Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Jambu: benefícios, como fazer o chá e receitas

  1. Benefícios
  2. Informação nutricional
  3. Chá de jambu
  4. Receitas
  5. Contraindicações

O jambu é uma planta nativa da região amazônica rica em fibras, vitamina C, ferro e potássio, nutrientes que ajudam a prevenir a anemia e a pressão alta, além de combater a prisão de ventre.

O jambu, também conhecido como agrião-da-amazônia, agrião-do-pará ou agrião-bravo, é muito usado como remédio caseiro para ajudar no tratamento da má digestão, afta, herpes labial, dor de dente e de garganta. Isso porque essa planta possui propriedades fungicidas, analgésicas, antissépticas e digestivas.

Além disso, o jambo é uma hortaliça com sabor levemente picante, sendo usada crua ou cozida em pratos típicos como tacacá e pato no tucupi, e no preparo de saladas, arroz, cachaças e cervejas, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios do jambu

Os principais benefícios do jambu para a saúde são:

1. Combater infecções na boca e garganta

Por possuir propriedades anestésica e antisséptica, o jambo é usado como remédio caseiro para o tratamento de aftas, herpes labial, dor de dente e dor de garganta, combatendo as infecções e aliviando as dores.

2. Controlar a pressão arterial

Por ser uma planta rica em potássio, um mineral que promove a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue, o jambo ajuda no controle da pressão arterial. Veja uma lista de alimentos ricos em potássio.

3. Melhorar a digestão

O jambo possui ação digestiva e, por isso, quando é usado na forma de chás, essa planta melhora a digestão dos alimentos, aliviando sintomas como excesso de gases, arrotos e enjoos. Conheça outros remédios caseiros para má digestão.

4. Combater a prisão de ventre

O jambo é uma hortaliça rica em fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e hidratam o bolo fecal, facilitando a evacuação e combatendo a prisão de ventre.

5. Evitar a anemia

O jambo tem boas quantidades de vitamina C e ferro, que são nutrientes importantes para a produção de hemoglobina, um dos componentes do sangue que é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo e que normalmente está reduzido na anemia.

6. Favorecer a perda de peso

Por possuir ação diurética, o jambo pode ser usado no preparo de chás que ajudam a diminuir a retenção de líquidos, favorecendo a perda de peso.

Além disso, as fibras presentes nas folhas de jambo aumentam o tempo de digestão  dos alimentos, controlando a fome ao longo do dia e ajudando no emagrecimento.

7. Prevenir o envelhecimento precoce

O jambu ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em flavonoides e saponinas, que são compostos bioativos com ação antioxidante que combatem os radicais livres, um dos responsáveis pelos danos causados à pele.

Além disso, a vitamina C presente no jambo também promove a produção de colágeno, uma proteína responsável por manter a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo o surgimento de rugas e flacidez.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de jambi cru:

Componente

Quantidade por cada 100g de jambu cru

Energia

33 calorias

Proteínas

3 g

Gorduras

0,2 g

Carboidratos

6,6 g

Fibras

4 g

Vitamina C

20 g

Cálcio

162 mg

Potássio

710 mg

Ferro

6,4 mg

Para se obter os benefícios com o consumo do jambo, é fundamental manter uma alimentação variada e equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.

Como preparar o chá de jambu

O chá de jambu pode ser feito com as folhas ou flores dessa planta, sendo uma boa opção para ajudar no tratamento de dor de dente, aftas, dor de garganta, herpes e má digestão.

Ingredientes:

  • 10 g de folhas de jambu frescas picadas;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar as folhas de jambo, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber 1 xícara desse chá por dia.

As flores de jambu também podem ser usadas cruas para o tratamento da dor de dentes. Para isso, basta mastigar, sem engolir, 2 flores de jambu sobre a região dolorida por 2 minutos e, depois, cuspir.

