevenir doenças cardiovasculares, por ter isoflavonas e polifenóis que ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim” e de triglicérides no sangue;
  • Prevenir o surgimento do câncer de mama, cólon e próstata, pois contém genisteína, um composto com ação antioxidante que protege as células do organismo contra os radicais livres e evita a proliferação das células cancerígenas.

Além disso, o leite de soja também ajuda a diminuir os sintomas da menopausa. Conheça todos os benefícios do leite de soja.

Informação nutricional do leite de soja

Na tabela a seguir é indicada a composição nutricional por cada 100 ml de leite de soja:

Componente

Quantidade

Energia

42 calorias

Proteínas

2,73 g

Gorduras totais

1,6 g

Gorduras monoinsaturadas

0,3 g

Gorduras poli-insaturadas

0,6 g

Carboidratos

4,2 g

Fibras

0,2 g

Isoflavonas

6 mg

Cálcio

16,5 mg

Fósforo

52,9 mg

Potássio

121mg

Para se obter os benefícios dessa bebida, é importante também manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Bebês podem tomar leite de soja?

O leite de soja pode ser consumido por bebês somente sob indicação do pediatra, em casos onde a mãe não pode amamentar, quando a criança tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose, por exemplo.

Pessoas com câncer podem beber leite de soja?

Embora se acredite que o leite de soja não deve ser consumido por pessoas com câncer, esta relação não existe. Isto porque o consumo moderado de alimentos naturais como os grãos, leite de soja e tofu, têm baixo teor de fitoestrógenos.

Além disso, apesar de os fitoestrógenos naturais terem ação semelhante, eles não alteram os estrógenos que são produzidos pelo organismo. Por isso, pessoas com câncer podem consumir o leite de soja.

Pessoas com problema na tireoide podem tomar leite de soja?

O consumo de leite de soja pode ser prejudicial para pessoas com problemas na tireoide, porque essa bebida diminui a ação de medicamentos para a tireoide.

Além disso, o leite de soja também pode inibir a ação da tireoperoxidase, principalmente em pessoas com deficiência de iodo, uma enzima responsável pela formação dos hormônios tireoidianos.

O leite de soja faz mal para homens?

Por conter isoflavonas, acreditava-se que a soja e os seus derivados, como leite de soja, poderiam provocar o surgimento de características femininas nos homens, como aumento das mamas e diminuição da testosterona.

No entanto, os estudos [1][2] mais atuais mostram que a soja não altera os níveis de testosterona ou androgênios no homem, sendo considerado, por isso, um alimento seguro.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em fevereiro de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • HARVARD SCHOOL OF PUBLIC HEATLH. Straight Talk About Soy. Disponível em: <https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/soy/>. Acesso em 29 dez 2022
  • AMERICAN CANCER SOCIETY. Soy and Cancer Risk: Our Expert’s Advice. Disponível em: <https://www.cancer.org/latest-news/soy-and-cancer-risk-our-experts-advice.html>. Acesso em 29 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Disponível em: <http://www.fcf.usp.br/tbca>. Acesso em 29 dez 2022
  • REED, E, Katharine E. et al. Neither soy nor isoflavone intake affects male reproductive hormones: An expanded and updated meta-analysis of clinical studies. Reproductive Toxicology. Vol.100. 60-67, 2021
  • SOCIEDADA BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Alimentação e tireóide. Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/alimentacao-e-tireoide/>. Acesso em 29 dez 2022
  • SILVA, S, Liliana Isabel . Abordagem Nutricional na Função da Tiróide. Tese de conclusão de curso, 2018. Universidade do Porto.
  • SOHOULI, MohammadHassan et al. Impact of soy milk consumption on cardiometabolic risk factors: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of Functional Foods. Vol.83. 2021
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.