Candida albicans: o que é, sintomas e tratamento

Candida albicans é um fungo presente naturalmente no organismo sem causar infecção ou sintomas. Normalmente a Candida albicans pode ser encontrada em várias partes do corpo, sendo mais frequente na mucosa vaginal de mulheres, cavidade oral, trato gastrointestinal e urinário.

Esse fungo vive em equilíbrio com o seu hospedeiro, ou seja, com as pessoas, no entanto quando acontece alguma alteração nesse equilíbrio, a Candida albicans pode proliferar e originar sintomas de acordo com o local em que é encontrada, podendo haver o aparecimento de placas brancas na boca, garganta e língua, dor e ardor ao urinar e corrimento branco e espesso, por exemplo.

É importante que a infecção por Candida albicans seja identificada para que o tratamento seja iniciado e, assim, seja possível aliviar os sintomas, sendo normalmente recomendado o uso de pomadas ou comprimidos antifúngicos.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de Candida albicans

Os sintomas da infecção por Candida albicans variam de acordo com o local em que esse fungo desenvolveu, sendo os principais:

  • Placas e pontinhos brancos na boca, bochechas, língua e garganta, no caso de candidíase oral;
  • Presença de pequenos pontos brancos nas fezes, no caso de candidíase intestinal;
  • Dor, ardor, coceira, inchaço e/ ou vermelhidão na região genital, no caso de candidíase genital.

Além disso, no caso das mulheres com infecção genital por Candida albicans, é comum notar corrimento branco. Confira outros sintomas de candidíase vaginal.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Teste online de sintomas

Para saber o risco de ter candidíase genital, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Coceira intensa na região genital
  2. 2. Vermelhidão e inchaço na região genital
  3. 3. Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis
  4. 4. Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado
  5. 5. Dor ou queimação ao urinar
  6. 6. Desconforto ou dor durante o contato íntimo

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não serve como diagnóstico e nem substitui a consulta com o médico.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da infecção por Candida albicans é feito, inicialmente, por meio da avaliação dos sintomas, mas é preciso que sejam feitos exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Normalmente é recomendada a realização de exame de urina, quando há suspeita de infecção urinária por Candida sp., além de urocultura, em que é identificada a espécie e é visto qual o melhor medicamento para tratar a infecção.

Leia também: Urocultura: o que é, para que serve e resultados tuasaude.com/exame-de-urocultura

No caso de candidíase oral, por exemplo, pode ser necessária a raspagem das lesões da boca para que sejam analisadas no laboratório e possa se ter a confirmação da infecção. Saiba como identificar a candidíase oral.

Como acontece a infecção

A infecção por Candida albicans acontece quando há desequilíbrio no organismo que leva à maior fragilidade do sistema imunológico. Assim, situações como estresse, uso de antibióticos, anticoncepcionais ou medicamentos imunossupressores, falta de higienização correta da boca ou da região genital, por exemplo.

Além disso, doenças como gripe, AIDS e diabetes mellitus também podem favorecer a proliferação das espécies de Candida e surgimento do sintomas.

Apesar da Candida albicans ser frequentemente encontrada na mucosa vaginal, a transmissão desse fungo para outra pessoa por meio do contato sexual é raro, mas pode acontecer, sendo importante o uso de preservativo no contato íntimo.

Candida albicans na gravidez

A candidíase na gravidez é comum e acontece devido às alterações hormonais características desse período. Durante a gestação os níveis de estrogênio são bastante elevados, o que favorece a proliferação da Candida albicans, por exemplo.

A candidíase na gravidez não é grave e pode ser facilmente tratada com o uso de pomadas ou cremes vaginais que devem ser recomendados pelo obstetra ou ginecologista. No entanto, caso a mulher ainda esteja com candidíase no momento do parto, é possível que aconteça a contaminação do bebê, que desenvolve a forma oral da candidíase. Veja mais sobre a candidíase na gravidez.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a infecção por Candida albicans é feito por meio do uso de medicamentos antifúngicos em forma de comprimido ou de pomada que deve ser aplicada diretamente na região afetada.

O antifúngico recomendado pelo médico varia de acordo com o local de proliferação do fungo, perfil de sensibilidade e sintomas apresentados, podendo ser recomendado o uso de Imidazol, Nistatina, Anfotericina B, Miconazol, Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo.

Vídeos relacionados

CANDIDÍASE FEMININA: Sintomas, Causas e Prevenção!

10:11 | 3.067 visualizações

Como se livrar da CANDIDÍASE MASCULINA rapidamente

06:45 | 644.078 visualizações

Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

06:24 | 2.179.657 visualizações