Receitas saudáveis com jambu

Imagem ilustrativa número 2

As folhas e flores de jambu são usadas cruas ou cozidas em receitas como saladas, arroz, molhos e pratos típicos como tacacá e pato no tucupi, além de ser usado no preparo de cachaça e cerveja.

1. Tacacá

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 3 folhas de chicória lavadas;
  • ½ xícara de polvilho azedo ou goma de mandioca;
  • 3 pimentas-de-cheiro picadas;
  • 4 xícaras de chá de água;
  • 500 g de camarão salgado seco;
  • 2 litros de tucupi (caldo da raiz da mandioca brava);
  • 3 maços de jambu lavadas;

Modo de preparo:

Numa panela, colocar o alho, o sal, a chicória, as pimentas-de-cheiro e o tucupi. Levar ao fogo médio e, quando começar a ferver, abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por 30 minutos. Em outra panela, ferver 1 litro de água e colocar as folhas de jambu, deixando cozinhar até ficarem macias. Retirar a panela do fogo e escorrer as folhas de jambo.

Lavar bem os camarões e colocar em uma panela com as 4 xícaras de água, deixando ferver por 5 minutos. Escorrer o camarão, reservando a água, e retirar a casca e a cabeça. Em uma panela, misturar bem o polvilho com a água do cozimento do camarão e levar ao fogo baixo, mexendo bem até ficar em consistência de mingau. Em uma cuia, servir 1 concha de tucupi, com um pouco das folhas de jambo, de mingau e os camarões.

2. Arroz com jambu

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz;
  • 1 xícara de chá de folhas de jambu lavadas e picadas;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 450 ml de água fervente;
  • 2 dentes de alho picados;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar 1 colher de sopa de azeite e 1 alho picado, refogando por 2 minutos. Adicionar o arroz e mexer mais um pouco. Colocar a água fervente, o sal, a pimenta. Em outra panela, refogar o restante do alho em 1 colher de sopa de azeite e adicionar as folhas de jambu, mexendo por 2 minutos.

Colocar as folhas de jambu no arroz, misturando bem. Finalizar o cozimento do arroz e, ao amornar, servir com peixe ou frango.

Quem não pode consumir

Por promover contrações no útero, o consumo de jambu não é recomendado para mulheres grávidas. Pessoas que tomam medicamentos diuréticos não devem consumir o jambu

Além disso, pessoas que usam qualquer tipo de medicamento devem sempre consultar um médico antes de consumir o jambo. Isso porque o jambo pode alterar os efeitos de alguns medicamentos.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • MEMORIAL SLOAN KETTERING CANCER CENTER. Spilanthes acmella Purported Benefits, Side Effects & More. Disponível em: <https://www.mskcc.org/cancer-care/integrative-medicine/herbs/spilanthes-acmella-jambu>. Acesso em 03 jan 2023
  • HORTO DIDÁTICO DE PLANTAS MEDICINAIS- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Jambu ou agrião-bravo . Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/jambu-ou-agriao-bravo/>. Acesso em 03 jan 2023
Mostrar bibliografia completa
  • SANTOS, P. Crisna et al. A importância da utilização da espécie Acmella oleracea L. . Journal of Biotechnology and Biodiversity. Vol.7. 4.ed; 481-485, 2019
  • LIMA, F, G, Tatiana Maria. Caracterização de extrato de jambu (Acmella ciliata) e análise do potencial de aplicação como ingrediente funcional. tese de conclusão de mestrado, 2021. Universidade Federal do Ceará.
  • FERREIRA, C, Karina et al. Acmella oleracea, planta medicinal usada como alívio da dor: análise colorimétrica dos metabólitos secundários. Brazilian Journal of Development. Vol.7. 10.ed; 101171-101183, 2021
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como Aliviar a dor de dente

    06:45 | 291565 visualizações
  • Herpes - Alimentação para curar a ferida e prevenir a infecção

    03:27 | 685870 visualizações