Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Jato de plasma

Atualizado em Julho 2019

O jato de plasma é um tratamento estético que pode ser usado contra rugas, linhas de expressão, manchas escuras na pele, cicatrizes e estrias. Esse tratamento aumenta a produção de colágeno e fibras elásticas, reduz o queloide e ainda facilita a entrada de ativos na pele.

O tratamento com jato de plasma pode ser feito a cada 15-30 dias após a pele se recuperar da agressão. Cada sessão dura cerca de 20 minutos e os resultados podem ser vistos logo na primeira sessão de tratamento.  Os locais onde pode ser aplicado são:

  • Rosto, em rugas e linhas de expressão;
  • Rosto e corpo em manchas de sol;
  • Em verrugas, à exceção de verrugas genitais e plantares;
  • Partes do corpo com dermatose em geral;
  • Pálpebras dos olhos;
  • Olheiras;
  • Manchas brancas na pele; 
  • Tatuagens pequenas para clareamento;
  • Em todo rosto, com o objetivo de obter um efeito lifting;
  • Colo e pescoço, para rejuvenescer a pele;
  • Estrias brancas ou vermelhas;
  • Marcas de expressão;
  • Flacidez;
  • Cicatrizes. 

Cerca de 24 horas após as sessões deve-se usar protetor solar com no mínimo FPS 30 ou superior para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Além disso, pode ser necessário usar um creme ou pomada específica para auxiliar a cicatrização, que será recomendado pelo profissional que executar a técnica.

O que é o Jato de plasma

Como funciona

O plasma é considerado o quarto estado da matéria, em que os elétrons se separam dos átomos, produzindo um gás ionizado. Ele apresenta-se em forma de radiação luminosa e é formado através de uma corrente de alta tensão, que em contacto com o ar atmosférico, faz com que esses eléctrons se desprendam do átomo. Esta descarga faz com que a pele seja reduzida e com que seja ativado um processo de regeneração, cicatrização, estímulo do sistema imunológico, proliferação e remodelação de colágeno, obtendo assim o resultado dérmico desejado.

Além disso, as membranas celulares da pele contêm canais que servem para transportar água, elementos nutricionais e íons positivos e negativos, e o envelhecimento aumenta a dificuldade de transporte de íons de sódio e potássio. A descarga de plasma é usada para abrir esses canais, permitindo que as células sejam novamente hidratadas e a pele fique mais firme.

O tratamento com jato de plasma causa alguma dor e desconforto e por isso pode-se usar um gel anestésico antes do procedimento. 

Cuidados a ter

No dia do tratamento, recomenda-se não aplicar maquiagem na região que se pretende tratar.

Após o tratamento, a pessoa pode sentir uma sensação de queimação, que deve durar algumas horas. O profissional pode aplicar um produto que acalme e ajude a regenerar a área tratada e recomendar o uso por mais dias, além do uso de protetor solar.

Se o tratamento for realizado com o objetivo de rejuvenescimento, a pessoa deve usar um creme específico para o tratamento em casa.

Contraindicações 

O tratamento de jato de plasma não deve ser realizado em pessoas que usam marcapasso cardíaco, que sofrem de epilepsia, durante a gravidez, em caso de câncer ou que tenham implantes metálicos no corpo, toma de remédios fotossensibilizantes, como é o caso da isotretinoína, por exemplo.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem