Lábios ressecados: 6 causas comuns (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

Os lábios ressecados podem ser causados por diversos fatores, como falta de vitaminas, uso de medicamentos, desidratação, queimadura solar ou alterações climáticas, por exemplo.

Conforme a causa dos lábios ressecados, outros sintomas que também podem surgir incluem a presença de feridas, dor de cabeça, falta de apetite, cansaço excessivo, descamação e dor.

O tratamento para os lábios ressecados deve ser feito por um dermatologista, ou clínico geral, e varia de acordo com a causa dessa condição, podendo incluir o uso de cremes antibióticos ou antifúngicos, hidratantes labiais, suplementos alimentares e a ingestão de água. Saiba como tratar os lábios ressecados.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas de lábios ressecados

As principais causas de lábios ressecados são:

1. Falta de vitaminas

A falta de vitaminas, como a vitamina A e as vitaminas do complexo B, pode provocar sintomas como lábios ressecados, falta de apetite, dor de cabeça, cansaço excessivo e falta de memória, por exemplo. Confira outros sintomas da falta de vitaminas.

O que fazer: o tratamento geralmente é feito através do aumento da ingestão de alimentos ricos em vitamina A e vitaminas do complexo B, como ovos, atum, aveia, banana, cenoura, abóbora e espinafre.

Além disso, em alguns casos, o médico, ou nutricionista, também pode indicar o uso de suplementos orais, que são comercializados em lojas de produtos naturais e farmácias.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Alterações climáticas

As alterações climáticas, como baixa umidade, frio extremo e ventos, podem deixar os lábios ressecados, além de favorecerem o surgimento de feridas, sensação de queimação ou ardência na boca.

O que fazer: para hidratar os lábios, é aconselhado beber de 1,5 a 3 litros de água ao longo do dia, usar hidratantes labiais, contendo manteiga de cacau ou de karité e evitar passar a língua nos lábios, pois os sais e o pH da saliva pioram o ressecamento. Veja outras dicas para tratar os lábios ressecados.

3. Queilite

Os lábios ressecados é um dos sintomas da queilite, uma inflamação que pode ser causada por infecção por fungos ou bactérias, exposição prolongada ao sol ou contato com substâncias irritativas. Outros sintomas que também podem surgir na queilite são feridas, descamação, inchaço e dor na boca.

O que fazer:  O tratamento da queilite deve ser indicado pelo dermatologista, podendo incluir o uso de cremes antibióticos ou antifúngicos e/ ou o uso de hidratante labial.

Além disso, alguns remédios caseiros que podem ajudar no tratamento da queilite são os alimentos cicatrizantes, como iogurte e cacau, pois facilitam a formação dos tecidos que ajuda a fechar as feridas. Confira a lista completa de alimentos cicatrizantes.

4. Queimadura solar

A queimadura solar é causada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas do sol, que provocam a desidratação, deixando os lábios ressecados com bolhas, vermelhos, doloridos e inchados.

O que fazer: é aconselhado usar protetor solar labial de 15 FPS ou mais, quando estiver ao ar livre. Além disso, alguns remédios caseiros como a aplicação de compressas frias de chá de camomila ou gel de babosa nos lábios também ajuda na recuperação da queimadura solar nos lábios. Veja outros remédios caseiros indicados para queimadura.

5. Desidratação

Os lábios ressecados podem surgir como consequência da desidratação, uma condição que pode ser provocada por baixa ingestão de água, suor excessivo, vômitos ou diarreia, por exemplo.

O que fazer: para tratar a desidratação, é fundamental beber cerca de 2 L de líquidos como água, chás, sucos de fruta, leite, gelatina e sopas. Também é importante consumir vegetais e frutas frescos, como tomate, melão, laranja e melancia, por exemplo.

Além disso, o tratamento da desidratação também pode ser feito através da ingestão de soro caseiro, que é feito misturando-se 1 litro de água com 1 colher de sopa bem cheia de açúcar e 1 colher de café de sal. Veja como fazer o soro caseiro.

6. Uso de medicamentos

O uso de medicamentos como isotretinoína, que é um remédio usado para o tratamento da acne, além de antidepressivos, diuréticos ou anti-hipertensivos podem deixar os lábios ressecados.

Além disso, os lábios ressecados também é um efeito colateral que pode surgir durante tratamentos como quimioterapia e radioterapia. Conheça os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.

O que fazer: usar hidratantes labiais com frequência, beber bastante água e usar protetores labiais, indicados pelo dermatologista, são algumas formas de aliviar o ressecamento dos lábios causados pelos medicamentos.

Quando ir ao médico

É recomendo ir ao médico quando os lábios ressecados não melhoram com a adoção das sugestões anteriores num período de até 3 semanas.

Além disso, é importante consultar um dermatologista, ou clínico geral, quando a pessoa também apresenta dor ou sensação de calor nos lábios, já que isso pode indicar a presença de infecção.