Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Leite de soja: Benefícios, Como usar e Como fazer em casa

Os benefícios do leite de soja são, especialmente, ter um efeito positivo na prevenção do câncer devido à presença de substâncias como as isoflavonas da soja e os inibidores da protease. Além disso, outros benefícios do leite de soja podem ser:

  • Diminuição do risco de doenças do coração;
  • Combater a osteoporose;
  • Ajudar a controlar a diabetes e o colesterol alto;
  • Ajuda a emagrecer porque tem apenas 54 calorias por 100 ml.

O leite de soja não tem lactose, é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e ainda possui alguma concentração de cálcio, porém, ele só deve ser utilizado como substituto do leite de vaca para bebês e crianças sob orientação do médico ou do nutricionista.

Leite de soja: Benefícios, Como usar e Como fazer em casa

O leite de soja é livre de colesterol e tem menos gordura do que o leite de vaca, sendo muito benéfico para a saúde, mas o leite de vaca pode ainda ser substituído por leite ou bebidas de arroz, de aveia ou de amêndoas, caso o indivíduo apresente alergia à proteína do leite de vaca ou de cabra ou intolerância à lactose. Além do leite, a partir da soja também é produzido o tofu, um queijo pobre em calorias que ajuda a prevenir câncer e a emagrecer. Veja os seus benefícios aqui.

Algumas marcas que comercializam o leite de soja são Ades, Yoki, Jasmine, Mimosa, Pró vida, Nestlé, Batavo e Sanavita. O preço varia de 3 a 6 reais por embalagem e o preço das fórmulas infantis de soja varia de 35 a 60 reais.

Leite de soja faz mal?

Os malefícios do leite de soja para a saúde são minimizados quando o produto é devidamente industrializado, mas não são totalmente excluídos e, por isso, o seu consumo deve ser feito com cautela, pois as bebidas de soja contêm antinutrientes que diminuem a capacidade do organismo de absorver alguns nutrientes, como minerais e alguns aminoácidos.

Crianças e bebês só devem tomar leite, suco de soja ou qualquer outro alimento à base de soja sob orientação médica, pois a soja pode ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento hormonal das crianças e isto pode levar à puberdade precoce e outras alterações hormonais importantes, além disso, ele não contém colesterol, uma substância essencial para o desenvolvimento adequado do cérebro e do sistema nervoso central das crianças.

Cada embalagem de bebidas de soja dura em média 3 dias se ela ficar sempre dentro da geladeira e, por isso, não se deve consumi-la após este prazo.

Como fazer leite de soja em casa

Para fazer o leite de soja caseiro, é preciso:

Ingredientes:

  • 1 xícara de grãos de soja
  • 1 litro e meio de água

Modo de preparo:

Escolher os grãos da soja, lavar bem e deixar de molho de um dia para outro. No dia seguinte, escorrer a água e lavar novamente para colocar em um liquidificador e bater com a água. Coar em um pano de prato e colocar em uma panela levando ao fogo. Quando levantar fervura, deixar em fogo baixo por 10 minutos. Esperar esfriar e manter sempre na geladeira.

Além de trocar o leite de vaca pelo leite de soja existem outros alimentos que podem ser substituídos para uma vida mais saudável, com menor risco de colesterol e diabetes. Veja as 10 melhores trocas que se pode fazer pela sua saúde nesse vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

10 TROCAS SAUDÁVEIS PARA VIVER MELHOR

46 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem