Leite de soja: 6 benefícios, como consumir e como fazer

O leite de soja é uma bebida que promove diversos benefícios à saúde, como diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer, ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e evitar a osteoporose.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os benefícios dessa bebida se devem ao fato de a soja conter proteínas, minerais e isoflavonas, nutrientes e compostos fenólicos com ação antioxidante,a anti-inflamatória e antitumoral.

Leia também: 7 benefícios da soja e como consumir (com receitas) tuasaude.com/beneficios-da-soja

O leite de soja pode ser adquirido em supermercados ou lojas de produtos naturais. Além disso, o leite de soja também pode ser feito em casa, podendo ser consumido sozinho ou usado em receitas como vitaminas, sorvetes e iogurtes, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do leite de soja

Os benefícios do leite de soja para a saúde são:

1. Diminuir o risco de doenças cardíacas

O leite de soja ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como derrame, infarto e doença cardíaca coronária.

Isso acontece porque a soja contém baixo teor de gordura saturada e possui isoflavonas, compostos fenólicos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, LDL, e de triglicérides no sangue, além de aumentarem os níveis de colesterol "bom", o HDL.

Leia também: Colesterol: o que é, tipos, valores (e como baixar) tuasaude.com/o-que-e-colesterol

2. Evitar a osteoporose

Por conter minerais como cálcio e fósforo, o leite de soja mantém a saúde dos ossos, ajudando a evitar a osteoporose e situações como quedas e fraturas.

Além disso, as isoflavonas presentes no leite de soja também podem ajudar a diminuir a perda de massa óssea causada pela queda de estrogênio na menopausa.

3. Ajudar no emagrecimento

O leite de soja ajuda no emagrecimento por ser um produto com poucas calorias e gorduras.

No entanto, o emagrecimento só é possível quando se faz uma dieta saudável, acompanhada da prática regular de exercícios físicos.

4. Diminuir o risco de câncer

O leite de soja pode ajudar a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como de mama e próstata, devido à presença de genisteína, um tipo de isoflavona que pode diminuir o crescimento de células cancerígenas.

No entanto, ainda não existem evidências científicas para confirmar esse possível benefício do leite de soja na redução do risco do câncer.

5. Aliviar os sintomas da menopausa

O leite de soja pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suor noturno, porque as isoflavonas têm estrutura similar ao estrógeno, um hormônio que é produzido nos ovários e que durante a menopausa deixa de ser formado.

Leia também: Menopausa: o que é, sintomas, causas e o que fazer (com teste online) tuasaude.com/menopausa

6. Manter a massa muscular

Por conter proteína, o leite de soja também pode ajudar a manter a massa muscular, por conter proteínas importantes para a formação de tecido muscular.

No entanto, para ajudar a preservar a massa muscular, o leite de soja deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, e da prática regular de exercícios físicos.

Leia também: 16 melhores alimentos para ganhar massa muscular tuasaude.com/alimentos-para-ganhar-massa-muscular

Como fazer leite de soja caseiro

Para fazer o leite de soja é preciso apenas 1 xícara (de chá) de grãos de soja e 1 litro e 1/2 de água filtrada.

O passo a passo para fazer o leite de soja é:

  1. Lavar bem os grãos de soja em água corrente;
  2. Colocar os grãos numa bacia com água e deixar de molho por 8 horas;
  3. Escorrer e lavar bem os grãos de soja;
  4. Colocar os grãos e a água filtrada num liquidificador e bater até os grãos ficarem bem processados;
  5. Coar a bebida em uma peneira fina pano;
  6. Colocar a bebida em uma panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela;
  7. Aguardar amornar e colocar em uma garrafa ou jarra com tampa.

Armazenar na geladeira e consumir por até 4 dias. 

O resíduo que sobra da soja pode ser usado em receitas, como pães, bolos, biscoitos e hambúrguer, por exemplo.

Tabela nutricional do leite de soja

A tabela a seguir indica a composição nutricional em cada 100 ml de leite de soja:

Componente

Quantidade

Energia

41 calorias

Proteínas

2,73 g

Gorduras totais

1,61 g

Gorduras monoinsaturadas

0,3 g

Gorduras poli-insaturadas

0,6 g

Carboidratos

4,25 g

Fibras

0,18 g

Cálcio

16,5 mg

Fósforo

52,9 mg

Potássio

121mg

Para se obter os benefícios dessa bebida, é importante também manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente

Como consumir

O leite de soja pode ser consumido sozinho ou em preparações como vitamina, bolo, pão, biscoito, molhos, suflês, iogurte e sorvete, por exemplo.

Consulte o nutricionista mais próximo de você, para saber como incluir o leite de soja na alimentação do dia a dia:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Leite de soja faz mal?

De modo geral, o leite de soja não faz mal para a saúde da maioria das pessoas. No entanto, o leite de soja é prejudicial para pessoas com alergia à soja.

Além disso, o leite de soja pode causar danos a pessoas com problemas na tireoide ou deficiência de iodo, pois essa bebida impede a ação de remédios para a tireoide e inibe a tireoperoxidase, que é uma enzima responsável pela formação dos hormônios tireoidianos.

Dúvidas comuns sobre o leite de soja

Algumas dúvidas comuns sobre o leite de soja são:

1. Bebês podem tomar leite de soja?

O leite de soja pode ser consumido por bebês somente sob indicação do pediatra, em casos onde a mãe não pode amamentar, quando a criança tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose, por exemplo.

2. Pessoas com câncer podem beber leite de soja?

Embora se acredite que o leite de soja não deve ser consumido por pessoas com câncer, esta relação não existe. Isto porque o consumo moderado de alimentos naturais como os grãos, leite de soja e tofu, têm baixo teor de fitoestrógenos.

Além disso, apesar de os fitoestrógenos naturais terem ação semelhante, eles não alteram os estrógenos que são produzidos pelo organismo. Por isso, pessoas com câncer podem consumir o leite de soja.

3.  O leite de soja faz mal para homens?

Por conter isoflavonas, pensava-se que a soja e os seus derivados, como o leite de soja, poderiam causar o surgimento de características femininas nos homens, como aumento das mamas e diminuição da testosterona.

No entanto, os estudos mais atuais mostram que a soja não altera os níveis de testosterona ou androgênios no homem, sendo considerado, por isso, um alimento seguro.

Vídeos relacionados

10 TROCAS SAUDÁVEIS PARA VIVER MELHOR

05:59 | 81.883 visualizações